Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
23 Out, 2019 - 10:34

Portugal Fashion arranca hoje: os desfiles que não pode perder

Catarine Martins

Está aí Portugal Fashion. Por isso, reunimos os desfiles que vai mesmo querer assistir até ao próximo dia 26, na Alfândega do Porto.

Desfile de moda Portugal Fashion

Nascido em 1995 pela mão da Associação Nacional de Jovens Empresários, o Portugal Fashion assume-se como um evento onde a moda de autor e a indústria têxtil se apresentam de braços dados, mostrando o que de melhor se faz na moda, em Portugal.

Assim, duas vezes por ano, e à semelhança do que acontece nas principais capitais europeias, o Portugal Fashion traz-nos as tendências que vamos querer usar, com desfiles onde não só a roupa está em destaque, mas também o ADN de alguns dos mais emblemáticos criadores nacionais.

Por isso, e porque sabemos que desse lado há verdadeiras apaixonadas por moda, reunimos os desfiles imperdíveis da próxima edição do Portugal Fashion, que arranca já na quarta feira e decorre até ao próximo dia 26 na Alfândega do Porto. Inspire-se e deixe-se inebriar pelas criações portuguesas que andam a dar que falar.

Portugal Fashion: 6 desfiles que não pode mesmo perder

Modelo no Portugal fashion
O Portugal Fashion acolhe alguns dos mais conceituados estilistas nacionais

1. Katty Xiomara

Katty Xiomara é um nome incontornável do panorama da moda nacional, contando já com mais de 20 anos de carreira. Com efeito, a designer de moda que nasceu na Venezuela e se mudou para Portugal aos 18 anos, estreou-se no mundo da moda em 1998, um ano depois de ter concluído o curso de design de moda na Citex (atualmente Modatex).

De lá para cá, o percurso de Katty tem sido escrito pelas linhas do sucesso, sendo o seu desfile um dos mais aguardados de todas as edições de Portugal Fashion. Com um estilo irreverente mas muito característico, é a partir do seu atelier, na Rua da Boavista, que o conceito de mulher desenhado por Katty nasce.

E, é também a partir daquele endereço que a criadora veste clientes de todo o mundo, conquistando assim um espaço além fronteiras.

Consequentemente, o desfile de Katty Xiomara é mesmo imperdível.

Quando acontece?

Dia 23 de outubro, às 21h30 na Casa do Conto.

2. Luís Buchinho

Também com uma carreira de mais de 20 anos, Luís Buchinho é um dos nomes grandes da indústria da moda nacional. Os seus desfiles são sempre uma ode ao feminino onde os jogos de texturas, cores e sobreposições se transformam em roupas que todas queremos usar.

Não é por isso de admirar que sejam tantas as mulheres (e homens) a querer assistir ao lançamento das suas criações in loco. Presença assídua no Portugal Fashion desde 1996, o seu desfile é, portanto, um dos mais aguardados nesta edição.

Mas, se não conseguir ir ao Portugal Fashion não se preocupe: o designer de moda tem duas lojas no Porto onde pode ver, e comprar, as suas coleções.

Quando acontece?

Dia 24 de outubro às 21h30, na Alfândega do Porto.

3. Diogo Miranda

Diogo Miranda é considerado por muitos um dos melhores estilistas nacionais e, é fácil perceber porquê. As suas criações são originais, femininas e elegantes, brincando com a sensualidade e o empoderamento das mulheres.

Presente na indústria da moda desde 2007, foi em 2015 que se deu um grande marco da carreira do criador: estreou-se na Paris Fashion Week, o que atraiu atenções de vários meios de comunicação internacionais relevantes, para o seu trabalho.

 Assim, conhecer as propostas do designer de moda português para a próxima primavera-verão, no Portugal Fashion, é um programa imperdível.

Quando acontece?

Dia 25 de outubro, às 18h na Alfândega do Porto.

4. Pé de Chumbo

A Pé de Chumbo é uma marca portuguesa que nasceu do talento da designer de moda Alexandra Oliveira. Presente em mais de 30 países, o grande diferencial da marca é a produção manual, onde as malhas, as texturas e os contrastes dão lugar a peças de roupa únicas e memoráveis, com cunho artesanal.

Assim, se ainda não teve oportunidade de visitar o atelier da marca em Guimarães, vale a pena assistir ao desfile e conhecer aquilo que se vai usar na próxima estação, pela mão da Pé de Chumbo.

Quando acontece?

Dia 25 de outubro, às 22h30 na Alfândega do Porto.

saia de cintura subida
Não perca 7 looks com saias de cintura subida para usar já

5. Miguel Vieira

Conhecido como um dos mais bem sucedidos estilistas nacionais, Miguel Vieira já marcou presença nas mais importantes semanas da moda mundiais, tendo conquistado um espaço além fronteiras, que hoje é seu por direito.

Mas, também em território nacional a marca homónima do criador nascido em São João da Madeira, dá cartas. Tanto que, o designer de moda recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio, em 2006.

Consequentemente, os desfiles de Miguel Vieira no Portugal Fashion são sempre um sucesso, atraindo multidões de apaixonados pelas suas criações. Imperdível.

Quando acontece?

Dia 25 de outubro às 23h30, na Alfândega do Porto.

6. Marques’Almeida

Marta Marques e Paulo Almeida são os designers que dão vida à conhecida marca portuguesa Marques’Almeida, nascida em 2011. E, se a esta altura está a pensar que já ouviu falar da marca, é muito provável que sim. Ela é um verdadeiro sucesso, no estrangeiro e em território nacional.

Afinal, a Marques’Almeida conquistou celebridades como Rihanna ou Sarah Jessica Parker com as suas criações originais e que, frequentemente, vão beber inspiração ao estilo punk e grunge.

Agora, a marca regressa a Portugal para um desfile imperdível, nesta edição de Portugal Fashion.

Quando acontece?

Dia 26 de outubro, às 11h na casa de Serralves.

Apesar de estes serem alguns dos nomes grandes que vão apresentar as suas propostas para a primavera- verão, importa referir que há muitos outros criadores maravilhosos e bastante talentosos a desfilar as suas coleções nesta edição de Portugal Fashion. Conheça, por isso, o calendário integral dos desfiles aqui.

Como ir a um desfile no Portugal Fashion?

Agora que já sabe quais os desfiles que não pode mesmo perder, a questão que se impõe e não quer calar, é a de saber como conseguir convites para um dos eventos mais importantes da moda nacional.

E, a menos que seja convidada por um dos designers de moda, ou que consiga uma credencial junto à organização do evento (para bloggers, youtubers, figuras públicas e meios de comunicação social), não é muito fácil assistir aos desfiles, por se tratar de um evento fechado ao público.

Mas, se tem um designer favorito, cujas criações e propostas para a próxima estação quer mesmo ver a desfilar, envie-lhe um email e peça convites. Quem sabe se não terá sorte?

Divirta-se e inspire-se, com o que de melhor se faz na moda em Portugal.

Veja também