ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
03 Ago, 2021 - 08:25

9 dicas para plantar morangos em casa

Catarina Milheiro

Além de deliciosos, os morangos são nutritivos e combinam com vários pratos. Saiba como plantar morangos em casa de forma eficaz.

plantar morangos em casa

Já pensou em plantar morangos em casa, mas não sabe como? Para conseguir ter um morangueiro saboroso, existem alguns cuidados a ter. No entanto, as vantagens são várias.

Além de serem nutritivos e deliciosos, os morangos são a fruta de verão perfeita para acompanhar os mais diversos pratos: desde saladas, sobremesas, massas ou pratos de peixe, as opções são inúmeras.

E o melhor de tudo isto é precisamente o facto de se tratar de um fruto que pode ser plantado em casa – seja num vaso, numa horta ou num jardim. Fique connosco e descubra qual a melhor forma para plantar morangos em casa.

PLANTAR MORANGOS EM CASA: DICAS PARA SER BEM SUCEDIDO

Plantar morangos em casa é muito fácil, principalmente porque crescem bem em climas com diferentes temperaturas.

Sabia que o morangueiro é uma planta perene que atinge entre os 10 e os 30 cm de altura? Além disso, as folhas apresentam três folíolos e são comestíveis, especialmente quando a planta é ainda jovem. 

Trata-se de uma planta que pode ser plantada em vasos pequenos, jardins verticais, hortas ou até mesmo em campos abertos. Isto porque é uma planta que acaba por não crescer muito, permitindo assim adequar-se a espaços mais reduzidos.

Contudo, é importante saber que independentemente do local onde optar por plantar o seu morangueiro, é imprescindível que exista bastante luminosidade – normalmente as varandas ou jardins parecem ser os locais mais adequados.

morangos terra
1

O que precisa de saber

Existem vários tipos de sementes disponíveis no mercado, sendo que umas poderão ser ou não biológicas e de espécies diferentes. Assim, é importante que faça uma pesquisa rápida sobre o tipo de morango que pretende obter no conforto de sua casa e que tome a decisão mais adequada para si.

Se vai plantar morangos na primavera, deve optar por variedades remontantes – que produzem o fruto entre junho e outubro. Caso prefira optar por uma das variedades não-remontantes, estas são normalmente plantadas no final do verão e só produzem morangos uma vez – entre abril e junho.

Ademais, saiba que também é possível comprar os pés de morangueiro em molhos para que o resultado seja quase imediato (mais rápido).

No fundo, para conseguir plantar morangos em casa existem algumas questões que deve ter em consideração:

  • Escolher o local da casa mais adequado: deverá optar por um local bem iluminado e com pouco vento para que a planta se consiga desenvolver bem numa fase inicial. A quantidade de sol que o morangueiro apanhar irá determinar a sua doçura, não se esqueça;
  • Definir o sítio onde vai plantar as sementes: pode ser num vaso, num canteiro, num jardim vertical, numa horta ou num campo aberto. A decisão é sua;
  • Escolher o solo ideal: o solo deve ser arejado e solto, com uma boa capacidade de retenção de água e uma boa drenagem – principalmente se se tratar de um vaso.
2

Definir o melhor local para plantar os morangos

Para conseguir plantar morangos em casa não há um local perfeito. Por se tratar de um fruto de pequenas dimensões e de fácil adaptação, os morangueiros podem ser plantados nas mais diversas formas:

  • Em vasos: é perfeitamente possível plantar morangos em vasos. Basta que coloque um número de sementes adequado ao tamanho do vaso que tem em casa disponível para o efeito. Por isso se vive num apartamento, esta é uma solução eficaz para obter frutos – quem sabe, poderá até colocar vários vasos e criar um jardim vertical na sua varanda;
  • Tubos de PVC: os tubos de PVC são uma excelente opção para quem não tem muito espaço e ambiciona ter um morangueiro. Basta que faça alguns furos no tubo, coloque o substrato com as sementes lá dentro e que o coloque na horizontal;
  • Canteiros ou jardins: caso more numa casa que disponha de algum terreno, aproveite um bocadinho e plante os seus morangos num pequeno espaço com luz e sem muito vento;
  • Hortas ou campos abertos: o morangueiro é uma planta que se dá bem em quase todos os locais. Basta que tenha as condições ideais para se desenvolver como sol, uma boa drenagem e um bom solo. Por isso, as hortas e os campos abertos são também uma excelente opção para plantar um morangueiro.
3

Estar atento às condições climatéricas que a planta exige

Depois de escolher o suporte para a sua planta, é importante que a coloque num sítio propício ao seu desenvolvimento.

Para quem mora em apartamentos, as lavandarias arejadas e as varandas são, normalmente, locais onde os morangueiros gostam de estar – isto porque estão presentes todas as condições para se desenvolverem.

De um modo geral é importante que saiba que o local ideal é qualquer um, desde que seja bem iluminado pelo sol, arejado e no caso de se tratarem de vasos, existir uma boa drenagem da água.

4

Evitar plantar morangos em zonas húmidas

Um erro bastante frequente é plantar morangos em zonas húmidas, principalmente durante a primavera. O que faz com que a probabilidade de surgirem fungos nas folhas e raízes dos morangueiros seja maior.

Por isso já sabe, opte pela zona menos húmida de sua casa.

5

Certificar-se que elimina todas as ervas daninhas antes de plantar o morangueiro

Se plantar o morangueiro num vaso com terra acabada de colocar, este não é um problema. Contudo, se se tratar de uma horta, um jardim ou um campo aberto é essencial que limpe todas as ervas daninhas antes de plantar o seu morangueiro.

Afinal, este tipo de ervas pode contaminar a nova planta e fazer com que nem se desenvolva no solo.

6

Plantar os morangos na época ideal

Provavelmente já se questionou se existe uma época ideal para plantar os seus morangos em casa, não é assim? Saiba que a resposta é sim – entre outubro até janeiro é precisamente a época mais adequada para a planta se desenvolver em Portugal.

7

Fazer uma limpeza das folhas do morangueiro

À medida que a planta vai crescendo é necessário que limpe as suas folhas, principalmente antes do fruto rebentar. Assim, vá eliminando as folhas velhas para que a planta consiga respirar e diminuir o risco de contaminação por fungos.

Se pretender uma colheita mais abundante de morangos, pode ainda eliminar as flores do morangueiro durante a floração.

8

Não esquecer de regar

Plantar morangos em casa não é difícil. Contudo, a regra número um para que todo o processo corra bem é precisamente a rega. O morangueiro é uma planta que precisa de bastante água para crescer de forma saudável – por isso não tenha medo de regar.

Além disso, existem ainda as fases críticas para regar a sua planta: depois de plantar, após a quietude durante o Inverno e ainda durante a floração.

9

Estar atento ao melhor período para a colheita

Normalmente, a colheita dos seus morangos deverá ser feita entre fevereiro e julho. Mas tudo depende do local, condições climáticas e da variedade que escolheu.

Seguindo estes passos, plantar morangos pode ser bastante fácil e, como o pode fazer em qualquer varanda ou jardim, a sua cultura acessível a todos. Siga estas dicas para plantar morangos e delicie-se com este fruto maravilhoso.

Veja também