Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
13 Mar, 2018 - 15:35

Portáteis recondicionados: uma boa compra?

Ana Duarte

Os portáteis recondicionados são dispositivos que foram usados e depois recuperados para serem vendidos mais baratos. Veja o que deve saber antes de comprar.

Portáteis recondicionados: uma boa compra?

Os portáteis recondicionados são uma opção a ter em conta quando pretende comprar um computador portátil mas tem um orçamento limitado.

Dependendo do modelo que pretende e de onde faz a compra, pode conseguir poupar muito dinheiro. Mas é pouco provável que consiga encontrar portáteis recondicionados de última geração. Há muito a considerar: fique a saber que aspetos deve ter em conta para perceber se vale a pena adquirir um destes dispositivos.

Portáteis recondicionados: o que saber antes de comprar

Os portáteis recondicionados são equipamentos que foram usados e enviados para reparação, tendo sido recuperados e preparados para que sejam novamente utilizados e vendidos a um preço mais baixo.

Estes computadores podem ter diversas origens: empresas que estão a trocar os seus portáteis, utilizadores que mandaram o seu produto para reparação e depois não quiseram ficar com ele, etc.

Não é fácil encontrar portáteis recondicionados que tenham sido lançados há pouco tempo no mercado: o melhor que geralmente se consegue é um dispositivo que já tenha chegado às prateleiras há pelo menos seis meses.

Muitas marcas tecnológicas conceituadas vendem portáteis recondicionados, como a Apple e a Dell. Mesmo assim, há cuidados a ter antes de fazer a compra de um equipamento recondicionado.

placeholder-1x1

3 conselhos sobre comprar um portátil recondicionado

1. Peça uma garantia de um ano (se possível)

A compra de um dispositivo recondicionado deve sempre vir acompanhada de uma garantia da parte do vendedor. Certifique-se de que tem uma garantia sólida, sendo que um ano é considerado o mais comum.

Algumas destas garantias são mais pequenas do que as garantias de aparelhos novos e tipicamente não abrangem a bateria. Mas cada vendedor é diferente, por isso, leia sempre a garantia com atenção.

A garantia de um portátil recondicionado será sempre de, pelo menos, 30 dias. Tenha também atenção ao período de devolução (geralmente, tem 14 dias para devolver o gadget e ter o dinheiro de volta).

2. Examine o portátil

A maioria das empresas que comercializa produtos recondicionados tem condições explícitas acerca deste tipo de produtos (mas nem sempre), especialmente no que toca à sua condição estética.

Quem compra este tipo de computadores já sabe que não vai encontrar uma máquina como se ela tivesse acabado de sair da fábrica. No entanto, é importante examinar o dispositivo e ter a certeza de que o que tem se enquadra na descrição do produto que viu no momento da compra e que este está nas condições descritas pela marca (tenha atenção a aspetos como pixéis mortos, discos rígidos barulhentos, sinais de desgaste, etc.).

3. Compre portáteis recondicionados junto de marcas que conhece

Certifique-se de que está a comprar um produto recondicionado em lojas ou sites de confiança. É importante que o portátil seja comprado a empresas que trabalhem com técnicos autorizados e certificados pelas marcas.

Isto vai não só assegurar que está a comprar um equipamento que foi bem recondicionado, como também dar mais garantias no acompanhamento técnico do computador.

placeholder-1x1

Onde comprar portáteis recondicionados

Pode comprar portáteis recondicionados online na Apple, na Amazon, na BestBuy e em várias lojas de produtos informáticos. A maioria destas lojas tem um departamento especializado em equipamentos recondicionados.

Veja também: