Luana Freire
Luana Freire
13 Dez, 2022 - 14:32

Poupar: qual a melhor empresa de eletricidade e gás para si?

Luana Freire

Com a incerteza que recai sobre o mercado energético na Europa importa, como nunca, contratar a melhor empresa de eletricidade e gás.

Sabia que, em Portugal, há mais de 40 empresas a trabalhar no fornecimento de energias? Diferente do que acontece com o mercado regulado, o mercado livre integra diferentes oportunidades, cada uma delas com as suas condições particulares de contratos, condições, potências e, claro, preços. Então, numa altura em que tanto importa controlar os gastos com os nossos consumos, como escolher a melhor empresa de eletricidade e gás para as suas necessidades?

Um consultor energético pode ser a ferramenta ideal para o consumidor que quer encontrar o melhor contrato de energia.

O setor energético está permeado de desafios – sejam elas relacionadas com a legislação, com as condições inerentes ao ambiente de livre concorrência e, até, com a guerra, que tem um impacto fora do comum neste mercado.

O resultado desta combinação de fatores resulta, inevitavelmente, na flutuação constante dos preços das tarifas e das condições contratuais. Importa, por isso, estar a par das mudanças, recorrendo a fontes úteis e credíveis de informação sobre o setor, procurando ainda contar com o apoio de um consultor energético.

Fique a saber o que é e o que faz um consultor energético, qual a sua importância quando o assunto é tomar melhores decisões sobre as faturas de eletricidade e gás, energia solar e, até, mobilidade elétrica.

Como funciona um consultor energético?

Os dias que correm trazem um perfil inédito de volatilidade ao mercado das energias, que afeta os preços e, claro, o nosso bolso. Estas mudanças, constantes e rápidas, exigem que o consumidor tome decisões estratégicas para conseguir poupar a cada mês.

Decidir entre manter as condições atuais ou mudar de operadora, diante de tantas e distintas ofertas, não é de todo algo simples para o consumidor – ainda que esteja bem informado sobre o tema, há sempre demasiada escolha e letras pequeninas que podem, por vezes, dizer muito. É por esta razão que existem consultores energéticos, especialistas em tornar mais simples a tarefa de contratar luz e gás, energia solar e mobilidade elétrica.

Antes de escolher uma empresa de eletricidade e gás, deve conhecer o seu perfil de consumo energético. Para tal, não deixe de fazer a gestão dos seus contratos de energia, para que assim possa alcançar a maior poupança possível.

Se procura por aconselhamento sobre a melhor empresa de eletricidade e gás, para que possa poupar em energia, será boa ideia recorrer a um consultor energético em que possa confiar uma decisão tão importante e com tamanho impacto no orçamento da sua família.

A nova plataforma Eligenio é uma boa referência que reúne para si, num único espaço, todas as informações atualizadas sobre contratos e tarifas, conselhos, dicas e notícias sobre o mercado, para que os consumidores portugueses possam estar a par das suas opções de energia.

3 vantagens de usar um consultor energético

1. Praticidade na recolha de informações: todas as opções de empresas e tarifários reunidas num só sítio, para nunca ter de andar em exaustivas pesquisas na internet.

2. Credibilidade na escolha da melhor empresa de eletricidade e gás: na plataforma Eligenio, por exemplo, o consumidor pode aceder às informações que são divulgadas pela Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE), sempre atualizadas, com a garantia de que os resultados são credíveis.

Tudo está sempre atualizado, de forma a assegurar que tem acesso às informações essenciais e identifique as vantagens das quais pode beneficiar.

3. Poupança nas faturas de energia: seja qual for o seu perfil de consumo, consegue sempre pagar menos se contratar o melhor preço para as suas necessidades. Conseguir alguma economia é, talvez, o principal objetivo quando recorremos a um consultor energético.

Dicas para escolher a melhor empresa de eletricidade e gás

Há imensas opções disponíveis no mercado quando o assunto é o fornecimento de energia, mas escolher o melhor contrato a fazer pode ser uma dor de cabeça.

Contratar luz e gás significa optar pela melhor oportunidade de poupança – a curto e a longo prazo, quando as relações contratuais são duradouras -, mas a decisão deve ser vista também pelo ângulo da qualidade dos serviços e da origem da energia que consome (mais amiga do ambiente ou não).

Para fazer a melhor escolha, o ideal é começar por reconhecer o seu perfil de consumo, como forma de decidir a potência energética e o escalão do gás natural a contratar. A partir daí, deverá verificar os tipos de tarifas, preços e empresas disponíveis para si.

Se quer contratar luz e gás, tenha em consideração as suas opções de contrato: contrato específico, de apenas um serviço por contrato; ou contrato dual, para os dois fornecimentos numa única fatura.

Tarifas de eletricidade: 3 tipos

  1. Tarifa simples: o preço do kWh é constante ao longo do dia. 
  2. Tarifa bi-horária: a eletricidade é paga em dois preços, que variam de acordo com o horário do consumo. Existe, portanto, um preço do kWh mais reduzido para horas de vazio e outro mais elevado para as restantes horas do dia.
  3. Tarifa tri-horária: existem três períodos de consumo, com preço diferentes para o kWh. Um mais baixo para as horas de vazio), um intermédio para as horas de cheias e um mais caro para as horas de ponta.

Para escolher, de acordo com o seu perfil de consumo, deve observar se há mais necessidade de energia elétrica num determinado horário do dia, ou se o consumo é regular ao longo de todas as horas.

Se trabalha em casa e aproveita as pausas para ligar a máquina da louça ou o aspirador, consumindo energia de igual forma tanto de dia como à noite, talvez faça sentido uma tarifa simples. O mesmo conselho adequa-se a quem trabalha por turnos e faz diferentes horários, por exemplo.

Se, por outro lado, trabalha fora e aproveita as janelas horárias noturnas para realizar tarefas em que há mais consumo de eletricidade, as tarifas com diferentes ciclos podem ser a melhor opção para o seu caso.

Tarifas de gás natural: 4 escalões

Determinar o escalão de consumo é uma tarefa do operador da rede de distribuição na área de residência. O cálculo tem como base os valores de consumo anual do consumidor doméstico. 

  • Escalão 1 – para consumos até 220 m3/ano
  • Escalão 2 – para consumos entre os 221 e os 500 m3/ano
  • Escalão 3 – para consumos desde 501 até 1000 m3/ano
  • Escalão 4 – para consumos de 1001 a 10000 m3/ano.

Estude as suas opções de contrato, preços e condições, e evite ter dúvidas na altura de escolher o seu fornecimentos de energia.


Para além de reunir toda a informação atualizada sobre o tema, referente às ofertas das melhores empresas de eletricidade e gás em Portugal, um consultor energético é a opção mais segura para confrontar diferentes opções contratuais e decidir-se sobre o que é melhor para si.

Consultor energético: uma oportunidade para poupar

De forma rápida e muito eficiente, este consultor torna acessível toda a informação sobre contratos energéticos em Portugal – tudo de forma simples, útil e resumida aos pontos fundamentais e mais importantes. Isto lhe permite poupar, para além de dinheiro, horas de análise sobre preços do kWh, tipos de contratos e legislação.