Pedro Andrade
Pedro Andrade
11 Dez, 2017 - 14:42

Pneus recauchutados: sim ou não?

Pedro Andrade

Quer saber se deve investir em pneus recauchutados? Conheça as vantagens e desvantagens e tire as suas conclusões.

Pneus recauchutados: sim ou não?

Já ouviu falar em pneus recauchutados e não sabe o que são? Se precisa de trocar os pneus do seu carro e procura soluções económicas, estes podem ser uma boa opção para si.

Pneus recauchutados: o que são?

A recauchutagem é um processo relativamente simples que permite trocar a banda de rodagem do pneu sem ter que trocar a carcaça (se esta não apresentar danos estruturais).

Na maior parte dos casos, quando a banda de rodagem atinge o final de vida, a carcaça do pneu ainda se encontra em boas condições. O processo de recauchutagem poupa cerca de 75% dos recursos utilizados para a construção total de um pneu novo e, por isso, o preço dos pneus recauchutados é bastante inferior.

Posso confiar nos pneus recauchutados?

Sim, pode confiar nos pneus recauchutados porque, desde 2002, estão sujeitos aos mesmos testes de segurança e desempenho exigidos aos pneus novos antes de serem vendidos.

De acordo com a Valorpneu, o mercado do pneus recauchutados destina-se, sobretudo, ao mercado dos pesados (80% dos pneus usados são recauchutados), enquanto a produção de pneus recauchutados para veículos ligeiros ainda não representa um grande volume de negócio.

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Vantagens e desvantagens dos pneus recauchutados

Agora que já sabe o que são pneus recauchutados, está na hora de percebermos quais as vantagens e desvantagens destas peças.

Comecemos pelas vantagens:

  • Mais baratos (40% mais económicos);
  • Mais ecológicos (processo de recauchutagem reduz a produção de detritos, reduzindo as fontes de poluição desta indústria).

Vamos às desvantagens:

  • Nível de aderência mais baixo (o que poderá influenciar os processos de travagem do veículo se o processo de recauchutagem não for bem efetuado);
  • Produzem mais ruído (os pneus recauchutados são mais ruidosos do que os pneus novos).

Como são feitos os pneus recauchutados?

A recauchutagem é feita em três fases distintas:

1. Escovagem: consiste na limpeza (através de utensílios próprios) da carcaça assim que a banda de rodagem é retirada;

2. Gomagem: consiste na substituição das peças danificadas que foram identificadas na primeira etapa;

3. Recauchutagem: consiste na aplicação da goma na nova banda de rodagem. Esta é uma operação feita através de um computador.

Quanto custam os pneus recauchutados?

Os valores variam consoante a marca e o modelo. Os valores podem começar nos 50€ e ultrapassar as centenas de euros.

Se quer apostar neste tipo de produtos, aconselhe-se com o seu mecânico. Existem diversas empresas especializadas neste tipo de serviço, mas não se esqueça de garantir que os pneus recauchutados cumprem as normas de segurança (têm de estar homologados pelos regulamentos nº 108 e 109 CEE/ONU e devem conter a indicação “retread”, que significa “recauchutado”).

Faça (sempre) boas viagens!

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