Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Mai, 2020 - 12:31

Os melhores programas de estágio para 2020-2021

Catarina Milheiro

Se tem dúvidas sobre o tipo de estágio que deve ou não fazer, então este artigo é para si! Conheça os melhores programas de estágio para 2020-2021.

jovem a entrar num dos programas de estágio

Existem diversos programas de estágio para diferentes situações, sejam estágios curriculares, estágios extracurriculares, estágios profissionais remunerados e ainda estágios das ordens profissionais para quem precisar de obter a cédula profissional.

Como sabemos, são inúmeros os estudantes que terminaram agora as suas licenciaturas, por isso fizemos uma lista dos melhores programas de estágio para 2020-2021, caso esta seja uma opção em cima da mesa.

A fase de término da licenciatura e a passagem para o mundo de trabalho pode parecer bastante assustadora. Assim sendo, o objetivo dos programas de estágio é dar a oportunidade ao recém-licenciado de se integrar e de trabalhar numa empresa pela primeira vez, adquirindo o máximo de conhecimentos possíveis sobre a área.

Se se encontra nesta situação, provavelmente já se questionou “por que motivo devo fazer um estágio profissional?”. Pois bem, antes de mais é extremamente importante que compreenda a importância que um estágio profissional pode ter na sua carreira.

O estágio profissional é uma excelente forma de obter os primeiros contactos com o mundo de trabalho e trata-se de uma experiência extremamente importante e que pode mesmo determinar a carreira ou a área que se quer desenvolver.

É natural que quando se aproxima o momento de escolha do melhor programa de estágio, se sinta um pouco indeciso por não saber o que será melhor. 

Consulte a listagem com os melhores programas de estágio para 2020-2021 e responda às suas dúvidas. Tome nota.

PROGRAMAS DE ESTÁGIO PARA O PRÓXIMO ANO LETIVO

estagiária a trabalhar
1

REN- Redes Energéticas Nacionais

A REN é a empresa que gere as principais infraestruturas de transporte de eletricidade e de gás natural, em Portugal e já abriu candidaturas para o Programa de Estágios Profissionais 2020-2021.

De uma forma geral, a sua missão é assegurar que o transporte de energia em Portugal é feito sem qualquer tipo de falhas, com a máxima eficiência e com uma elevada qualidade de serviço, minimizando assim os custos para o consumidor final.

Neste momento, a empresa está a recrutar jovens profissionais, para integrarem a equipa de Trainees 2020-2021, com as seguintes formações:

Para que consiga ter uma noção mais clara do tema, os programas de estágio profissional remunerados são os seguintes:

  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (M/F);
  • Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia e Gestão Industrial (M/F);
  • Economia, Gestão e Ciências Sociais (M/F).

O Programa Trainee REN investe em jovens que pretendam realizar um estágio profissional remunerado, com a duração de 12 meses, que queiram contribuir para o crescimento e futuro da empresa.

2

L’Oreal

A L’Oréal Portugal prolongou o prazo de candidaturas para L Internship Program até 21 de junho. Este programa acontecerá em Lisboa e é adequado para todos os recém-licenciados que pretendam estagiar nas seguintes áreas:

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Comércio, Comunicação;
  • Recursos Humanos;
  • Finanças;
  • Direito;
  • Redes Sociais;
  • Logística. 

O programa terá a duração de 6 a 12 meses e inclui: a rotação por várias áreas, integração numa área específica de acordo com formação e competências, participação em projetos de acordo com o desempenho, colaboração em projetos específicos transversais a várias funções, formação presencial, acompanhamento de um mentor e inserção em programa de empreendedorismo inovador.

3

Galp

A Galp desenvolve vários programas de formação, estágios e de trainees, que proporcionam o desenvolvimento de competências e simplificam a entrada no mercado de trabalho.

Atualmente, existem dois Programas de Formação de Mestrado e Doutoramento:

  • Mestrado em engenharia do petróleo: organizado em parceria entre a Galp, o ISPG (Instituto do Petróleo e Gás) e a Universidade Heriot-Watt. Realiza-se em Lisboa e tem a duração de um ano;
  • Doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química (EngIQ): funciona em meio empresarial, permitindo a especialização nas indústrias da Refinação, Petroquímica ou Química. Este programa é desenvolvido em colaboração com diversas universidades portuguesas e empresas industriais. A Galp acolhe anualmente bolseiros que desenvolvem projetos de investigação.

Para além disto, estão ainda abertas as candidaturas para o Programa Galp 21 – estágios curriculares. Trata-se de um programa de cooperação universitária com a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

4

Sonae

A Soneae já abriu candidaturas para o Programa de Trainees Contacto 2020. Este programa possibilita estagiar e adquirir experiência profissional em áreas como o retalho, a moda, tecnologia, centros comerciais, hotelaria, fitness, etc.

Assim, podes candidatar-te se reunires as seguintes condições:

  • Licenciatura ou mestrado concluídos até setembro de 2020;
  • Dominas o Inglês e tens conhecimentos de outras línguas;
  • Curiosidade, motivação para aprender, polivalente, flexível, criatividade, ambição, capacidade de trabalho em equipa, de análise e de inovação;
  • Máximo de 2 anos de experiência profissional;
  • Disponibilidade para começar o estágio em setembro de 2020, então concorre!
Veja também