Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
14 Ago, 2018 - 16:37

Uma parte do passadiço de Castelo de Paiva já abriu ao público

Márcio Matos

Ainda só estão prontos 300 metros do passadiço de Castelo de Paiva, mas a boa notícia é que já pode visitar, aproveitar para passear e admirar a paisagem.

Uma parte do passadiço de Castelo de Paiva já abriu ao público

O passadiço de Castelo de Paiva deve estar concluído daqui a cerca de dois meses mas, para já, pode usufruir dos seus primeiros 300 metros de extensão. Inspirados no sucesso dos passadiços do Paiva (rio) em Arouca, este trilho irá ligar a Praia Fluvia do Choupal, à zona ribeirinha do Arda e promete dinamizar o turismo da região atraindo, desde logo, os muitos turistas que sobem o Douro de barco. Razões mais do que suficientes para ir até lá e dar uma caminhada, acompanhado pela melhor paisagem.

Primeira parte do passadiço de Castelo de Paiva aberto ao público

Desde os primeiros dias de agosto, é possível percorrer o primeiro troço do percurso pedestre “Viver o Douro”. Os primeiros 300 metros deste passadiço – que terá cerca de 10km, quando concluído – já abriram ao público e seguem as margens do rio, sendo o objetivo final ligar a zona do Choupal, em Pedorido, ao centro de Sardoura, em Castelo de Paiva. Neste momento, é já possível usufruir de um passadiço em madeira e de mais uns 1200 metros em trilho na natureza, até perto do Hotel Douro 41, que se situa nas Fontainhas, em Raiva. O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, mostrou-se otimista e entusiasmado com o projeto, sublinhando a curiosidade das pessoas em relação a ele.

Este percurso insere-se numa obra muito maior que pretende criar um Parque do Choupal com um trilho iluminado, anfiteatro e miradouro, num investimento global de cerca de 200 mil euros. Haverá também uma zona de merendas, com mesas e churrasqueira, a poucas dezenas de metros do extenso areal. Existirá, ainda, um bar de apoio e a praia fluvial do Choupal já se encontra em processo de certificação. Entre a praia e o início do percurso pedonal, será construído um parque de estacionamento para automóveis, assim como dois parques infantis.

Prevê-se que todo o passadiço esteja concluído até início de outubro, mas se não consegue conter a curiosidade até lá, aproveite para explorar, desde já, esta primeira parte do percurso, que promete grandes paisagens e uma caminhada com um enquadramento natural fantástico. Tire partido do bom tempo, fazendo este percurso sempre bem acompanhado pela Mãe Natureza.

Veja também: