ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Marta Maia
Marta Maia
26 Abr, 2022 - 09:19

5 podcasts sobre finanças pessoais

Marta Maia

Descubra os melhores podcasts em finanças pessoais para aumentar a literacia financeira e fazer uma melhor gestão do seu futuro.

Podcasts sobre finanças pessoais

A literacia financeira é um tema sensível, sobretudo em Portugal, onde as estatísticas a retratam como muito baixa entre a população. Sabendo que o tema financeiro nem sempre é fácil de entender (e de explicar), escolhemos 5 podcasts sobre finanças pessoais que são verdadeiras lufadas de ar fresco: explicam, simplificam e desmistificam as finanças pessoais para que qualquer pessoa se sinta capaz de gerir (bem) aquilo que tem.

Porquê ouvir podcasts sobre finanças pessoais?

Construir uma vida confortável sem dominar pelo menos o básico da gestão das finanças pessoais é praticamente impossível. A literacia financeira é essencial para que não percamos o futuro de vista e ajuda a responder melhor aos imprevistos, mas Portugal não tem um plano oficial de promoção da literacia financeira e, de uma forma geral, os portugueses sabem muito pouco sobre dinheiro.

Os números comprovam-no: depois de um estudo realizado entre 2020 e 2021, a CMVM (Comissão de Mercado de Valores Imobiliários) descobriu que mais de um terço dos mais de 15 mil entrevistados não tinha poupado nada nos últimos 12 meses, e que 24% nem sequer costumam ler os documentos contratuais.

Os podcasts sobre finanças pessoais vêm oferecer uma solução informal para a falta de literacia financeira de que sofremos. Feitos quase sempre por especialistas, oferecem dicas, formações, explicações e alertas em linguagem simples e intuitiva sobre investimentos, poupança e gestão orçamental.

Ouvir podcasts sobre finanças é investir na sua formação e no seu futuro, garantindo que está mais preparado para os desafios que surgirem.

Onde ouvir podcasts sobre finanças pessoais?

Ouvir podcast em smartphone

As plataformas de streaming são a melhor opção para ouvir (e descobrir novos) podcasts. Em alternativa, alguns podcasts estão disponíveis nos sites dos respetivos autores.

Em atenção deve ter os custos – as plataformas de streaming podem exigir assinatura e os sites podem exigir um pagamento para ouvir os episódios. Ainda assim, nas plataformas mais famosas (como o Spotify) o conteúdo está quase sempre disponível gratuitamente, mesmo que com algum atraso em relação ao conteúdo oferecido aos assinantes.

5 podcasts sobre finanças pessoais que vale a pena acompanhar

A oferta é imensa, mas, como em tudo, há podcasts mais e menos úteis, mais e menos interessantes, mais e menos fáceis de ouvir. Escolhemos cinco opções de valor incontestável – pela certificação, pela simplicidade e pelo interesse – que vale a pena guardar para ir acompanhando.

1

BdP Podcast

Começamos com uma certificação de peso: o Banco de Portugal. A instituição alimenta um podcast sobre finanças que cobre assuntos do dia a dia dos cidadãos, mas também dá a conhecer algumas curiosidades e informações gerais sobre as finanças em Portugal. Os episódios estão disponíveis no Spotify e no site do próprio organismo.

2

Que Rico Casal

Definem-se como “um casal a caminho da liberdade financeira” e contam-nos como se gerem para, dentro de 15 anos, viverem só do retorno dos investimentos (sim, é o plano deles). Em conversas informais e descontraídas, Ele e Ela dão dicas para o dia a dia, explicam como poupar nas pequenas coisas e como investir cada cêntimo a mais. Pode aceder ao podcast Que Rico Casal no Spotify.

3

Pedro Andersson – Contas-poupança

Pedro Andersson já dispensa apresentações e até será um nome muito expectável quando o tema é podcasts sobre finanças pessoais. Ao longo dos episódios, o conhecido especialista partilha dicas de poupança e de investimento, alertas e conselhos para uma gestão financeira eficaz e sem sobressaltos. Este podcast também se encontra disponível no Spotify.

4

MoneyBar

Bárbara Barroso é especialista em finanças pessoais e acredita que a literacia financeira é a chave para um futuro de qualidade. Em sessões de conversa que quase nos deixam a sensação de estar a ouvir uma amiga, a especialista escolhe temas pertinentes para o dia-a-dia familiar e explica como gerir as contas e preparar o futuro. No Spotify, pode aceder a este podcast aqui.

5

Freakonomics

O Freakonomics é obrigatório entre os podcasts sobre finanças pessoais, apesar de ser todo em inglês. Se dominar a língua (ou se quiser aproveitar para aperfeiçoar o ouvido), vale muito a pena seguir os episódios sobre economia mundial e funcionamento dos mercados financeiros.

Por ser norte-americano, às vezes aborda temas que não nos interessam tanto (muito específicos para a realidade dos Estados Unidos), mas compensa com um toque filosófico que nos faz ficar a pensar durante dias. Um exemplo? O episódio 495, do dia 3 de março de 2022: “Porque é que há tantos maus patrões?”.

Guia do IRS

Afinal de contas, o que é o IRS? Como funciona a cobrança deste imposto? E o que é preciso preencher na declaração? Veja a resposta a todas estas perguntas no nosso ebook.

Veja também