ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
24 Mai, 2021 - 15:19

Peñiscola, a cidade que se estende pelas águas do Mediterrâneo

Teresa Campos

Ali para os lados de Valência está Peñiscola, uma cidade com história, praias, Natureza e boa gastronomia. Renda-se aos encantos deste destino.

Vista aérea de Peñiscola

Se gosta de destinos com paisagens deslumbrantes e encantos naturais dignos de nota, então fique a conhecer Peñiscola, uma cidade antiga e belíssima, que se ergue num imponente rochedo, a cerca de 64 metros acima do mar. Uma língua de areia liga ao continente a cidade com colinas que oferecem vistas magníficas sobre o Mar Mediterrâneo e o Parque Natural da Serra de Irta.

Peñiscola fica a norte de Valência e é rica em atrações. A norte, possui uma praia com 5 kms de areal, onde se pode observar o Castelo de Papa Luna, monumento do século XIV. A sul, fica o Parque Natural da Serra de Irta, uma orla acidentada e rochosa, com praias, falésias e enseadas. A vila é pitoresca, com ruas estreitas, íngremes e irregulares que seguem um traçado medieval. Saiba mais.

Peñiscola, a Cidade no Mar repleta de atrações

Peñiscola é, também, conhecida como Cidade no Mar e, de facto, depois de lá chegar, é fácil perceber porquê. O seu aspeto medievo, muito marcado pelo castelo-fortaleza, é acompanhado por uma paisagem definida ora pelo casario branco, ora pelo imenso e deslumbrante mar azul. Peñíscola tem uma temperatura média anual de 15ºC e é enriquecida por parques, praias e enseadas.

rua de peñiscola

Vila antiga de Peñiscola

Mesmo quem é um fã incondicional de praia, não há como visitar Peñiscola e não ir até à cidade antiga. Por lá, pode encantar-se com o seu pueblo blanco (casario branco), lojas, restaurantes e hotéis. Subitamente, pode até sentir-se numa ilha grega, já que aqui as casas também combinam a sua cor branca com apontamentos azuis, nomeadamente presentes nas portas e janelas.

Merece ainda uma visita o incrível castelo-fortaleza Templário ou Papa Luna. Erguido no século XIV, ele serviu de residência ao Papa Bento  XIII, também conhecido como Papa Luna (daí o nome por que é conhecida esta construção). A localização deste edifício proporciona vistas incríveis e de cortar o fôlego sobre a cidade antiga, o porto, o mar e o farol, nomeadamente se aceder à torre ou ao pátio de armas.

Outra nota a deixar sobre este castelo é que ele foi “usado” nas gravações da famosa série “Game of Thrones”, assim como aconteceu com o porto local. Para os super fãs da série, podemos adiantar que Peñiscola foi “utilizada” como cenário de Meereen, enquanto os jardins do Parque de Artilharia são exibidos no episódio 4, da temporada 6 da série.

Apesar desta não ter sido a única produção rodada em Peñiscola, foi provavelmente uma das mais populares. De acrescentar que esta não é a única ligação do espaço às lides artísticas, já que também aqui, na primavera e no verão, se realiza um festival de cinema de comédia espanhola e um festival de música antiga e barroca.

vista sobre o mar em peñiscola

Praias

As praias de Peñiscola distinguem-se de outras pelas suas areias finas e águas quentes que assim se mantêm, até nos meses de outono. Entre as mais famosas, estão a praia de Peñiscola e a praia do Norte, eleita em 2019 uma das melhores praias de Espanha, segundo a Condé Nast Traveller.

Outras opções também a considerar, nomeadamente pela sua tranquilidade, são as praias de Cala del Moro e do Parc Natural de la Sierra de Irta, como a Praia Basseta.

casal a caminhar na praia
Veja também Praias desertas no sul de Espanha: areais sem multidões

Outras experiências

Além do Castelo e das praias, se for até Peñiscola, deve ainda aproveitar para ficar a conhecer o Farol e o Museu do Mar ou praticar atividades de trekking ou de Mountain Bike no Parque Natural da Serra de Irta.

Claro que para ter energia para tudo isto, há que provar a boa gastronomia local. O destaque vai para o prato de arroces bogavante e negro com alcachofras (arroz de lavagante negro e alcachofras). Uma verdadeira delícia, típica da região de Valência.

Como chegar a Peñiscola

Avião

Quem segue de avião, gostará de saber que bem perto de Peñiscola ficam os aeroportos de Reus (a aproximadamente 100 km a norte) e o de Valência (a cerca de 150 km a sul).

Carro

Caso vá de carro, siga pela A7. Saiba que Peñiscola fica a apenas 50 minutos de Castellón e a 1h30 (150 km) de Valência.

Comboio

Já quem viaja de comboio, deve dirigir-se até Benicarló, a 7km de Peñiscola.

Veja também