Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
16 Dez, 2019 - 12:01

14 podcasts portugueses que não pode mesmo perder

Mónica Carvalho

Conheça os melhores e os mais populares podcasts portugueses, nas mais diferentes temáticas. Há mesmo de tudo – é só escolher o que lhe apetece ouvir.

podcasts portugueses

Cada vez mais se ouve falar em podcasts portugueses, que são uma excelente forma de transmitir conteúdo através de um ficheiro áudio que pode ser ouvido a qualquer hora, em qualquer lugar, desde que o ouvinte possua uma ligação à internet. É como se fosse uma rádio virtual direcionada para assuntos específicos e de acordo com os gostos de cada ouvinte.

A crescente popularidade dos podcasts – mesmo em português – são a prova de que a Internet cada vez mais consegue ser um excelente meio difusor de conteúdos, de diferentes fontes, que nos enriquecem enquanto seres humanos, nos mais diversos temas.

podcasts portugueses seguem tendência

Podcast refere-se a uma forma de transmissão de arquivos multimédia na Internet que são criados pelos próprios usuários.

O tema fica à escolha de cada autor, como se o podcast fosse um blog, mas falado, ao invés de escrito.

A grande vantagem é que os podcasts podem ser ouvidos a qualquer hora, em qualquer lugar. Pode fazê-lo através de uma plataforma de áudio, como Spotify ou Sound Cloud, sendo que até pode fazer o download o episódio para ouvir mais tarde.

Ou então através de aplicações agregadoras, como Podcast & Radio Addict, Pocket Casts, WeCast, Overcast, além dos aplicativos nativos dos smartphones.

Podcasts portugueses para animar o seu dia-a-dia

Estes programas áudio têm tido imenso sucesso em Portugal! Conheça os podcasts portugueses mais populares e que não pode perder.

ouvir podcasts

Temas genéricos

Governo Sombra

Eles querem, podem, mas não mandam! O Governo Sombra é um programa moderado por Carlos Vaz Marques, onde participam Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares. Aos domingos, às 11h, os protagonistas passam a atualidade do país a pente fino com um claro foco político. Um dos podcasts portugueses de referência.

A Hora do Sexo

A Hora do Sexo é um podcast para quem não tem tabus ou complexos – e também para quem os tem e pretende abrir horizontes! Neste podcast, Raquel Bulha e Quintino Aires falam sobre tudo e mais alguma coisa, desde que o sexo esteja metido ao barulho, claro.

O podcast é emitido na Antena 3, de segunda a sexta-feira, às 17h20.

Mundo Digital

Rui Tukayana faz, diariamente, a ligação da TSF ao Mundo Digital. Aqui, a tecnologia é rainha e não há novidade que escape ao podcast produzido pelo autor. A melhor forma de conhecer as últimas novidades da tecnologia em apenas um minuto, num dos mais inovadores podcasts portugueses.

Pode ouvir, de segunda a sexta, às 07h50 e 12h15 e uma versão alargada à quarta-feira às 18h40.

ask.tm

ask.tm é um podcast muito pessoal. Os ouvintes deixam questões no Twitter de Pedro Teixeira da Mota, sobre os mais variados temas, como superstições, amizades, assuntos do dia a dia, filmes, viagens…

A cada domingo, as respostas são dadas de forma divertida, num novo episódio de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal.

Entrevista

Prova Oral

Na Prova Oral, Fernando Alvim dá voz a diferentes convidados para conversar sobre tudo e mais alguma coisa. Enquanto conversam, o telefone também se mantém à escuta, à espera da participação dos ouvintes da Antena 3, de segunda a sexta-feira, entre as 19h e as 20h.

Maluco Beleza

Após 20 anos de carreira, Rui Unas criou aquele que se pode caracterizar como o seu “projeto mais pessoal”. O nome? Maluco Beleza. Começou por ser um podcast, mas o sucesso foi tanto que acabou por ser gravado também em formato vídeo para o YouTube.

É um daqueles podcasts portugueses em que os convidados mais francamente falam.

Desporto

Jogo Jogado

O futebol também se joga fora das quatro linhas e, aqui, com uma equipa de apenas três “jogadores” bem conhecidos: João Querido Manha, Luís Freitas Lobo e João Rosado. No Jogo Jogado, os três “analisam a raio-X o que realmente conta no universo do futebol português”.

Humor

Portugalex

Como simplificar Portugal em poucos minutos? Pergunte a Manuel Marques e António Machado. De forma humorística, os autores analisam a atualidade do país, dando voz quer a figuras públicas, quer a pessoas anónimas, de segunda a sexta-feira, na Manhã da Antena 1.

Aleixopédia

Contando com Busto e Renato Alexandre como ajudantes, Bruno Aleixo comanda esta rubrica de natureza enciclopédica em que se analisam assuntos essenciais da Humanidade. A primeira temporada foi sobre música, a segunda foi sobre cinema, a terceira foi sobre gastronomia, e a quarta é sobre história em geral.

Segundo

Se pretende dar umas boas gargalhadas com assuntos menos sérios e random, então, não perca o podcast Segundo de Dário Guerreiro, mais conhecido como Môce Dum Cabréste.

Hotel

Luís Franco Bastos não passou ao lado desta febre dos podcasts. Este é bem diferente, pois é uma série que se passa… Exato, num hotel. As personagens são todas feitas por Franco Bastos, tão conhecido pela forma como consegue manipular a voz e imitar diferentes personalidades.

Fuso

Se falarmos em Mariana Cabral, provavelmente não conseguirá identificar aquela que é uma das melhores humoristas nacionais. Mas e se lhe dissermos que Mariana Cabral é Bumba na Fofinha? Apostamos que vai querer ouvir Fuso de imediato, onde a autora partilha as aventuras em Nova Iorque.

Alimentação / Vida Saudável

Nutrimento

No mundo da alimentação, também há podcasts de qualidade em português. A plataforma Nutrimento tem conteúdos áudio que falam sobre os vários tipos de alimentos e os benefícios, alimentação equilibrada ou as vantagens de tomar pequeno-almoço, por exemplo.

A Curiosidade Salvou o Gato

Este podcast é da autoria de Margaria Santos, médica interna de medicina geral e familiar, cujo objetivo é ajudar o divulgar e desmistificar o conhecimento em saúde. Mas não se esqueça: nenhum podcast, por muito elucidativo que seja, substitua a avaliação médica.

Veja também