Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
21 Mai, 2018 - 15:24

Praia Fluvial Ana de Aviz: em convívio com a natureza

Viviane Soares

Visite Portugal! O país tem inúmeros paraísos naturais que merecem ser visitados, valorizados e divulgados. Surpreenda-se com a praia fluvial Ana de Aviz.

Praia Fluvial Ana de Aviz: em convívio com a natureza

Lugar de beleza ímpar, a praia fluvial Ana de Aviz é formada por uma represa que contém a água de uma ribeira, formando um espelho de água cristalino, muito convidativo a banhos, sobretudo nos dias quentes do verão.

Se é um amante da natureza e não abdica de alguma tranquilidade durante as férias, esta praia é uma boa opção para usufruir de tudo o que a época balnear tem para lhe oferecer.

Praia fluvial Ana de Aviz: um oásis de águas cristalinas

praia-fluvial-ana-de-aviz

Localizada no concelho de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, a praia fluvial Ana de Aviz é uma referência para o Turismo Ambiental e de Natureza, uma vez que é reconhecida a nível nacional pelas suas condições excepcionais.

Aliás, o concelho é representativo da beleza natural e paisagística do país, possuindo uma densa mancha florestal e várias ribeiras e espelhos de água. Na praia fluvial Ana de Aviz pode desfrutar do calor dos meses quentes, das águas límpidas, do ar puro e de uma tranquilidade desmedida. Não serão estas razões suficientes para visitar a praia e a região?

O que visitar nas redondezas?

Se vai fazer uma visita à praia fluvial Ana de Aviz, não pode deixar de conhecer a Aldeia do Xisto de Casal de São Simão – um marco do concelho de Figueiró dos Vinhos – e um restaurantes onde se servem algumas das iguarias do património gastronómico do Xisto.

Aldeia do Xisto de Casal de São Simão

Casal de São Simão é uma das aldeias mais vivas e hospitaleiras da Serra da Lousã. Recentemente premiada pela associação espanhola ADEGA – Asociación para a Defensa Ecolóxica de Galiza – com o prémio Oxigénio, pelas suas boas práticas ambientais, esta pequena aldeia é um exemplo de resiliência e de vontade de preservar as tradições da região do Xisto.

Numa batalha contra a desertificação, os habitantes recuperaram o casario em xisto, criaram uma associação de moradores, animaram o comércio tradicional e colocaram a aldeia no mapa das atrações turísticas nacionais.

Consulte a plataforma de booking – Book in Xisto – e usufrua da qualidade de oferta de alojamento na região. Vai ficar surpreendido com o conforto das unidades de turismo rural das Aldeias do Xisto.

Onde petiscar?

praia-fluvial-ana-de-aviz
praia-fluvial-ana-de-aviz

Em Casal de São Simão aproveite para petiscar no restaurante Varanda do Casal, um local de convívio das gentes da aldeia. A ementa está repleta de sabores caseiros, confeccionados em forno de lenha. Além do Menu de Degustação, no qual pode provar algumas das especialidades da casa a um preço simpático, aconselhamos ainda:

  • Enchidos regionais, sobretudo os maranhos;
  • Chanfana de cabra com batatas e legumes cozidos;
  • Churrasco de porco preto: acompanhado com arroz de feijão e migas;
  • Borrego assado no forno em tacho de barro;
  • Tigelada beirã: doce típico da região;
  • Torta de laranja.

Com água na boca? Reserve o seu lugar à mesa >>

Veja também