Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
17 Ago, 2018 - 12:24

8 portugueses famosos no mundo que honram Portugal

Márcio Matos

Os portugueses famosos no mundo distinguem-se em diferentes áreas e mostram como o esforço e o empenho compensam. Inspire-se nas suas histórias.

8 portugueses famosos no mundo que honram Portugal

Estes portugueses famosos no mundo devem ser um orgulho para todos nós, pois representam da melhor forma o nosso país, além-fronteiras. Além disso, muitas das histórias destes portugueses famosos no mundo podem servir de inspiração a todos aqueles que querem vingar no estrangeiro e destacar-se nas suas áreas profissionais. Nesta lista, irá encontrar algumas histórias verdadeiramente fantásticas, que lhe vão mostrar como é possível começar do zero e chegar bem longe.

8 portugueses famosos no mundo que provam como nada é impossível

1. Cristiano Ronaldo, futebolista

Naturalmente, uma lista como esta teria de começar com Cristiano Ronaldo. Dentro e fora dos relvados é, atualmente, uma das figuras mais mediáticas. CR7, como é conhecido, é mesmo um dos desportistas mais bem pagos do mundo. No relvado, tornou-se num dos atacantes mais letais na hora de rematar à baliza. Este ano estreia-se pela Juventus, depois de 9 anos no Real Madrid. O contrato com o clube italiano tem a duração de 4 anos, durante os quais poderá faturar cerca de 120 milhões de euros para a sua conta bancária. Ninguém consegue esquecer o golo de pontapé de bicicleta marcado na época passada frente, precisamente, à equipa da Vechia Signora. Terá sido isso que encantou os italianos, fazendo-os contratar o melhor do mundo?

2. José Mourinho, treinador

Foi o tradutor de Sir Bobby Robson em Alvalade e nas Antas. Seguiu com ele para a Catalunha, onde foi seu treinador-adjunto no Barcelona. Por aí se manteve com Louis van Gaal, regressando depois a Portugal para ser treinador principal no Benfica. Pouco tempo depois, foi para o Leiria, até Pinto da Costa o convidar a treinar o FC Porto, onde venceu tudo o que havia para vencer, em Portugal e na Europa. Daí, partiu para o Chelsea de Roman Abramovich, onde passou a ser conhecido como de Special One. Depois de ter passado por Itália e Espanha, Mourinho regressou ao Chelsea, encontrando-se desde 2016 nos comandos do Manchester City. Com um estilo sempre controverso é, sem dúvida, um dos treinadores mais carismáticos do
futebol mundial.

3. Jorge Mendes, agente de futebol

Jorge Mendes começou por ser futebolista, mas aos 30 anos pendurou as botas, na divisão amadora, no Neves. Teve um clube de vídeo e uma discoteca, em Caminha. Foi aí que conheceu Nuno Espírito Santo, atual treinador do Wolverhampton mas que, em 1996, era guarda-redes suplente do Vitória de Guimarães. O atleta foi a primeira transferência operada por Jorge Mendes, que conseguiu transferi-lo para o Deportivo da Corunha. Nesse mesmo ano, o agente fundou a Gestifute, tornando-se agente de futebolistas, representando nos dias de hoje atletas como Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Diego Costa, James Rodríguez, Falcão ou Di Maria. No fundo, pode dizer-se que se ouvir falar numa transferência de muitos milhões, é bem provável que Jorge Mendes esteja envolvido.

4. António Damásio, professor de Neurociência

António Damásio é um nome de referência no que respeita à ciência e à investigação. Nasceu em Lisboa, mas os Estados Unidos da América têm sido uma segunda casa, para este doutorado em Medicina. Entre 1996 e 2005, Damásio trabalhou no hospital da Universidade do Iowa e a 09 de junho de 1995 foi nomeado Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. É autor de vários trabalhos na área da neurociência, pelos quais recebeu vários prémios, como o Prémio Pessoa e o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica.

5. Sara Sampaio, modelo

O rosto de Sara Sampaio é já familiar a todos nós, não estivesse espalhado por cartazes publicitários, anúncios de televisão e páginas de revistas. Em 2015, tornou-se um dos “anjos” da conhecida marca Victoria’s Secret, o que lhe deu ainda mais visibilidade e popularidade. Sara é natural de Leça da Palmeira, tendo ido, ainda jovem, viver para Paris e para os Estados Unidos da América, sempre acompanhada pelo sonho de ser modelo. Foi capa da Vogue, Elle, Marie Claire e Sports Illustrated e já desfilou nas semanas de moda de Nova Iorque, Paris, Milão e Londres. A sua beleza é inquestionável, assim como a sua fama,  já que tem milhões de seguidores nas redes sociais, contratos publicitários milionários e uma legião de admiradores.

6. António Horta Osório, banqueiro

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, logo em 1987 ingressou no Citibank, em Portugal. Em 1991, foi já recrutado pela Goldman Sachs, passando a trabalhar entre Nova Iorque e Londres. Passados dois anos, é convidado a integrar o Grupo Santander, onde fundou o Banco Santander de Negócios Portugal. Porém, é em 2010 que é nomeado presidente do Lloyds Bank. É o banqueiro mais bem pago de Inglaterra, com um ganho total de 6.442 milhões de libras no passado ano de 2017.

7. António Guterres, político

Membro do Partido Socialista desde 1973, começou por ser chefe de gabinete do Secretário de Estado da Indústria dos primeiros Governos Provisórios. Em 1976, torna-se deputado e é eleito secretário-geral do partido, em 1992. Venceu as eleições legislativas de 1995 e de 1999, vindo a demitir-se em 2001. Entre 2005 e 2015, exerceu o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados sendo, desde 2017 Secretário-geral das Nações Unidas.

8. Paula Rêgo, pintora

Paulo Rêgo sempre viveu e pintou intensamente, sendo uma artista de renome em Portugal e no estrangeiro. Nasceu em Lisboa, em 1935, mas logo na década de 1950 foi estudar para a Slade School of Fine Art, em Londres, cidade onde se instalou. O quadro “The Cadet and his Sister”, da sua autoria, foi arrematado por mais de 1,6 milhões de euros num leilão da Sotheby’s, em 2015. Números impressionantes que servem de reconhecimento ao trabalho da pintora, assim como a distinção com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada que recebeu em 2014.

Certamente, conhece todos estes portugueses famosos no mundo. A verdade é que o seu mediatismo e os cargos de relevo que ocupam, garantem uma notoriedade sem fronteiras que as redes sociais vieram amplificar. Mas seguramente que se lembra de mais. Que outros portugueses famosos no mundo acrescentaria à lista?

Veja também: