Márcio Matos
Márcio Matos
26 Jul, 2019 - 02:39
5 atrações a não perder em Palawan nas Filipinas

5 atrações a não perder em Palawan nas Filipinas

Márcio Matos

Palawan é uma reserva viva do melhor que a Natureza tem. Vida marinha e selvagem, locais de mergulho, recifes de coral. Saiba o que pode encontrar.

O artigo continua após o anúncio

A ilha de Palawan fica nas Filipinas e é um paraíso absolutamente imperdível. El Nido e Coron são dois locais a não perder, assim como tantos outros. Para além de regiões imperdíveis, Palawan oferece ainda boa gastronomia e pessoas humildes que garantem a dose certa de hospitalidade. Prepare-se para encontrar locais de mergulho sensacionais, cascatas admiráveis e uma vida selvagem e marinha magnífica.

Palawan: outro tesouro a não perder nas Filipinas

1. Rio subterrâneo de Puerto Princesa

palawan filipinas

Fonte: Wikimedia Commons/Jimaggro

Puerto Princesa é a capital da ilha de Palawan. A 80km norte da cidade, existe o chamado Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, Património Mundial da UNESCO desde 1999 e classificado como uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, em 2012. Até 2007, era o maior rio subterrâneo e é um dos poucos que emerge diretamente para o mar.

O rio segue sob a Cordilheira de St. Paul, com uma paisagem impressionante e um ecossistema variado, composto por cavernas, pináculos com calcário, canais e formações rochosas. Há, ainda, aranhas gigantes, caranguejos, peixes, cobras, morcegos e andorinhas. Como é uma zona muito turística, a altura ideal para visitar esta atração é entre janeiro e maio.

2. Honda Bay

palawan filipinas

Fonte: Flickr/Ray in Manila

A 45 minutos da capital, Honda Bay é outro ponto de visita obrigatório, sobretudo para quem gosta de praticar snorkel. O Pambato Reef é um recife com uma grande variedade de corais e peixes. Esta região é composta por 6 ilhas: ilha Starfish, ilha Snake, ilha Cowrie, ilha Luli, ilha Pandan, ilha Arrecife.

  • Ilha Starfish: a sua água é tão límpida e transparente que é possível observar as estrelas do mar, mesmo sem mergulhar.
  • Ilha Snake: possui uma extensa sandbar em formato de cobra.
  • Ilha Luli: aqui, pode fazer algumas atividades como saltos de pranchas, saltos de penhascos, mergulho, snorkel.
  • Ilha de Cowrie: nesta ilha, há muitas atividades aquáticas disponíveis.
  • Ilha Pandan: possuidora de muitas árvores Pandam, esta é uma ilha privada.
  • Ilha de Arrecife: também privada, esta ilha pertence ao resort Dos Palmas.

3. Centro de Resgate e Conservação de Vida Selvagem de Palawan

palawan filipinas

Fonte: Flickr/Benson Kua

A também chamada Quinta dos Crocodilos fica a 20 minutos da cidade de Puerto Princesa. Foi criada em 1987 e funciona como um refúgio para animais ameaçados, magoados e abandonados.

O artigo continua após o anúncio

O instituto foi fundado, entre outras coisas, para o bem-estar dos cidadãos filipinos. Aqui, pode encontrar um museu educacional e um pequeno parque de vida selvagem. Para observar, há macacos e muitas espécies de aves, como águias, falcões, hornbills e, ainda, espécies endémicas em vias de extinção.

Outro propósito deste Centro é também o de preservar duas espécies de crocodilos. Assim, na Quinta dos Crocodilos estão a ser criadas dezenas de jovens crocodilos até à idade adulta. Há até um hospital para crocodilos com deficiência e, no museu, pode ficar a saber mais sobre esta espécie.

4. Reserva Marinha de El Nido

palawan filipinas

Fonte: Flickr/Dan Lundberg

A Reserva Marinha de El Nido tem uma área de 96,000 hectares e fica a norte da capital da ilha de Palawan. Nesta reserva, pode encontrar ecossistemas bem diversificados, como a floresta tropical, mangais, recifes de coral, praia de areia branca e falésias calcárias.

As paisagens naturais são magníficas e a vida marinha e a vida selvagem deslumbrantes. A reserva possui 16 espécies endémicas e 10 espécies em vias de extinção, casos do Palawan Peacock Pheasant, Palawan Hornbill, Palawan Tree Shrew, Palawan Stink Badger e de várias tartarugas marinhas.

As águas de El Nido possuem mais de 800 espécies de peixes e cerca de 100 corais. Por isso, não é de admirar que este seja um dos destinos de eleição de mergulhadores de todo o mundo, nomeadamente os locais disponíveis na Bacuit Bay.

Entre outros pontos de interesse em El Nido, podemos mencionar a ilha de Matinloc, dona de uma praia “secreta”, e a Small & Big Lagoon, lagoas de águas cristalinas, rodeadas por falésias e uma vegetação verdejante.

De visitar são, ainda, a ilha de Cadlao, a ilha de Entulula, a ilha de Shimizu, o Tapuitan Straight e a ilha de Pinabuyutan e não pode deixar de ver o pôr do sol na praia de Las Cabanas ou em Taraw peak. Em todos estes locais, sente-se a preocupações ambientes, de conservação da Natureza e de sustentabilidade.

O artigo continua após o anúncio

5. Coron

palawan filipinas

Fonte: Flickr/Ray in Manila

Este é mais um paraíso de Palawan. Uma das principais atividades é a de explorar as ilhas em redor desta zona. A Natureza intocada e as formações rochosas de granito tornam a paisagem encantadora e deslumbrante. Além dessas ilhas, há lagos, lagoas, falésias calcárias, locais para fazer mergulho e muito mais para descobrir.

O lago Kayangan, por exemplo, é tido como o mais límpido de toda a Ásia! A sua água cristalinas, as formações calcárias e a vida marinha subaquática maravilham qualquer um. Também vale a pena ficar a conhecer a lagoa Quin e a lagoa Twin.

Voltando às ilhas, os Siete Pecados são sete ilhotas que merecem uma visita. As lendas contam que estas 7 ilhas seriam 7 irmãs que, em vez de cuidar da sua mãe doente, foram nadar e afogaram-se, transformando-se depois nestas sete pequenas ilhotas. Esta zona é indicada para a prática de snorkeling.

Também nesta localidade fica a Coron Bay Wrecks, considerada pela Forbes um dos melhores locais do mundo para mergulho. Aqui, encontra-se um navio japonês que naufragou durante a II Guerra Mundial. Claro que não faltam recifes de coral para descobrir e explorar.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp