David Afonso
David Afonso
27 Jul, 2023 - 17:10

Há um novo sinal de trânsito: chama-se H42 e deve estar atento

David Afonso

Se tem o pé pesado quando conduz, saiba que há mais um sinal de trânsito para pôr na ordem alguns aceleras. Conheça o H42.

Novos radares

Se é condutor, e saiu aprovado no seu exame de código, certamente que conhece de cor e salteado praticamente todos os sinais de trânsito nas ruas e estradas. Bem, mas agora existe mais um. O novo sinal de trânsito H42. Mas afinal, o que ele significa?

Neste artigo, vamos explicar tudo o que precisa saber sobre o sinal de trânsito H42, desde o seu significado até como interpretá-lo corretamente.

O sinal de trânsito H42 é uma placa de sinalização que tem como objetivo a fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada.

Portanto, convém que tenha atenção sempre que, a partir de agora, der de caras com este sinal. É que o não cumprimento pode sair-lhe caro.

Entendendo o Sinal de Trânsito H42

O sinal de trânsito H42 é formado por uma placa vertical com fundo azul. No centro da placa, há dois radares e, por baixo, diz velocidade média.

Para efeitos práticos, atente ao exemplo que se segue: imagine que se depara com um troço de estrada cujo limite de velocidade é de 90 km/h. No início e no fim do mesmo, existem dois destes novos sinais de trânsito.

Ao passar por cada um deles, a sua matrícula é registada, assim como a hora a que passou por ambos. E agora?

Basicamente é calculado o tempo que demorou a efetuar o trajeto, assim como a velocidade média a que o fez. Caso não tenha completado a distância num espaço de tempo mais curto do que é estipulado para aquele troço, significa que não cumpriu os limites definidos e circulou em excesso de velocidade. Ora, excesso de velocidade sabe o que significa… multa!

É verdade. As multas para este novo sinal de trânsito também já estão definidas e não são simpáticas. Em caso de incumprimento, os valores variam entre os 60 e os 2500 €.

Por outras palavras, nada como entender o verdadeiro significado deste sinal, para evitar uma ida à sua carteira.

Locais onde vai encontrar o H42

Segundo a ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em Portugal, encontram-se no ativo 10 radares de velocidade média.

No entanto, é bom referir que a sua localização nem sempre vai ser fixa. A ideia é que alternem entre 20 localizações possíveis, de forma a estudar diferentes trajetos. Para já, encontram-se nas seguintes zonas:

  • Aveiro: A41;
  • Beja: En206 e IC1;
  • Castelo Branco: IC8;
  • Coimbra: A1 e EN109;
  • Évora: A6 e IP2;
  • Faro: EN398;
  • Lisboa: A9, EN10, EN6-7, IC19 e Ponte Vasco da Gama;
  • Porto: A3.
  • Santarém: A1;
  • Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1.

Importância do sinal de trânsito H42

Este novo sinal de trânsito será importante para garantir uma maior segurança na estrada, principalmente em troços de estradas nacionais ou com grande movimentação diária.

Por outro lado, controlará também distâncias percorridas e qual a sua relação com os excessos de velocidade. Nesses casos, vão ser um complemento à segurança rodoviária da própria via. Uma forma de maior controlo e ajuda, se necessário.

Com efeito, se ainda não estava a par deste novo sinal de trânsito, ficou agora com uma visão geral sobre o mesmo.

Dito isto, se circula ou tem por hábito passar pelos pontos mencionados, agora já sabe que deve “refrear” o acelerador e ter atenção (não é que já não o devesse fazer).

No final, a sua carteira vai agradecer, os outros condutores também e…vai contribuir igualmente para o sucesso desta nova medida!

Veja também