Nascidos em pela mão da empresa norte-americana Bausch & Lomb, os óculos de sol Ray-Ban não ambicionavam ser para toda a gente.
Mas o tempo provou a sua atemporalidade e genialidade e fez deles um ícone quando falamos de acessórios de moda. Mas, comecemos pelo princípio. Sabe porque se chamam Ray-Ban?
A história dos óculos de sol Ray-Ban
Provavelmente, sempre associou os óculos de sol Ray-Ban (pelo menos os Aviator) aos pilotos de avião, certo? O que talvez não saiba é que os Ray-Ban nasceram, precisamente, porque John A. Macready, um Coronel da Força Aérea norte americana, foi em busca de uma solução para o embaciamento dos óculos dos pilotos a grandes altitudes. Curioso, não?
Com efeito, o Coronel juntou-se à Bausch & Lomb, que na época fabricava equipamentos médicos em Nova York, para desenvolver uns óculos de sol para os pilotos da Força Aérea, de forma a que tivessem plena visão durante todo o voo.
Assim, o protótipo nasceu em 1936 e tinha lentes verdes que permitiam diminuir o brilho e a intensidade da luz sem toldar a visão. Mas, foi só em 1938 que o modelo ganhou lentes resistentes ao impacto. Até então, as armações eram de plástico e, atrevemo-nos a dizer, um tanto rudimentares.
Contudo, os Ray-Ban Aviator nasceram, verdadeiramente, em 1939, quando ganharam a armação de metal e foram patenteados, tendo-se tornado populares entre os pilotos sobretudo durante a II Guerra Mundial.
80 anos depois, são um dos modelos mais vendidos da marca que, em 1999, foi adquirida pelo grupo Luxottica, provando o seu estatuto de ícone da indústria da moda. Afinal, poucas são as pessoas (sobretudo que cresceram nos anos 80 e 90) que não tiveram, ou sonharam ter, uns Aviator.
Modelos famosos
E embora o modelo aviador seja o ex libris da marca, a Ray-Ban, que deve o seu nome à intenção de bloquear o sol, tem muitos outros que se massificaram e assumiram como objecto de desejo. Falamos, claro, dos Wayfarer ou dos Clubmaster que nas últimas décadas já conquistaram os olhos de famosos e anónimos nos quatro cantos do globo.
Recentemente, as it girls, popularizaram também os modelos Round Metal e Hexagonal, numa clara declaração de amor pela marca americana. Mas, como não há nada como o primeiro amor, são também muitas as que se mantêm fiéis ao modelo aviador.
Agora que já lhe provámos algum saudosismo, vá ao baú buscar os seus Ray-Ban e tenha um verão à prova de sol. Abaixo, reunimos vários looks inspiradores com eles e ainda lhe mostramos onde comprar.
Looks com os óculos de sol Ray-Ban para se inspirar
Para trabalhar
Transversais a géneros, os óculos de sol Ray-Ban são um excelente aliado não só contra o sol, mas também para criar looks cheios de estilo. Assim, da próxima vez que for trabalhar, não se esqueça dos seus.
Para ir a um concerto
Versáteis, os óculos de sol Ray-Ban assumem-se, igualmente, como excelentes companheiros nos festivais de verão e concertos, agora que estão de volta.
Seja para proteger os olhos do sol, seja para esconder as olheiras em grande estilo, vale mesmo a pena levar os seus.
Para almoçar com as amigas
As amigas ligaram-lhe para ir almoçar com elas e está demasiado básica? É só colocar os seus Ray-Ban e uns brincos bonitas e está pronta para arrasar.
Para usar no dia a dia
Todas temos aqueles óculos de sol preferidos para o dia a dia. E a verdade é que depois de experimentar uns Ray-Ban dificilmente voltamos a outros. Afinal, dão com tudo e ainda nos deixam com um ar super cool. Há lá coisa melhor?
Onde comprar?
Em Portugal é possível encontrar a Ray-Ban em praticamente todas as óticas mas, se quiser comprar online também pode aqui .
Já está com os seus postos para ver o verão com ainda melhores olhos?