Ekonomista
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11 Jul, 2022 - 08:19

Perdeu a bagagem numa viagem de avião? Saiba o que fazer

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O seu voo chegou, mas as suas malas ficaram perdidas? E agora, o que fazer? Saiba como resolver este contratempo.

Seja em férias ou numa viagem de trabalho, a perda de bagagem é sempre motivo de preocupação. Além do transtorno de perder, ainda que momentaneamente, alguns dos seus bens pessoais, há que tentar perceber o que aconteceu, onde estão as malas e quando chegarão.

Ainda assim, e apesar de todas as dores de cabeça que esta situação pode causar, é importante saber que, nas viagens no Espaço Económico Europeu (que além dos países da União Europeia integra a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein) pode fazer valer os seus direitos e tentar minimizar o incómodo.

Se perder a bagagem, ou caso a recupere com algum dano ou atraso, pode reclamar uma indemnização que pode atingir os 1 400€.  Se viajar com artigos mais valiosos, deve declará-los ao embarcar.

As reclamações podem ser feitas no prazo de sete dias, se a bagagem chegar danificada, ou de 21 dias se for extraviada.

Há, no entanto, duas situações a que deve ter atenção. A companhia aérea não pode ser responsabilizada se provar que tomou todas as medidas de segurança para evitar prejuízos. Além disso, é importante guardar os documentos com as reclamações que fez.

Caso fique sem voo ou se este se atrasar, tem direito a assistência por parte da transportadora, nomeadamente alimentação e alojamento se houver necessidade. Nalguns casos, poderá ainda reclamar uma indemnização.

O Saldo Positivo explica-lhe como proceder se tiver problemas com as suas viagens de avião.

Perda de bagagem e atraso no voo: o que fazer?

A perda de bagagem é sempre um motivo de transtorno. Conhecer os seus direitos nos casos em que as malas desapareceram ou foram danificadas é fundamental.

Saiba mais neste artigo do Saldo Positivo.

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