Elsa Santos
Elsa Santos
09 Nov, 2021 - 08:45

Puzzles para crianças: tudo o que deve saber

Elsa Santos

Das brincadeiras às aprendizagens, ao desenvolvimento de competências, são muitas as vantagens dos puzzles para crianças.

puzzles para crianças

Os puzzles para crianças, devem marcar presença obrigatória nos momentos de brincadeira e ao longo de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem.

As peças que encaixam para formar determinada imagem apresentam benefícios únicos e essenciais na infância. Assim, estaremos a dar muito mais do que um simples brinquedo. Com um puzzle, ofereceremos horas de entretenimento, raciocínio lógico e treino da destreza e paciência.

Saiba tudo sobre puzzles para criança.

7 BENEFÍCIOS DOS PUZZLES PARA CRIANÇAs

Reunimos alguns benefícios dos puzzles para crianças que deve mesmo conhecer.

montar puzzle
1

Facilita a interação social

O desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais.

Habitualmente, em qualquer sala do pré-escolar existem inúmeros puzzles para crianças. Uma das razões é que os puzzles estimulam os mais pequenos a trabalhar em cooperação com o objetivo de o completar, o que exige a comunicação entre eles.

O mesmo acontece em casa, onde a criança vai dando indicações do que está a fazer ou precisa para, em conjunto com os pais ou irmãos, conseguir encaixar todas as peças.

Ainda que possa ser uma atividade solitária, quando realizado em conjunto, leva à interação.

2

Promove as habilidades emocionais

O psicólogo e jornalista Daniel Goleman que durante muitos anos escreveu sobre avanços nos estudos do cérebro e das ciências comportamentais, define habilidades emocionais como “… capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”

Enquanto faz um puzzle, a criança aprende e desenvolve competências como por exemplo persistência, paciência e concentração, sempre que o tenta resolver, escolhendo e encaixando as peças corretamente. Quando conclui o “desafio”, há uma imediata recompensa dessa aprendizagem. Esta recompensa vai aumentar a sua independência e autoestima pela sensação de realização com o objetivo atingido.

Desenvolver as habilidades emocionais é algo fundamental para a vida, apontando para as chamadas soft skills, cada vez mais valorizadas no mundo do trabalho.

3

Desenvolve a motricidade fina

A motricidade fina é uma das grandes preocupações no desenvolvimento de qualquer criança.

Trata-se de desenvolver habilidades motoras que envolvem músculos pequenos, nomeadamente dos músculos dos dedos para que possam segurar e agarrar coisas, mesmo as mais pequenas. Os puzzles para criança promovem movimentos dos dedos que fortalecem os músculos ao agarrar as peças e colocá-las no lugar certo.

O resultado mais visível deste treino é a aprendizagem e desenvolvimento das habilidades de caligrafia.

4

Melhora a coordenação mão-olho

A coordenação olho-mão pode definir-se como a habilidade que permite a realização de atividades nas quais se utilizam em simultâneo as mãos e os olhos.

Utilizamos os olhos para focar a atenção e as mãos para realizar a tarefa. A coordenação mão-olho é uma habilidade cognitiva, que guia os movimentos da mão de acordo com os estímulos visuais.

O desenvolvimento desta capacidade é especialmente importante para o desenvolvimento normal da criança e para a aprendizagem escolar.

Quando uma criança tenta encaixar, remover ou virar uma peça de um puzzle para encontrar o lugar certo da mesma, está a aprender e a desenvolver a coordenação mão-olho. Isto exige muita prática e os puzzles são uma maneira divertida de o conseguir.

No futuro, quase todas as atividades diárias requerem esta coordenação, por isso é importante estimulá-la e melhorá-la.

5

Aumenta o vocabulário

De um modo geral, a aprendizagem da fala ocorre nos dois primeiros anos de vida e desenvolve-se até aos 5, altura em que a criança já consegue expressar-se de uma forma mais clara e direta.

Os puzzles para criança ajudam a promover, desde muito cedo, o desenvolvimento da linguagem e o processo de aquisição do vocabulário.

Quando uma criança faz um puzzle e pede uma determinada peça, frequentemente descreve o que está à procura. Se o tema do puzzle é animais, números, formas, veículos ou cores, isso vai ajudar e incentivar à fala e à aplicação das palavras corretas que os identificam. Há mesmo fabricantes que colocam perguntas nas caixas sobre os respetivos puzzles, para colocar às crianças. O objetivo é esse mesmo, desenvolver o vocabulário e a fala.

O uso de puzzles pode ainda ajudar a detetar eventuais perturbações na linguagem, conduzindo precocemente à sua resolução em conjunto com um especialista.

6

Aperfeiçoa o pensamento abstrato

Pode dizer-se que o chamado pensamento abstrato é a utilização de diferentes níveis de abstração para perceber os problemas e solucioná-los, passo a passo. Os puzzles para criança assumem, precisamente, este papel.

Os puzzles permitem que as crianças usem diferentes habilidades de raciocínio, abstração e imaginação. Assim, de maneiras diferentes, vão encontrar as peças e colocá-las no sitio certo. Vão também descobrir uma peça especifica que precisam a seguir, seja um canto, uma peça de cor vermelha ou uma peça com um determinado recorte.

O pensamento abstrato irá proporcionar à criança no futuro, uma maior capacidade de aprendizagem e de memorização, bem como melhoria dos processos de criatividade.

fazer puzzle
7

Ajuda na solução de problemas

Os puzzles para crianças são jogos em que não é permitido o engano, visto que as peças encaixam ou não, não há alternativa possível. É assim em qualquer tipo de puzzle, mesmo nos mais simples.

Fazer um puzzle significa cumprir um objetivo. Para isso é necessário pensar, criar estratégias, falhar, voltar a tentar e finalmente alcançar o sucesso. Também na resolução de problemas do dia-a-dia, é esta a sequência.

Trata-se, pois, de uma prática que permite à criança solucionar problemas, capacidade importante para a vida.

PUZZLES PARA CRIANÇA E TECNOLOGIA

Com um acesso cada vez mais facilitado das crianças a tablet, computadores e telefones, é possível que as crianças elejam esses meios para as brincadeiras. Também é possível fazer puzzles digitais, mas por mais parecidos, estão longe de ser iguais a puzzles físicos.

Não significa que não possa usar-se a tecnologia na infância, ainda que pontualmente, quer para fazer puzzles, quer para colorir imagens ou outras atividades. Porém, não deve ser o primeiro recurso.

Uma das enormes diferenças entre o digital e o físico é o treino da motricidade fina, essencial para o desenvolvimento das habilidades de caligrafia, uma habilidade que é pouco desenvolvida quando a criança usa apenas um dedo para o encaixe das peças. Daí, ser fundamental usar a mão toda para pegar nas peças tridimensionais. A par disso, outras competências também se perdem como a interação social e a comunicação.

EXEMPLOS DE PUZZLES PARA CRIANÇA

Para cada etapa, há puzzles para criança mais adequados.

Peças grandes ou pequenas, maior ou maior quantidade, em diferentes materiais e temas, com maior ou menor complexidade, são aspetos importantes a ter em conta.

Apresentamos-lhe alguns exemplos de puzzles para criança, adequados a diferentes etapas do desenvolvimento e aprendizagem.

1 a 2 anos

3 a 4 anos

5 a 7 anos

8 a 11 anos

12 a 14 anos

Veja também