Inês Pereira
Inês Pereira
22 Mar, 2019 - 11:00
Pedra de alúmen: um desodorizante alternativo

Pedra de alúmen: um desodorizante alternativo

Inês Pereira

Utilizar um mineral como desodorizante pode ser estranho, mas é isso mesmo que se faz com a pedra de alúmen. Saiba mais sobre esta maravilha.

O artigo continua após o anúncio

De certeza que já lhe aconteceu estar num corredor do supermercado e perder-se por entre tanta oferta e tantos rótulos. Ora o departamento da higiene, mais concretamente dos desodorizantes, não é exceção e a verdade é que nem sempre é fácil tomar uma decisão no meio de tantos componentes menos saudáveis. Talvez por esse motivo a pedra de alúmen esteja a conquistar cada vez mais adeptos e a ganhar fama.

Manter as axilas secas, suaves e sem odores desagradáveis ao longo do dia é um dos mais básicos desejos de qualquer pessoa. E não é por acaso: esta é, na realidade, uma prática milenar e a procura pelo produto perfeito parece não ter fim. Mas se esse produto for de origem natural então ainda melhor, certo? É precisamente isso que consegue com os desodorizantes de pedra de alúmen.

Chegou a hora de ficar a conhecer este produto e passar a incluí-lo na sua lista de compras. A sua pele vai agradecer.

Conheça o desodorizante de pedra de alúmen de A a Z

saiba tudo sobre a pedra de alúmen

Atualmente, comprar um desodorizante parece cada vez mais complicado. Para além do cheiro, muitas vezes intenso e desagradável, estes produtos estão cada vez mais carregados de substâncias que podem ser agressivas para a pele, como parabenos e álcool. Por outro lado, existem também os antitranspirantes, odiados por muitos por contrariarem a normal atividade das glândulas sudoríparas.

Neste contexto, surge uma alternativa que conquista fãs a cada dia que passa: a pedra de alúmen. Há quem lhe chame o desodorizante da idade da pedra e não é de admirar. A sua base, na forma mais pura, é um cristal de alúmen de potássio, mineral que é um sulfato duplo de potássio e alumínio. Sem cor e sem qualquer cheiro, esta pedra é rija mas solúvel em água.

Esta é uma das opções mais conhecidas a nível mundial quando se fala de substitutos dos desodorizantes convencionais. Trata-se de um desodorizante 100% natural, utilizado desde a antiguidade, cujas principais mais valias são as suas propriedades antibacterianas, antissépticas e cicatrizantes.

Assim, a grande diferença entre os desodorizantes convencionais e os desodorizantes de pedra de alúmen é o facto de os últimos não conterem qualquer tipo de químicos, como corantes ou conservantes. Por outro lado, e apesar de ter um efeito natural antitranspirante, este tipo de produto não contém cloreto de alumínio, a substância que faz com que os desodorizantes normais contrariem o suor.

Para além de não se sobrepor ao seu perfume, outra vantagem desta pedra é o facto de não manchar nem a pele nem os tecidos da roupa. Outra boa notícia para quem tem a pele mais sensível, é que este desodorizante é adequado as todos os tipos de pele. Não é por acaso que até algumas marcas de desodorizantes convencionais já se renderam e passaram a utilizar o alúmen nos seus produtos.

O artigo continua após o anúncio

Como utilizar o desodorizante

No mercado existem já várias marcas que vendem o desodorizante de pedra de alúmen em versão stick. Contudo, ao contrário dos mais convencionais, não deve apenas passar o stick nas axilas. Por ser uma pedra solúvel em água, deve primeiro molhá-la antes de utilizar. Basta abrir a torneira e humedecer o desodorizante para depois passar na pele. A ação dura entre 8 a 12 horas.

Após a utilização é muito importante que seja conservada num local seco e fresco uma vez que, quando bem-acondicionada, a pedra pode durar até mais de um ano. Tenha cuidado, no entanto, para não a deixar cair tendo em conta que pode partir-se e tornar impossível a sua utilização.

Ao optar pela pedra de alúmen, não só está a evitar o contacto com substâncias que podem ser nocivas para a saúde da sua pele, como vai também minimizar a quantidade de plástico desperdiçado, já que se trata de um produto com grande longevidade. Além disso, pode dizer-se que é bastante mais económico do que um desodorizante tradicional.

Outras utilizações da pedra de alúmen

pedra alumen

Se julga que as vantagens da pedra de alúmen ficam pelas já enunciadas, desengane-se. A verdade é para além da sua utilização mais comum, como desodorizante, este mineral pode também ser utilizado para outras finalidades:

  • Cicatrizante e calmante para a pele após o barbear ou a depilação;
  • Combate ao acne;
  • Esfoliação da pele;
  • Cicatrizante para pequenas feridas;
  • Curar aftas.

Veja também: