Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
26 Jul, 2018 - 09:28

“Onde se vê daqui a 5 anos?”: saiba responder à pergunta

Catarina Mesquita

Numa entrevista de emprego, quando alguém colocar a pergunta “Onde se vê daqui a 5 anos?”,  já vai saber responder para ganhar pontos.

entrevista de emprego perfeita

Se vai ter uma entrevista de trabalho em breve, saiba que lhe uma das questões que lhe será colocada pode ser “Onde se vê daqui a 5 anos?” e não pode gaguejar quando isto acontecer. De facto, se confrontado com esta pergunta, saberia o que responder?

Na verdade, a resposta pode não ser fácil de encontrar, mas saiba que esta terá um peso no sucesso ou fracasso da sua entrevista. Por isso, não seja apanhado desprevenido e prepare-se para esta eventual questão.

“Onde se vê daqui a 5 anos?”: como responder?

Na verdade, esta pergunta tem um propósito muito concreto, que será conhecer os seus objetivos profissionais a médio-longo prazo. Ou seja, se pretende fazer carreira na empresa em questão, quais as suas ambições e qual o seu perfil de candidato.

Claro que a resposta por si só não é vinculativa, mas é importante para que o seu potencial patrão saiba se está realmente interessado neste lugar e se a vaga em causa se enquadra nos seus objetivos.

recrutamento

O que mais pretendem saber?

Para além de indagarem se a vaga se encaixa nos seus objetivos profissionais, os recrutadores poderão ter mais em mente. Segundo o Careerealism, deve, antes de mais, ter em mente que os entrevistadores obviamente têm noção de que não consegue de facto prever o que vai acontecer. Contudo, pretendem entender de que forma esta oportunidade de emprego encaixa nas suas ambições a médio-longo prazo ou se tem outros planos já em mente.

1. Saber se pensou não nesta questão

Isto significa que para os recrutadores é importante saber se possui ou não um plano para o seu futuro profissional, a médio-longo prazo. Assim, mostre-se preparado, com um rumo pensado, mas também flexível, ou seja, passe a imagem de que está preparado para reajustar os seus planos perante eventuais alterações que se operem no seu percurso.

2. Indagar se quer estabelecer um compromisso com a empresa nesse prazo

Quando uma empresa pretende recrutar alguém, está à procura de um ativo em que pode seguramente investir, não só em termos financeiros, mas também no que diz respeito à formação. Tendo isto em consideração, nenhuma empresa irá perder o seu tempo a contratar alguém que revela que pretende sair de lá em pouco tempo.

O que deve responder?

Acima de tudo, seja sempre verdadeiro e honesto e não se engasgue. A pergunta “Onde se vê daqui a 5 anos?” é perfeitamente habitual. Revele o rumo pensa querer dar à sua carreira.

Ainda que não saiba ao certo o que pretende, mostre que tem verdadeiro interesse na posição a que se está a candidatar e nas oportunidades que possam advir da mesma, em termos de experiência, de aprendizagem e de aquisição de novas e importantes competências. Deixe claro que está muito interessado em ocupar a vaga e que, se for aceite, dará sempre o seu melhor.

Outra dica importante é que, caso tenha mais de 50 anos não deverá mencionar planos para a reforma. Na verdade, ninguém o irá contratar se constatarem que está ansioso por se reformar! Diga antes que pretende ainda continuar a trabalhar, progredir e desenvolver outras competências.

Outras questões que podem surgir

A questão “Onde se vê daqui a 5 anos?” é apenas uma das perguntas que poderão ser colocadas, pois outras irão potencialmente surgir quando estiver a ser entrevistado, como “Pode falar um pouco sobre si?” ou “Quais os seus defeitos e qualidades?”. Prepare-se antes e faça boa figura no seu próximo encontro com um recrutador.

Veja também