Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
30 Abr, 2018 - 12:18

Psoríase: tratamento natural para aliviar os sintomas

Ana Luisa Santo

Saiba mais sobre a psoríase e as alternativas de tratamento natural. Esta é uma doença sem cura, que afeta a vida de cerca de 250 mil portugueses.

Psoríase: tratamento natural para aliviar os sintomas

Psoríase: tratamento natural e tudo o que precisa de saber sobre esta doença da pele. A psoríase afeta cerca de 250 mil portugueses e, embora não haja cura definitiva para este problema, existem tratamentos que controlam a sintomatologia.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer várias terapêuticas, com destaque para os métodos naturais, cujos resultados têm um grande impacto positivo no tratamento.

Psoríase: o que é, sintomas, diagnóstico e fatores de risco

psoriase tratamento natural

A psoríase não é contagiosa nem incapacitante, mas tem um peso considerável na vida da pessoa, ao nível do bem-estar físico e social, principalmente.

Trata-se de uma doença crónica da pele, que se manifesta com lesões inflamatórias de vários tipos. Tem uma natureza auto imune, pelo que surge por uma resposta desajustada do sistema autoimune na produção de tecido cutâneo.

Caracteriza-se por manchas vermelhas e descamativas, mais frequentes nos cotovelos, joelhos e inserção do couro cabeludo. Por vezes, também surgem nas unhas e na zona lombar. Existem vários tipos de psoríase, sendo que a mais frequente é a psoríase em placas – que surgem acompanhadas de prurido, e quando coçadas pioram o aspeto das placas, tornando-as ainda mais espessas.

Havendo uma base genética para o desenvolvimento desta doença – ou seja, ocorre em vários membros da família -, a sua manifestação acontece como resultado de situações diversas: episódios de stress, toma de alguns medicamentos, cortes na pele, queimaduras pelo sol ou pelo frio, e amigdalites.

O dermatologista realiza o diagnóstico da doença pela observação clínica da pele, podendo apoiar-se na biópsia de pele para confirmação.

O tratamento é considerado em função do tipo de psoríase e de acordo com pessoa e sua sintomatologia. Os medicamentos e injetáveis são um recurso nos casos em que as manifestações afetam a qualidade de vida.

Existem cremes e emolientes que controlam a inflamação e controlam o aparecimento de placas. A fototerapia também consegue atenuar o surgimento das placas. A exposição solar, sob aconselhamento médico, pode ser benéfica para abrandar a multiplicação das placas de pele.

Psoríase: tratamento natural (5 opções que aliviam os sintomas)

Relativamente ao tratamento da psoríase, existem ainda alternativas terapêuticas menos conhecidas, mas com efeitos super benéficos para o tratamento dos sintomas. Entre eles, destacamos os cinco que descrevemos de seguida.

1. Acupuntura

acunpultura

A técnica surge como uma alternativa natural de excelência no tratamento da psoríase. Por um lado, alivia os sintomas da erupção e inflamação da pele. Por outro, diminui efetivamente a ansiedade e o stress, uma vez que estes fatores estão na origem do agravamento do quadro clínico.

A acupuntura estimula o sistema nervoso para a libertação de mediadores vasculares e imunomoduladores com efeitos na eliminação do prurido, cicatrização e regeneração do tecido cutâneo.

2. Infusão de bardana e cardo-mariano

psoriase

Fonte: Pixabay/KIMDAEJEUNG

Estas plantas medicinais podem ser adquiridas em ervanárias ou dietéticas e possuem, no seu conjunto, uma eficaz ação anti- inflamatória da pele. Conhecidas por serem protetoras e regeneradoras do fígado e vesícula biliar, a ingestão do chá é benéfico também para a psoríase.

3. Aloé vera

aloe vera

A aplicação do gel de aloé vera pode ser feito a partir quer da planta propriamente dita, quer de bisnagas com concentração quase pura do seu parênquima. Tem um poder calmante e cicatrizante, diminuindo eficazmente as lesões da pele.

4. Óleo vegetal de calêndula

psoriase

Este óleo tem uma potente ação anti-inflamatória, cicatrizante com especial papel regenerador da pele sendo, por isso, muito aplicado em dermatologia. Muito suave, tem uma ação comparável à cortisona, devolvendo a delicadeza à pele.

5. Óleo vegetal de abacate

oleo de abacate

O óleo vegetal de abacate apresenta também uma distinguida ação cicatrizante e regeneradora da pele. Tem vindo a ganhar cada vez mais destaque na medicina natural e já revolucionou a área da dermatologia. Na psoríase, assume-se como uma alternativa terapêutica no controlo dos sintomas locais de inflamação.

Veja também: