Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
13 Jul, 2018 - 11:40

Pesquisa por voz no Google: como utilizar

Nuno Margarido

Falar é bem mais rápido do que escrever, tal como uma pesquisa por voz pode ser mais rápida que uma pesquisa por escrito. Saiba mais sobre o assunto.

Pesquisa por voz no Google: como utilizar

A pesquisa por voz é uma funcionalidade bastante prática que ajuda os utilizadores a poupar tempo e até alguns transtornos na escrita.

Uma funcionalidade que está disponível em Portugal há vários anos – chegou em 2012 – mas que ainda é pouco explorada e utilizada pela maioria dos utilizadores. Saiba como ativar e como aproveitar a pesquisa por voz da melhor forma.

Pesquisa por voz no Google: o que saber

pesquisa por voz

O processo de reconhecimento por voz é algo complexo que implicou um grande trabalho por parte de empresas que desenvolvem este tipo de software. Trata-se de um processo que evoluiu bastante nos últimos anos e que já oferece resultados bastante satisfatórios, hoje em dia.

Então, como é que se faz uma pesquisa por voz no Google? Em primeiro lugar, é necessário ter o dispositivo ligado à Internet. Faz sentido, certo?

Depois, é necessário ter instalada a app Pesquisa por Voz (“Voice Search”, em inglês) no smartphone, uma app que já costuma vir com o próprio sistema operativo.

App Google

A app Google é outra das apps que costuma vir em qualquer sistema operativo Android – e que pode também ser instalada no iOS. Ao abrir esta app é possível definir o idioma de introdução da voz. Basta olhar para o canto inferior direito, carregar em “Mais” (as três linhas horizontais) > Definições > Voz.

Nessa app é também possível fazer a pesquisa por voz. No lado direito do campo de pesquisa, aparece um microfone em que o utilizador pode carregar para ativar a pesquisa por voz.

Tenha em atenção que uma pesquisa por voz é, como o próprio nome indica, uma pesquisa. É como se estivesse a fazer uma pesquisa por escrito mas através da voz. Uma opção muito limitada enquanto o assistente da Google não chega a Portugal…

Ok Google

O Google Assistant é um assistente criado pela própria Google que já se encontra disponível em muitos dos dispositivos mais recentes. Um assistente que pode ser ativado através dos comandos de voz “Ok Google” ou “Hey Google” mas que, infelizmente, ainda não está disponível para o português europeu.

No que é que o Google Assistant difere da pesquisa de voz normal? Nas imensas possibilidades que oferece. Com o “Ok Google” é possível ditar uma mensagem ao assistente para que ele envie uma mensagem escrita, é possível dizer ao assistente para guardar eventos na agenda ou até aceder diretamente a alguns recursos bastante úteis, como as definições de privacidade ou ao histórico. Já a pesquisa por voz, só faz mesmo o que o nome indica: pesquisa.

Veja também