Catarina Reis
Catarina Reis
06 Out, 2022 - 11:45

Ideias para organizar a casa no regresso às aulas: simplifique a sua vida

Catarina Reis

O regresso às aulas implica uma alteração da rotina familiar. Diminua possíveis atritos e dificuldades pondo em prática as nossas dicas para organizar a casa.

aluno a estudar em casa

O início de um novo ano escolar é uma altura muito marcante na vida de qualquer estudante. Nestas primeiras semanas foi tempo de ajustar rotinas, criar novos hábitos e aprender a lidar com novos temas, novos professores, colegas e, nalguns casos, até uma nova escola. Por isso, organizar a casa no regresso às aulas é algo fundamental para que todas estas mudanças se tornem ainda mais simples

Independente de como encararmos esta fase, de ânimo leve ou de forma mais apreensiva, existem algumas coisas que podemos fazer para que sejamos bem sucedidos nesta etapa de transição tão especial, minimizando algumas dores de cabeça e superando alguns obstáculos que podem fazer a diferença.

Para tal, tenha em consideração que a organização da casa no regresso às aulas assume duas formas – psicológica e prática. 

Psicológica porque organizar a casa para o regresso às aulas prova que temos a cabeça resolvida, e isso influencia claramente o nosso estado de espírito e a nossa forma de trabalhar/ estudar. Prática porque nos vai permitir poupar tempo e deixar a cabeça livre para outras coisas mais importantes nesta altura.

Organizar a casa para o regresso às aulas influencia o aproveitamento

Não ter a casa pensada para facilitar o regresso às aulas pode dificultar em muito o nosso aproveitamento escolar, e a nossa vontade de nos aplicarmos de forma afincada sobre as nossas maiores responsabilidades. 

Organizar a casa para o regresso às aulas tem uma importância de ordem mais prática, pois pode fazer a diferença entre pouparmos grandes quantidades de tempo, dinheiro, e outros recursos. 

escritório em casa

Fique com as nossas dias para organizar a casa para o regresso às aulas

Coloque em ação uma operação de destralhe

Antes de fazer uma arrumação propriamente dita, ou de mergulhar em compras, nada melhor do que livrar-se do que não precisa. Qualquer distração, qualquer objeto cuja função não seja mais do que causar más energias, ou simplesmente atrapalhar-nos no nosso dia a dia, é dispensável.

Se tiver dificuldade em se separar de certos objetos, comece por fazer uma lista de tudo o que tem e categorize-os por ordem de necessidade. Tudo o que não for preciso, coloque eu caixas de arrumação, doe, ou coloque à venda.

Se a opção for esta última, plataformas como o OLX ou a “Vinted” são as ideias para se livrar de coisas usadas que já não precisa, e ainda fazer algum dinheiro com elas.

Organize a entrada da casa de forma prática

Uma das obrigações impostas pelo regresso às aulas é o cumprimento diário de horários. Para que nunca se desorganize de forma a atrasar-se de forma regular, uma importante dica é tratar de aprumar a sua entrada da casa para que nesses momentos de stress, não se esqueça de nada.

Encontre um espaço junto à porta de entrada, em que pode colocar ou pegar nas coisas que precisa levar ou guardar sempre que entra ou sai de casa para a escola. Podemos estar a falar das chaves (de casa, do carro, etc), de material escolar propriamente dito (por exemplo, um cabide para pendurar a mochila ou a pasta). 

Manter todos esses items junto à porta vai fazer com que muito dificilmente se esqueça de os levar quando sair de casa.

Coloque o calendário escolar afixado

Principalmente porque vamos demorar algum tempo a interiorizar os nossos novos horários, esta dica é básica mas essencial. Coloque um horário afixado num sítio onde costumamos passar muitas vezes, como na porta do frigorífico. 

Esta opção ganha ainda mais importância se tivermos vários filhos a estudar, para podermos consultar os seus horários frequentemente.

Organizar a despensa

Organizar a despensa de forma semanal, quinzenal ou mensal poderá ser meio caminho andado para eliminar muitas dores de cabeça, ou pelo menos demasiadas idas ao supermercado. Faça listas de tudo o que precisa para um dos períodos de tempo que mencionamos na frase anterior, de modo a não ter surpresas com faltas de comida de última hora. 

E mesmo quando não falta nada na despensa, deverá estar tudo bem organizado para que em dias de maior atrapalhação não percamos tempo a vasculhar as prateleiras em busca do que queremos encontrar. 

Uma despensa mal organizada poderá originar stress desnecessário, e provavelmente muitos atrasos na ida para a escola. 

Instale um sistema de “Smart Home”

Esta é sem dúvida uma das melhores dicas tendo como base o que a tecnologia tem para oferecer. 

As casas inteligentes têm dispositivos ligados através de Wi-Fi que são controlados usando um telemóvel, ou através de um assistente de voz como a Alexa.

Desde luzes inteligentes, termostatos inteligentes, fechaduras inteligentes, esta opção torna realmente a nossa vida mais facilitada, e pode ser usada em prol de organizar a casa para o regresso às aulas.

Possibilita ainda reduzir o consumo de energia em casa, definir a temperatura interior ideal durante os meses de verão e inverno ou ainda verificar o clima ao sair de casa pela manhã.

As possibilidades são quase infinitas e muitos dispositivos domésticos inteligentes são acessíveis, e fáceis de usar.

Veja também