Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
02 Mai, 2018 - 11:32

Processador Intel Core i9 para portáteis: mais poderoso não há

Assunção Duarte

A oitava geração do processadores da Intel quer dar maior desempenho ao mundo dos portáteis. Saiba tudo sobre o novo e prometedor processador Intel Core i9.

Processador Intel Core i9 para portáteis: mais poderoso não há

Depois do sucesso conseguido no mercado dos computadores de secretária, a Intel resolveu focar-se nos portáteis. A empresa garante que o processador Intel Core i9 é o processador para gaming mais poderoso que já alguma vez produziu para este tipo de portabilidade – e também os produtores de conteúdo multimédia vão ficar rendidos.

Face à geração anterior, o Core i9 apresenta uma melhoria de 41% na performance dos videojogos e é 59% mais rápido na edição de vídeo em resoluções 4K. E se é eficiente nestas duas áreas, quer dizer que é eficiente em qualquer contexto.

Processador Intel Core i9: mais núcleos, melhor desempenho

intel core i9

Fonte: Intel/Divulgação

Em regras gerais, o processador Intel Core i9 apresenta uma melhoria de 29% na velocidade de desempenho. A razão está nos seis núcleos agora disponíveis dentro do processador, que garantem um trabalho multitarefa superior aos anteriores, que somavam apenas quatro núcleos.

Quantos mais núcleos, mais linhas de execução (thread) disponíveis para o processador dar andamento às tarefas que as aplicações lhe pedem. Com a tecnologia Hyper Threading, os novos processadores executam 12 tarefas em simultâneo. Quase o dobro, face às oito tarefas garantidas pelos processadores anteriores.

A ajudar, a Intel criou um turbo mais inteligente, capaz de avaliar o aquecimento do processador e saber quando pode aumentar a velocidade até aos 4.8 GHz, acelerando bastante mais que um turbo convencional, sem pôr em causa o perfil térmico de segurança.

Este processador conta ainda com a tecnologia Intel Optane, um sistema de memória que aprende com o utilizador. Consegue acelerar ou abrandar a comunicação entre disco e arquivos, ou entre o processador e a RAM, de acordo com os hábitos de utilização.

Assim, ele acaba por descobrir quais as tarefas nas quais vai aplicar um maior esforço no desempenho e na performance, gerindo melhor os gastos de recursos e energia internos, e respondendo com prontidão às necessidades especificas de cada utilizador.

O preço de um processador Intel Core i9 começa nos 881€.

Veja também: