Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
09 Set, 2020 - 16:12

Nissan Ariya: o novo crossover coupé 100% elétrico

André Freitas

O Nissan Ariya vai ser a nova aposta na Europa da fabricante nipónica para 2021. Descubra 10 curiosidades sobre o novo crossover coupé 100% elétrico.

Nissan Arya

Depois do lançamento do Nissan Leaf em 2010, que em muito contribuiu para impulsionar a mobilidade elétrica, a Nissan prepara-se agora para lançar o seu primeiro crossover coupé 100% elétrico: o Nissan Ariya.

O seu lançamento está previsto apenas para 2021, mas a sua apresentação no passado mês de julho já permitiu perceber que este novo veículo assinala uma nova fase na história da marca nipónica.

O objetivo passa por entrar em força num dos segmentos mais apetecíveis para o consumidor mundial – o segmento SUV – e repetir ou, se possível, ultrapassar o sucesso alcançado com o Leaf.

Este novo crossover elétrico insere-se no conceito da Mobilidade Inteligente Nissan ao materializar aqueles que são os três pilares deste conceito: “Energia Inteligente”, “Condução Inteligente” e “Integração Inteligente”.

Com um design futurista, equipamentos de qualidade e carregado de tecnologia, o Nissan Ariya promete.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar as 10 coisas sobre o novo Nissan Ariya que deve saber e que demonstram porque é que deve ficar atento a este carro.

Percorra a fotogaleria para ver as imagens.

10 coisas que deve saber sobre o novo Nissan Ariya

A mobilidade elétrica é a grande aposta para o futuro. Não é, por isso, de estranhar que todos os fabricantes se empenhem em desenvolver veículos elétricos.

A Nissan fez história no passado ao lançar o 100% elétrico Leaf. Um citadino que é um verdadeiro sucesso de vendas, nomeadamente em Portugal.

Em 2021 a Nissan quer voltar a fazer história ao entrar no segmento SUV com o 100% elétrico Nissan Ariya. Criado a partir de um concept car apresentado em 2017, este carro sofreu algumas alterações, mas mantém o seu design irreverente e elevada qualidade.

Vamos agora explorar as 10 coisas sobre o novo Nissan Ariya que deve saber.

1. Design

O Ariya é um veículo futurista de linhas bastante marcadas e com um aspeto agressivo.

Os faróis LED bastante rasgados, conjugados com a enorme grelha V-Motion característica da marca mas agora fechada (algo que é comum nos veículos elétricos), parecem acrescentar largura ao automóvel.

De perfil, este crossover tem aspeto de coupé e conta com uma linha que atravessa a carroçaria e os painéis das portas. As jantes podem ter 19 ou 20 polegadas.

Na traseira o tejadilho “desce” até à porta da bagageira onde é possível encontrar uma faixa luminosa horizontal.

Destaque ainda para o novo desenho do logótipo da marca é agora iluminado por 20 leds.

2. Interior

A Nissan anuncia o Ariya como o veículo mais espaçoso do segmento.

A distribuição das baterias elétricas ao longo do piso do veículo permitiu equilibrar a distribuição de peso, criar um centro de gravidade mais baixo (e mais seguro), tornar o piso plano e confortável, e, ainda, aumentar o espaço disponível.

Este modelo tem uma particularidade: é possível deslizar a consola central para trás para ganhar mais espaço.

Marcado por linhas simples, o habitáculo contém bancos que a marca apelidou de “Gravidade Zero”. As luzes interiores criam um ambiente acolhedor e o isolamento do habitáculo permite anular os ruídos vindos do exterior.

3. Especificações

Existem cinco versões do Nissan Ariya. Duas delas com tração a duas rodas e três com tração a quatro rodas. A nível de bateria, existem as opções de 63 kWh ou 87 kWh.

As diferentes versões são:

  • Ariya 63 kWh (Force of Wonder): ideal para deslocações em cidade;
  • Ariya 87 kWh (Force of Touring): com maior autonomia, ideal para viagens longas;
  • Ariya E-4ORCE 63 kWh (Force of Adventure): potência a quatro rodas;
  • Ariya E-4ORCE 87 kWh (Force of Power): aquele que a marca considerada como a versão tudo incluído ao conjugar potência, autonomia e desempenho;
  • Ariya E-4ORCE 87 kWh Performance (The Ultimate Force): desempenho e tecnologia para a melhor experiência de condução possível.

As versões E-4ORCE têm tração integral (4×4), as restantes versões têm tração dianteira.

De uma forma sucinta, apresentamos no próximo quadro as principais especificações do Nissan Ariya.

Ariya 2WDAriya 2WDARIYA 4WD E-4ORCEARIYA 4WD E-4ORCEARIYA 4WD E-4ORCE
Bateria63 kWh87 kWh63 kWh87 kWh87 kWh Performance
Potência160 kW178 kW205 kW225 kW290 kW
Binário300 Nm300 Nm560 Nm600 Nm600 Nm
Aceleração 0-100 km/h7,5 seg.7,6 seg.5,9 seg.5,7 seg.5,1 seg.
Velocidade máxima160 km/h160 km/h200 km/h200 km/h200 km/h
Autonomia (WLTP)Até 360 kmAté 500 kmAté 340 kmAté 460 kmAté 400 km
Tipo carregamentoCSS (na Europa)

4. Autonomia

Como é possível ver na tabela anterior, a autonomia varia de acordo com a versão escolhida.

A versão com maior autonomia é a versão Ariya 87 kWh (Force of Touring). De facto, esta versão é a ideal para longas viagens, pois oferece uma autonomia de até 500 km.

Na versão com bateria de 63 kWh a autonomia ronda os 350 km, algo que é mais do que suficiente para quem utiliza o veículo em circuito urbano.

5. Carregamento

As versões 63 kWh incluem um carregador de 7,4 kW para utilização doméstica e as versões 87 kWh incluem um carregador trifásico de 22 kW para carregamento em wallboxes compatíveis com esta potência.

O Ariya pode ainda ser carregado a um máximo de 130 kW, o que é bastante útil principalmente quando é necessário carregar o veículo rapidamente.

No modo de carregamento rápido, o Nissan Ariya de 87 kWh consegue atingir até 375 km de autonomia em apenas meia hora.

6. Desempenho do motor elétrico

Todas as versões do Nissan Ariya possuem três modos de condução: “Standard”, “Sport” e “Eco”. Os modelos E-4ORCE possuem ainda um modo adicional designado por “Neve”.

As versões de tração 4×4 (E-4ORCE) têm motores duplos o que significa que 100% da potência é distribuída pelas quatro rodas. Isto traduz-se num maior controlo da tração e do veículo em curvas, independentemente das condições climatéricas. 

Destaque ainda para o sistema e-Pedal que permite que o condutor arranque, acelere e desacelere até imobilizar o veículo utilizando apenas o pedal do acelerador, ou seja, sem precisar carregar no travão (e desgastar os discos do travão).

7. Mobilidade inteligente

O Nissan Ariya conta com diversas tecnologias de assistência à condução, das quais se destacam:

  • o sistema Pro-pilot 2.0 com Navi-link: auxilia a que o automóvel se mantenha dentro da faixa de rodagem controlando a aceleração, travagem e direção do carro, utilizando o GPS, sensores 360 graus e mapas 3D;
  • o sistema Pro-Pilot Park: estacionamento automático sem preocupações;
  • o heads-up display: toda a informação relevante como a velocidade e indicações de navegação disponíveis no campo de visão do condutor.

Conduzir o Ariya é fácil, nomeadamente em ambientes exigentes ou no para-arranca típico da cidade.

8. Conectividade

A interacção entre os passageiros e o veículo pode ser feita através dos ecrãs táteis duplos de 12,3 polegadas (que também são o painel de instrumentos digital e de controlo multimédia totalmente personalizáveis), mas não só.

O sistema de infoentretenimento pode também ser controlado através da voz. Para começar a interação basta dizer “Olá, Nissan”. Com a voz é possível controlar várias funcionalidades como a climatização, a navegação, nomeadamente a pesquisa de pontos de interesse, ou até escolher a playlist da viagem.

Este sistema está ainda equipado com a assistente virtual Alexa da Amazon, permitindo assim conectar-se ao automóvel a partir de casa. Na comodidade do lar é possível verificar se o carro está fechado e ver o estado das baterias.

As atualizações podem ser feitas “over-the-air”, ou seja, à distância. Não é preciso ir ao concessionário para atualizar o veículo.

O Planeador Inteligente de Percursos do Nissan Ariya auxilia na condução através da monitorização do trajeto definido, sugerindo percursos alternativos quando necessário.

A aplicação Nissan permite ter o controlo sobre o automóvel na palma da mão (smartphone). A climatização do automóvel pode ser definida através da aplicação, mesmo antes de entrar no veículo. Assim, quando iniciar viagem terá já o carro na temperatura pretendida.

Por último, de destacar a chave inteligente que consegue guardar, na sua memória, o perfil do condutor, nomeadamente a posição do volante, do banco e da consola central ajustável.

9. Lançamento

O novíssimo Nissan Ariya chegará ao mercado no próximo ano de 2021.

Começará por ser vendido no Japão, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Noruega, chegando a outros países, como Portugal, ainda durante o ano de 2021.

Para já, ainda não se encontra, sequer, na fase de pré-encomendas.

10. Preço

O preço do Nissan Ariya no mercado português ainda não é conhecido. Contudo, no mercado americano o seu preço deverá rondar os 40.000€.

Para conhecer o valor no mercado português vai ser necessário aguardar mais algum tempo.

Veja também