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Teresa Campos
Teresa Campos
23 Set, 2019 - 17:51

8 posturas corretas na sala de aula para proteger a coluna

Teresa Campos

Comece o ano a prevenir dores na coluna aprendendo as 8 posturas corretas na sala de aula. Todas simples e fáceis de pôr em prática.

postura correcta nas aulas

As más posturas na sala de aula, quer por parte de professores, quer por parte de alunos, são responsáveis por uma série de problemas e dores musculares, sobretudo as que afetam a região da coluna.

Portanto, adotar posturas corretas na sala de aula é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar do seu filho. Se já sabemos que uma mochila demasiadamente pesada ou inadequada para a estrutura física da criança é prejudicial, não adotar posturas corretas na sala de aula pode também ser um erro crasso, no que respeita ao conforto do jovem. Fique a saber quais os comportamentos corretos a tomar.

Aprenda 8 posturas corretas na sala de aula

sala de aulas postura correcta
Estar bem sentado pode evitar muitos problemas em termos de postura

1. Mudar de posição

Sabemos que nem sempre isso é possível, mas os especialistas recomendam que se reveze os momentos em pé, sentado e em movimento. Logo, dentro do que é possível e permitido, é importante que o aluno não fique todo o tempo da aula sentado e possa, pontualmente, caminhar e ficar mesmo uns minutos em pé.

2. Fazer pausas

Os intervalos devem servir de momentos para descontrair, relaxar e conviver e é importante que o físico descanse. Isto é, se passou muito tempo sentado, deve aproveitar para caminhar. Já se passou a aula de pé, então deve procurar sentar-se durante o recreio, idealmente num assento confortável e que ofereça encosto para as costas.

3. Usar sapatilhas ou sapatos confortáveis

O calçado é fundamental para manter uma boa postura corporal e evitar algumas dores e incómodos. Por isso, invista em sapatos bons, resistentes e que assentem bem nos seus pés. No caso dos jovens que vão a pé para a escola, por exemplo, este aspeto é ainda mais importante e é fundamental que o calçado seja capaz de lhes dar uma boa estabilidade, enquanto andam.

4. Consultar um médico

Não há idade para sofrer de “dores nas costas” e para ter mesmo uma lesão. Por isso, se uma criança se queixa recorrentemente de um desconforto lombar, por exemplo, é importante consultar um especialista e perceber o que se passa e quais as medidas a tomar para acabar com essa dor e, de preferência, prevenir outros incómodos, muitas vezes motivados pelas más posturas na sala de aula.

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5. Aprender a estar de pé

Embora, normalmente, as dores de costas sejam mais associadas às más posturas quando se está sentado, é também importante saber adotar uma postura adequada quando se está de pé. Nesse caso, é importante não deixar os pés muito próximos, pois tal dificulta o equilíbrio e a manutenção da postura, sendo maior o esforço exigido ao corpo. Os joelhos também não devem estar nem totalmente estendidos, nem flexionados.

6. Aprender a escrever no quadro

No momento de “ir ao quadro”, há também alguns cuidados a ter. Na altura de escrever no quadro, deve procurar alinhar os joelhos, o tronco e os ombros, mantendo assim a estabilidade do corpo.

7. Praticar exercício físico

A prática desportiva é super importante para o ganho de massa muscular, assim como para controlar a postura e a estabilidade. Por essa razão, é importante o desporto escolar e outras atividades complementares que a criança possa ter. Esse é um antídoto bem eficaz para os problemas na coluna e mesmo em outras partes do corpo.

8. Baixar-se corretamente

Para apanhar o material escolar que cai ou para pegar na mochila que está no chão, é importante adotar a postura certa quando se baixa. Assim, ao agachar-se, mantenha os pés afastados, de preferência um à frente e outro atrás, e flexione bem o joelho. Quanto mais dobrar o joelho, menos curvada e forçada fica a coluna. Esta é, ainda, uma posição que não deve manter durante muito tempo.

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