ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Assunção Duarte
Assunção Duarte
19 Abr, 2021 - 10:20

Aprenda a personalizar os seus stickers para o Whatsapp

Assunção Duarte

Criar ou personalizar stickers para o Whatsapp não lhe custa nada, nem dinheiro nem esforço. Saiba como fazer e tornar as suas conversas divertidas.

stickers para o whatsapp

Os stickers para o Whatsapp já fazem parte das conversas entre os mais de dois biliões de utilizadores desta aplicação em todo o mundo. Mas se está cansado da biblioteca de stickers que vem com a aplicação, está na hora de fazer algo diferente. Tem duas hipóteses, ou faz o download de um novo pacote de stickers que encontre online e seja do seu agrado, ou cria os seus próprios stickers. 

Personalizar conversas especiais com um toque de humor ou com fotografias pessoais, selecionadas ou tiradas por si, tem outra graça. A sua criação não tem grande ciência ou técnica, mas vai estimular a sua criatividade.

Stickers para o Whatsapp: como criar

jovem a usar aplicação em conversa com amigos

Faça download gratuito de uma app para criar stickers

Existem inúmeras aplicações para criar stickers na Play Store da Google ou na App Store. Depois de instaladas, são muito simples de utilizar e não exigem qualquer conhecimento prévio de programação ou de edição de imagem.

Deixamos-lhe aqui algumas sugestões das aplicações mais famosas e com mais utilizadores, mas pode experimentar muitas outras. Para Android e iOS a Sticker.ly e a Sticker Maker. Para Android a Wemoji e a Sticker Studio.

Atualize a sua versão do Whatsapp

Para que os seus stickers para Whatsapp funcionem, garanta que tem uma versão desta aplicação igual ou superior à versão 2.18.329 (para dispositivos Android) ou versão 2.18.100 (para dispositivos iOS).

A utilização destas imagens gráficas é relativamente recente na aplicação pelo que, ao atualizar a sua versão garante que não haverá incompatibilidades de funcionamento.

Telegram vs WhatsApp: quem ganha este duelo?
Veja também Telegram vs WhatsApp: quem ganha este duelo?

Os 6 passos comuns à maioria das apps de criação de stickers

  1. Abra a aplicação e procure Criar um Novo Sticker (ou conjunto de stickers).
  2. Dê um nome ao novo Sticker (ou ao conjunto de stickers).
  3. Selecione a imagem que vai utilizar no sticker (desenho ou fotografia). Muitas aplicações permitem aceder à câmara do seu dispositivo para tirar uma fotografia no momento da criação.
  4. Recorte a imagem carregada para delimitar a zona que vai querer utilizar no sticker. Pode fazê-lo com o dedo ou com as opções de seleção que a aplicação que está a utilizar lhe permitirem usar.
  5. Acrescente legendas ou outro grafismo para personalizar ainda mais o seu sticker. Os elementos gráficos que poderá usar, como estrelas, traços ou outros, dependem do que for disponibilizado pela aplicação que está a utilizar.
  6. Salve o seu sticker e exporte. A própria app vai pedir-lhe para exportar para a biblioteca de stickers do Whatsapp.

A maior parte das aplicações que aqui lhe foram sugeridas exigem a criação de pelo menos três stickers para poder fazer a primeira exportação para o Whatsapp.

Algumas apresentam também uma limitação para o número de stickers que pode criar na biblioteca da aplicação. Pode por exemplo criar até 30 imagens, mas poderá continuar a criar infinitamente se for limpando essa biblioteca dos stickers que já exportou para o Whatsapp.

Se experimentou e lhe ganhou o gosto, pode visitar a página de ajuda do Whatsapp. Poderá usá-los nas suas conversas ou disponibiliza-los online para que outros possam fazer download das imagens que criou. A aplicação fornece neste link inúmeras dicas técnicas sobre dimensões, píxeis, cores e fundos que melhor podem servir os seus dotes criativos de stickers para o Whatsapp. 

Veja também