Hugo Moreira
Hugo Moreira
05 Fev, 2010 - 00:00
Pontos fracos do crédito consolidado

Pontos fracos do crédito consolidado

Hugo Moreira

Se os créditos em curso têm associados taxas de juro relativamente baixas, optar pelo crédito consolidado pode não se a decisão mais sensata.

O artigo continua após o anúncio

O crédito consolidado permite acabar com os múltiplos créditos em curso, como sejam o crédito à habitação, crédito automóvel, crédito pessoal, entre outros, podendo consolidá-los todos num só crédito, ficando assim a pagar apenas uma prestação, a uma única financeira. As vantagens do crédito consolidado são evidentes, o que torna este produto financeiro uma opção aliciante para quem pretende reduzir os encargos mensais com os créditos contratados e, ao mesmo tempo, tem como objectivo equilibrar o orçamento familiar. Contudo, o recurso ao crédito consolidado apresenta também o seu lado menos positivo, sobre o qual deve estar informado, antes de optar por consolidar todos os créditos.

A grande desvantagem do crédito consolidado consiste no facto de, a longo prazo, o requerente vir a pagar, na totalidade, um valor superior ao do conjunto de créditos que já tem, isto é, depois de contratar um crédito consolidado vai ficar a dever mais do que devia, pois ao valor do crédito consolidado acrescem as comissões, os seguros e os juros associados. As penalizações por reembolso antecipado poderão ser outra das desvantagens do crédito consolidado, pois se eventualmente pretender efectuar o pagamento do valor em dívida antes do prazo contratado, poderá sofrer penalizações, as quais variam de acordo com o montante em causa.

Nas situações em que os créditos em curso têm associados taxas de juro relativamente baixas, optar pelo crédito consolidado talvez não seja a decisão mais sensata, pois este irá aumentar o valor da dívida e, neste caso, a redução dos encargos já não será tão significativa.

Assim, o crédito consolidado é visto como uma opção de último recurso, para quem não tem outra alternativa. A consolidação de créditos é considerada vantajosa em situações de desespero em termos financeiros, para quem já não consegue cumprir com as responsabilidade e os encargos da contratação de múltiplos créditos. Contudo, se não é esse o caso, o recurso ao crédito consolidado não trará grandes benefícios, podendo ainda contribuir para o aumento do valor total em dívida.

Poupe até 60%, reduza as suas mensalidades com o crédito consolidado, saiba como.

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp