Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Francisco Rodrigues
Francisco Rodrigues
18 Out, 2018 - 13:23

Quando substituir as velas de ignição: 3 sinais de que está na hora

Francisco Rodrigues

Sabe quando substituir as velas de ignição? O bom funcionamento deste elemento é a diferença entre ir de carro ou não ir a lado nenhum.

Quando substituir as velas de ignição: 3 sinais de que está na hora

É importante saber quando substituir as velas de ignição. Apesar de serem pequenas, têm um papel fundamental no sistema de arranque do veículo, e se não estiverem em bom estado podem vir a fazer com que o motor fique danificado, o que leva a despesas e a dores de cabeça que podiam ser evitadas com facilidade.

3 sinais de que está na altura de trocar as velas

Se não se quer basear apenas na informação do manual do proprietário, existem sinais que podem acabar com a dúvida de quando substituir as velas de ignição.

1. O carro consome demasiado

Com as velas em mau estado a combustão não é tão eficaz, e isto faz com que o carro comece a obriga-lo a visitar a bomba de gasolina com maior frequência. Apesar de haverem várias causas para um consumo excessivo, esta é uma que deve ser considerada.

2. O carro não pega

Quando o carro não pega, podemos culpar a bateria ou a falta de combustível, mas o problema pode estar nas velas. Se estas não produzirem a faísca necessária para acender o motor de combustão, então não vai a lado nenhum.

3. Perda de potência

As velas de ignição ajudam-nos muito quando aceleramos e trocamos de mudança, mas quando estas não estão em bom estado, o carro não é tão eficiente em acelerações e sente-se que o motor não consegue mostrar-nos o que vale. Muitas vezes, o carro não terá força para algumas subidas.

Dicas importantes

Consulte o manual do proprietário

Com o tempo, as velas vão-se deteriorando, e no manual do proprietário terá informação sobre quando substituir as velas de ignição. Por norma, estas devem ser mudadas a cada 30.000 ou 60.000 quilómetros, mas existem exceções e com um elemento tão importante não vale a pena arriscar. O manual do proprietário também indicará o tipo de velas de ignição do seu carro.

Quando for ao mecânico peça para ver as velas

Sempre que for ao mecânico, seja para tratar da manutenção do carro ou para o ir cumprimentar, é sempre boa ideia pedir-lhe para dar uma vista de olhos às velas de ignição. A ajuda de um profissional é sempre bem-vinda, e se não precisarem de ser substituídas não vai ter de pagar nada.

Deve estar sempre atento para saber quando substituir as velas de ignição, pois quando estas falham a carteira começa a sofrer, tanto pelo consumo de combustível, como por eventuais danos que possam vir a ser causados.

Veja também: