Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
19 Fev, 2019 - 16:44

10 programas mais vistos pelos portugueses

Márcio Matos

Em 2019, a guerra de audiências está ao rubro, em Portugal. Saiba quais foram os programas mais vistos pelos portugueses em 2018, excluindo os desportivos.

10 programas mais vistos pelos portugueses

A mudança de nomes conhecidos de uma estação televisiva para um canal rival é prática comum. Todos os anos, surgem contratações de atores, apresentadores, comentadores e outros protagonistas que escolhem abraçar um novo projeto. Os programas mais vistos pelos portugueses em 2018 revelam quais as suas escolhas prediletas e demonstra, também, as caras mais estimadas. A mudança de Cristina Ferreira para a SIC, por exemplo, causou um golpe profundo numa liderança que a TVI detinha por muito tempo.

Numa altura em que há uma autêntica guerra de tronos nas estações televisivas, é relevante conhecer o que foi mais visto pelos portugueses em 2018. Certamente que este ano de 2019, que ainda nem completou sequer dois meses, revelará no seu término outros vencedores. Mas não se pode esquecer o trabalho desenvolvido em 2018. Estes são os programas mais vistos pelos portugueses em 2018 (excluindo os programas desportivos que, em ano de mundial, recebeu grande atenção).

Programas mais vistos pelos portugueses em 2018: os 10 vencedores

1. Festival Eurovisão da Canção 2018 (Final)

A Eurovisão foi o programa mais visto de 2018. As quatro caras femininas escolhidas pela RTP – Catarina Furtado, Filomena Cautela, Sílvia Alberto, Daniela Ruah – deram um encanto especial à noite de sucesso da RTP. O Festival foi acompanhado, em média, por mais de 1,5 milhões de portugueses.

A 63ª edição do mítico festival foi realizado pela primeira vez em Portugal, fruto da anterior consagração de Salvador Sobral. Foi na cidade de Lisboa que, em pleno Altice Arena,  Netta Barzilai viveu a sua noite de glória com a músca TOY, agendando assim a próxima edição para Israel.

2. Futsal Campeonato da Europa (Final Portugal-Espanha)

A seleção portuguesa de futsal tem, à semelhança da seleção de futebol, o melhor jogador da modalidade. Se Cristiano Ronaldo teve a oportunidade de ganhar a sexta bola de ouro e perdeu, Ricardinho já guarda a sua sexta bola de ouro de melhor do mundo. Um jogador como Ricardinho chama muito a atenção do público português que, neste dia, viu a consagração da Seleção Nacional como Campeã Europeia da modalidade.

3. Secret Story 7, Casa dos Segredos (Gala Final)

Os números revelam que este tipo de programa continua a conquistar audiências. A gala final de Secret Story prendeu a atenção de muitos portugueses, tendo ficado em terceiro lugar nesta lista que exclui os resultados de audiência dedicados ao futebol. Neste episódio, Manuel Luís Goucha teve a oportunidade de, com o precioso apoio do gráfico, anunciar o grande vencedor da noite. Nesta final, a grande decisão esteve entre Joana F. e Tiago, sendo este último o vencedor do prémio mais cobiçado.

4. Pesadelo na Cozinha (último episódio)

O sucesso do Chef Ljubomir Stanisic continuou a encantar os portugueses, nomeadamente neste episódio final que, por pouco, não garantia mesmo o cobiçado pódio dos programas mais vistos pelos portugueses. A sua visita é crucial para salvar restaurantes que possuem diferentes problemas.

A imensa experiência de um Chef como Ljubomir Stanisic permite que os proprietários sejam confrontados com as suas próprias falhas (preguiça, excesso de pratos na ementa, falta de organização, pouco profissionalismo, falta de higiene na cozinha) e nem sempre as suas palavras são acolhidas com a necessária humildade. Nada que demova o chef jugoslavo, nem a sua legião de seguidores.

5. Pesadelo na Cozinha

O Chef Ljubomir Stanisic possui uma personalidade muito própria e leva a sério o universo da cozinha. Quando a gastronomia portuguesa é violentada por pessoas mal preparadas ou por falta de higiene, a sua versão mais irascível vem ao de cima e não deixa nada por dizer. A sua frontalidade e o seu génio difícil continuaram a merecer toda a atenção dos portugueses, durante o ano que passou, conseguindo colocar este programa no top 10 dos programas mais vistos do ano de 2018.

6. A Herdeira

Esta novela caiu no goto dos portugueses e consegui colocar dois episódios nos 10 programas mais vistos do ano. Uma novela repleta de bons atores e que tem como protagonistas nomes como: Rita Pereira, Lourenço Ortigão e Kelly Bailey. Esta foi uma produção da Plural Entertainment e foi escrita por Maria João Mira, tendo sido filmada em locais como Viana do Castelo, Galiza e México.

7. Secret Story, O Reencontro (Gala Final)

A aposta da TVI neste tipo de programa é recorrente e os números são claros e dão razão à estação televisiva que liderou o ano de 2018, sem qualquer contestação. Sendo o segundo programa do universo Secret Story a integrar a lista dos programas mais vistos pelos portugueses, o cunho do apresentador Manuel Luís Goucha é notado em cada episódio, distanciando-se claramente do estilo associado a Teresa Guilherme.

8. Especial de Informação SuperNanny, o debate

Este especial de informação foi dedicado a uma das polémicas do ano: um programa chamado Super Nanny. Teresa Paula Marques foi a psicóloga que esteve envolvida neste programa que teve curta duração, face à onda de críticas que recebeu.

Super Nanny foi um programa que se tornou em Super Polémica. Duramente criticado por Miguel Ricou, presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos e, também, pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Conceição Lino moderou o debate que teve o contributo de Dulce Rocha (Instituto de Apoio à Criança), Cristina Valente (psicóloga), Júlia Pinheiro (Diretora de Conteúdos da SIC) e Rosário Farmhouse (Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, CNPDPCJ).

9. A Herdeira (segunda episódio)

O segundo episódio desta novela teve o seu início marcado para as 21h43. Este episódio teve uma audiência média que superou os 1.200.000 de espectadores. O share de 30,6 % revelam um dos motivos pelos quais a TVI deve ter orgulho de mais uma novela nacional de grande sucesso. Esta foi mais uma aposta ganha no que respeita à ficção de assinatura portuguesa.

10. Masterchef Júnior

Manuel Luís Goucha tem vivido dias difíceis em 2019, mas o trabalho desenvolvido em 2018, nomeadamente com o programa Masterchef Júnior, revela que o seu trabalho tem muitos admiradores. O encanto das crianças talentosas para o universo da cozinha foi um precioso aliado na integração deste programa como o último (mas meritório) a integrar a lista dos programas mais vistos pelos portugueses em 2018.

Veja também: