Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Brito
André Brito
08 Ago, 2018 - 00:00

O que fazer em Barcelona: guia essencial

André Brito

Arquitetura, história, arte urbana, sol e praia: descubra o que fazer em Barcelona e vá conhecer uma das cidades mais versáteis e multiculturais do mundo.

O que fazer em Barcelona: guia essencial

Barcelona é a segunda maior cidade de Espanha e um dos destinos turísticos mais populares do mundo. Para viajantes em família, para as multidões que desembarcam no Porto de cruzeiros ou para jovens turistas que enchem a cidade durante os meses de verão, Barcelona tem um pouco de tudo para todos. Uma cidade com forte identidade cultural, rica em história (o gótico Barri remonta aos tempos romanos), arquitectura (Gaudí está por toda parte), comida inesquecível, calor abrasador, praias encantadoras e uma vida nocturna frenética. Ainda não está convencido? Espreite aqui as nossas propostas e saiba o que fazer em Barcelona.

O que fazer em Barcelona: guia para viajantes

Quantos dias em Barcelona

Uma questão complexa, tendo em conta a complexidade da cidade. O ideal seria passar um mês inteiro, mas como eventualmente não terá disponibilidade para o fazer, é possível viver a cidade e ficar completamente arrebatado pelo multiculturalismo da vibrante Barcelona num daqueles fins-de-semana prolongados de 4 dias. Se tiver mais uns dias para gozar, não hesite em usá-los e prolongar a estadia na cidade que nunca cansa.

Quando ir a Barcelona

Qualquer altura do ano é uma boa altura para descobrir esta incrível cidade. No verão poderá desfrutar de tudo aquilo que a cidade tem para oferecer, mas como expectável em época alta, é aquele período de meses em que a cidade é invadida por uma quantidade absurda de turistas. No entanto, vale a pena arriscar. Há sempre uma forma de contornar essa adversidade, sobretudo numa cidade como Barcelona com tantas opções. Pode também optar por ir na altura da Primavera, quando os dias começam a ficar maiores e o sol a perder a vergonha.

Os principais bairros de Barcelona

O bairro mais visitado e mais antigo de Barcelona é o famigerado Bairro Gótico e nele poderá encontrar algumas das principais atracções da cidade, incluindo a Catedral de Barcelona e um punhado de ruínas romanas. Sim, a probabilidade de ser “engolido” por multidões de turistas é alta, mas esse é um lugar comum por toda a cidade, portanto, respire fundo e deixe-se perder pelas sinuosas ruas e vielas medievais deste bairro.

Ao lado, Las Ramblas, uma rua totalmente pedonal, repleta de lojas, barraquinhas com produtos típicos, cafés e restaurantes. Esta é a rua e o ponto turístico mais visitado de Barcelona, ​​com muito movimento durante 24h/dia. É também um dos pontos de maior interesse dos carteiristas de toda a Europa, por isso, seja prudente e guarde a carteira bem no fundo da mochila. Caminhe um bocado em direcção do Mercado La Boqueria, um mercado infindável com alguns dos melhores produtos gastronómicos da região, frequentado por turistas, mas principalmente por residentes locais.

las ramblas

El Born é o bairro mais moderno e hipster de Barcelona. Além dos bares de tapas, restaurantes, cafés, ateliers, galerias de novos criadores e lojas vintage, este bairro acolhe a impressionante Igreja de Santa Maria del Mar e o Mercado de Santa Caterina, construído num antigo convento em meados do século XIX. É também no El Born que vai encontrar os melhores bares e a melhor vida nocturna da cidade.

O l’Eixample é o maior bairro de Barcelona, com algumas das construções e peças arquitectónicas mais famosos da cidade, incluindo La Sagrada Familia. É também o mais popular entre os habitantes locais, porque, apesar da sua grande dimensão, é um bairro com menor afluência turística do que o centro da cidade. Um bairro gigantesco com  pequenos bairros com personalidade própria dentro de um só bairro.

la sagrada familia

Gràcia é um bairro localizado no topo de uma encosta,  proporcionando-lhe óptimas vistas para a cidade. Aqui encontrará muitas lojas de moda, bares, esplanadas e restaurantes repletos de gente famosa. Na encosta deste bairro encontrará ainda o fantástico Parque Güell, uma das principais obras e heranças deixadas pelo arquitecto catalão Antoni Gaudí.

O que fazer em Barcelona: museus

parc guet

Barcelona tem uma vastíssima oferta cultural, com museus espalhados por toda a parte. O mais popular é o Museu Picasso. Este museu  uma das mais extensas coleções de obras de Picasso e concentra-se fortemente nos primeiros anos do pintor.

O segundo museu mais popular é a Fundació Joan Miró, que é a principal coleção de obras de arte de Joan Miró e muitos outros artistas contemporâneos. Joan Miró criou também o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona para apresentar arte contemporânea, alternativa e inovadora. Se gosta de algo diferente, recomendamos-lhe que visite o CaixaForum, um museu de arte contemporânea edificado numa antiga fábrica.

Uma alternativa aos museus interiores é caminhar e deixar-se deslumbrar pela arquitectura de Barcelona, popularizada pelo modernismo do arquitecto catalão Antoni Gaudí. Alguns dos mais importantes trabalhos de Gaudí estão espalhados por toda a cidade, pelo que não será difícil tropeçar em algumas das suas obras ao dobrar de cada esquina. Desde logo a imponente La Sagrada Família, um dos mais singulares e visitados Templos Expiatórios de todo o mundo, em construção desde 1882 e sem data de conclusão definida. La Pedrera (também conhecida como Casa Mila) e Casa Batlló são dois dos seus edifícios mais populares. O Park Güell é um parque com vista para a cidade e não deve ser perdido. Pode também admirar os interiores deslumbrantes do Palácio da Música Catalã e da Casa Lleó Morera.

O que fazer em Barcelona: idas à praia

praia barceloneta

Nova Icaria

Esta praia é considerada a mais tranquila de Barcelona e, portanto, a escolha perfeita para famílias ou para quem deseja relaxar. Embora tranquila, esta praia oferece-lhe ainda a possibilidade de experimentar alguns dos melhores restaurantes e bares de toda a região, tornando-a no destino de praia predilecto dos foodies. Nova Icaria possui ainda  um complexo desportivo ligado ao Parque Olímpico.

La Barceloneta 

Localizada ao largo da costa do popular bairro que partilha o seu nome, a Praia La Barceloneta é o pedaço de areia e mar mais movimentado e turístico de Barcelona. Um lugar popular para se deliciar com restaurantes com uma oferta generosa de peixe e marisco. Esta praia é perfeita para quem pretende esticar-se ao sol e ir a banhos sem fugir da agitação da cidade.

Sant Sebastía

Esta praia é a mais próxima do extremo leste de Barcelona e estende-se por mais de 1 km, tornando-se uma das maiores praias de Barcelona. Local frequente não só de turistas mas de locais, a praia de Sant Sebastia, muito parecida com La Barceloneta, goza de uma atmosfera movimentada e animada, porém, consideravelmente mais calma que La Barceloneta. Uma boa opção para quem não quer estar longe da cidade mas procura um pouco de tranquilidade.

O que comer em Barcelona

Não lhe propomos um almoço ou um jantar convencional. Em Barcelona é pouco comum encontrar um restaurante aberto para jantar antes das 20:30/21h. Felizmente, para aqueles com estômagos rezingões como os nossos, os bares de tapas estão abertos a todas as horas do dia – o que significa que pode beber e comer 24h/dia. Além disso, as tapas em Barcelona não se baseiam em patatas bravas e nos pimentos padron; muitos chefs catalães fazem tapas excitantes, criativas e ao estilo de fusão, o que significa que não ficará entediado, mesmo que faça uma “dieta” à base de tapas.

Não é, portanto, de surpreender que encontre mais bares de tapas em Barcelona do que bicicletas em Amsterdão. Tenha atenção àqueles espaços para enganar turistas com péssima comida a preços pornográficos. O melhor é mesmo perguntar aos locais qual o melhor sítio para experimentar as melhores tapas da cidade.

Agora, já sabe o que fazer em Barcelona, assim que tiver oportunidade de visitar esta magnífica cidade catalã.

Veja também: