Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
19 Nov, 2020 - 12:27

PlayStation 5 chega hoje a Portugal e promete uma revolução

Assunção Duarte

A PlayStation 5 está aí, com o preço a começar nos 399 euros. Uma consola com capacidade para envolver cada vez mais os utilizadores.

Nova playstation 5

A PlayStation 5 já chegou a Portugal A consola da Sony está à venda no nosso país e o preço é de 399 euros, a versão sem leitor, ou 499 euros a versão com leitor de Blue-Ray. Mesmo a tempo de um grande presente de Natal.

A consola será também a casa de alguns dos jogos que têm marcado de forma indelével os aficionados do gaming. Assim, o lançamento será marcado por jogos como ‘Five Nights at Freddy’s’ ou ‘Demon’s Souls’, ‘Resident Evil 8’ e o muito esperado ‘Call of Duty Black Ops: Cold War’. Além disso, está ainda confirmado que ‘Final Fantasy XVI’ será um exclusivo PlayStation 5.

A nova PS5 foi criada para surpreender os utilizadores com as suas potencialidades inovadoras, mas não esqueceu os criadores/programadores que desenvolvem para a plataforma. A Sony assegura que a transição da PS4 será feita de forma amigável e fácil. 

Playstation 5: o que há de novo?

Comando e nova playstation 5

Design elegante e potente para 2 versões distintas

Uma das versões será exclusivamente digital enquanto que a outra acrescenta um leitor de Blu-Ray. O design é mais ousado, elegante e orgânico, contrariando as opções das linhas rectas e monocromáticas das versões anteriores. Aposta nas curvas côncavas e simétricas, intensificadas pela superfície exterior branca que envolve o corpo principal negro. O toque de cor é dado pela luz azul que se destaca no espaço de circulação de ar criado entre os dois corpos principais da consola.  

Ambas as versões podem ser colocas na posição vertical ou horizontal, e o design e cores repetem-se nos acessórios: auscultadores sem fios Pulse 3D, uma estação de carregamento DualSense para dois controladores sem fios ao mesmo tempo, câmara HD e comando remoto. Todos simulam a aparência da própria consola criando um conjunto harmonioso capaz de seduzir qualquer apreciador da decoração de interiores.

Potente a reduzir tempos de carregamento

A PlayStation 5 inclui um CPU com 8x Zen 2 núcleos a 3,5GHz, um GPU de 10,28 TFLOPs, 36 CUs a 2,23GHz, uma arquitetura RDNA 2 feita a medida, uma RAM com 16GB GDDR6/246-bit, 448GB/s e um disco SSD de 825GB. Com estas especificações técnicas, a Sony garante que vai eliminar quaisquer tempos de carregamento. 

De acordo com a empresa, o novo disco vai conseguir carregar até 2GB de dados em apenas um quarto de segundo. Esta performance foi conseguida criando CPU, GPU e SSD personalizados com um sistema de E/S integrado. Saiba mais sobre as especificações técnicas da nova consola aqui.

Google Stadia: será o fim das consolas de jogos?
Não perca Google Stadia: será o fim das consolas de jogos?

Jogos há muitos e cada vez mais imersivos

Desde uma versão melhorada do Grand Theft Auto V, a um Resident Evil com uma fasquia mais elevada ou ao muito aguardado Horizon II, a escolha é variada e vem com algumas novidades interessantes para os “viciados”. Por exemplo, a nova versão do GTA V, que sairá em 2021, vai ter uma versão online gratuita para todos os compradores da PlayStation 5. 

Quer os jogos já existentes quer os jogos em pré-lançamento oficial, prometem explorar ao máximo as novas capacidades dos controladores DualSense. O destaque vai para o seu feedback ao toque e para os novos botões de gatilho adaptativos que podem ser programados para resistências diferentes, tudo isto enquadrado por um tecnologia de áudio 3D.  Por exemplo, pisar o asfalto no Gran Turismo 7 com a nova PS5, vai oferecer uma nova interação com o “volante”, uma vez que o controle vai enviar sensações de dureza e resistência bastante reais para as mãos do utilizador.  

Veja também