Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
13 Jan, 2019 - 11:38

As 7 melhores apps para podcasts

Assunção Duarte

Conheça as melhores apps para podcasts. Funcionam para (quase) tudo o que possa imaginar ou querer e, acredite, vai querer ter pelo menos uma no seu smartphone.

As 7 melhores apps para podcasts

As melhores apps para podcasts permitem encontrar e gerir os seus podcasts preferidos da forma mais fácil e intuitiva. A escolha pode depender do tipo de utilizador ou utilização que a aplicação vai ter, mas existem algumas características que são essenciais para que uma aplicação destas possa ser considerada a melhor.

Atualmente, estas apps fazem muito mais do que apenas disponibilizar podcasts. Elas já possibilitam ao utilizador gerir as suas subscrições de forma simples e eficaz, podem fazer sugestões com base no perfil dos seus utilizadores ou até oferecer ferramentas de edição de áudio para que cada utilizador possa personalizar e melhorar a sua experiência.

Na nossa lista, incluímos 7 apps que são consideradas das melhores disponíveis no mercado e que até já ganharam prémios junto da comunidade.

Apps para podcasts: 7 que vai querer experimentar

phones de iphone

1. Podcast Addict

  • Disponível para Android
  • Versão gratuita + versão paga para retirar anúncios

Considerada uma das melhores aplicações para o ecossistema Android, é a mais indicada para os utilizadores multitarefa que tanto são entusiastas de música como de audiobooks, de canais de YouTube ou vídeo em streaming, e que também gostam de receber feeds com notícias.

Como o Podcast Addict reúne isto tudo numa única aplicação, esta tornou-se uma das mais populares para utilizadores Android. Vale bem a pena experimentar as suas funções avançadas de edição de áudio e de gestão/pesquisa de conteúdos de acordo com as preferências do utilizador.

2. Google Podcasts

  • Disponível para Android
  • Versão gratuita

Lançada no verão de 2018, ainda não se sabe se esta aplicação terá versão para iOS, mas há pelo menos a certeza de que esta app fará para os utilizadores Android o mesmo que o iTunes fez para o ecossistema Apple, mas com funcionalidades bem representativas dos tempos atuais.

Ao subscrever gratuitamente qualquer programa e transferir episódios para ouvir offline, estes são sincronizados em todos os seus dispositivos, o que quer dizer que pode colocar em pausa o seu podcast no telemóvel e retomar do ponto onde ficou no seu Google Home, recorrendo ao assistente virtual.

Apesar de ser recente, esta app já conta com mais de 2 milhões de podcasts indexados, incluindo alguns portugueses.

3. Podcast Republic

  • Disponível para Android
  • Versão gratuita + versão paga para retirar anúncios

Esta é uma das aplicações de podcast mais elogiadas no mercado pelos utilizadores. A razão que salta à vista é o seu interface simples, fácil de utilizar e altamente personalizável, o que pode agradar aos hábitos de muitos utilizadores.

Outros pontos a seu favor são o facto de suportar o iTunes, canais de YouTube, salvar podcasts para SD card, fazer download automático e todas as outras funcionalidades que já estamos habituados a ver nas aplicações deste género.

4. Overcast

  • Disponível para iOS
  • Versão gratuita + versão paga para retirar anúncios

Esta é considerada uma das melhores apps para podcasts para iOS, marcando pontos face a algumas limitações nesta área do iTunes.

Mantendo a tradição Apple, esta app ganha também o prémio do melhor design para uma excelente usabilidade, o que a torna uma ferramenta simples e muito fácil de utilizar.

O principal destaque do Overcast, além de todas as habituais funcionalidades, como o smart speed (ouvir mais rápido, mas sem perder qualidade), o voice boost (melhorar o som se o podcast não foi bem editado no original) ou as smarter playlists (feitas com base nas preferências do utilizador), vai para o facto de trabalhar diretamente com o Apple Watch. Um verdadeiro empurrão para a mobilidade para ouvir podcasts.

5. Pocket Casts

  • Disponível para Android e iOS
  • Pago: $3,99 (mais ou menos 3,50€)

Esta é única app desta lista que não tem versão gratuita. Vencedora dos prémios Google Play Top Developer, Google Play Editors Choice e do Google Material Design Award, esta aplicação vem toda equipada com as mais recentes funcionalidades e combina alta performance com um excelente interface para uma utilização simples e eficaz.

As habituais ferramentas “inteligentes” incluem o recorte dos silêncios, a velocidade variável, o voice/volume boost, transmissão para Chromecast e a combinação e sincronização com outros dispositivos móveis, como o Apple Watch.

É a app que parece tirar mais vantagem do que de melhor os dois mundos, Android e iOS, podem oferecer.

6. Stitcher

  • Disponível para Android e iOS
  • Versão gratuita + versão paga para retirar anúncios

Esta aplicação é considerada a melhor para os que procuram conteúdos originais e variados. Com uma biblioteca de mais de 40 mil podcasts diferentes, esta app tem muito por onde escolher para fazer as suas recomendações personalizadas.

Além disso, é uma aplicação completa que inclui todas as várias funcionalidades habituais, que pode apresentar feeds de notícias na forma de curtas gravações de áudio e que deixa o utilizador compartilhar os seus podcasts através do Twitter e Facebook.

7. CastBox

  • Disponível para: Android e iOS
  • Versão gratuita

Outra das melhores apps para podcasts e também vencedora de alguns prémios da Google e Apple, a CastBox apresenta um conjunto das mais impressionantes e modernas características smart para o utilizador viciado em podcasts. O destaque vai para a compatibilidade com o Amazon Echo Skill, o Apple Watch e o CarPlay, o que a torna uma das mais completas aplicações desta lista.

Veja também