Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
08 Set, 2022 - 13:26

Saiba quanto consome de energia um microondas

Catarina Milheiro

Sabe quanto consome de energia um microondas? Nós explicamos tudo e damos 7 dicas para poupar na fatura da luz com este equipamento.

Eis a questão que em que todos pensam: “mas afinal, quanto consome de energia um microondas?”. Bem, no fundo há algumas questões que devem ser explicadas primeiro.

Sabia que mais de metade da energia que gastamos nas nossas casas é proveniente dos eletrodomésticos? A verdade é que por vezes, eles estão a consumir energia mesmo sem estarem a ser utilizados.

Por isso, sempre que pensamos na solução ideal para poupar na fatura da eletricidade, a aquisição de eletrodomésticos com classe energética mais elevada surge em primeiro lugar – até mesmo quando o assunto é o microondas.

Contudo, nem sempre podemos estar a mudar de equipamentos. Assim, é essencial ficarmos a saber quanto é que ele consome de energia e o que podemos fazer para poupar.

Quanto consome de energia um microondas por mês?

Nos dias de hoje, não ter um microondas em casa quase parece uma realidade muito distinta e atrasada. Mas será que sabemos quanto consome de energia um microondas por mês? Vejamos.

O microondas é um dos equipamentos domésticos que mais eletricidade consome e é, provavelmente, aquele que mais uso tem nos nossos lares diariamente.

Seja para aquecer o leite ou chá logo pela manhã, para descongelar alguma comida ou até para aquecer o almoço, este aparelho faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas.

E alguns aspetos como deixar o temporizador ligado ou a porta aberta do equipamento, por exemplo, fazem com que ele continue a consumir eletricidade.

Em média, um microondas simples em funcionamento é capaz de consumir entre 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora. Já os modelos mais completos e robustos, podem mesmo atingir os 3,5 kWh de consumo.

Contudo, quando o microondas está em stand-by, o consumo desce consideravelmente (mas ainda assim é significativo). Para que consiga ter uma ideia, ao longo de um mês ligado à corrente, mesmo sem ser utilizado, este equipamento vai consumir cerca de 13 ou 14 kWh.

Por isso mesmo, o ideal é desligar sempre o aparelho da tomada depois de cada utilização – principalmente se for de férias, esta é uma das tarefas que não se pode mesmo esquecer.

Mas como fazer o cálculo de forma exata?

Cada microondas tem especificidades diferentes. Por isso os valores que lhe demos anteriormente são apenas referenciais.

Se o seu objetivo é efetivamente calcular o consumo de energia do seu microondas deve:

  • Multiplicar a potência do equipamento (em Watts) x número de horas (tempo em que o utiliza) x 30 (número de dias do mês);
  • Depois, divida o resultado por 1000 e voilà, tem a sua resposta.

7 dicas para economizar na energia do microondas

dicas para usar microondas
1.

Esteja atento à classe energética

Se ainda não tem um microondas e pretende comprar, então uma das primeiras coisas a fazer é procurar por equipamentos com uma classe energética mais alta, ou seja, A+++.

No fundo, esta dica aplica-se a qualquer aparelho eletrónico que adquira para o seu lar. Quando o objetivo é poupar na fatura da luz, é necessário ter em consideração uma boa classe energética. Podem até ser mais caros, mas lembre-se que a longo prazo conseguirá poupar bastante.

2.

Pense nas suas necessidades e compre o modelo adequado

Tudo se resume à compra de um microondas que se adeque às suas necessidades. Isto é, se o objetivo é grelhar, cozinhar ou gratinar alguns alimentos, então o mais indicado será comprar um microondas com grelha. Se não quiser estar a gastar mais dinheiro num forno, pode optar por comprar um microondas com esta função, por exemplo.

Por outro lado, se vai utilizar o equipamento apenas para descongelar ou aquecer refeições e alimentos, não fará sentido adquirir um com funções de grill. Afinal, este tipo de aparelhos são normalmente mais robustos e por isso mesmo, gastam mais energia sem necessidade.

3.

Não aqueça água no microondas

Quando o objetivo é diminuir o consumo de energia de um microondas, esta é uma das coisas eu não deve fazer. Aquecer água neste equipamento é um autêntico desperdício de energia e pode mesmo acabar por danificá-lo a longo prazo.

Por isso, opte pela chaleira – é exatamente para isso que ela serve.

4.

Utilize extensões com botão de ligar/desligar

Opte por ligar o seu microondas a uma tomada que tenha várias entradas e com um botão para ligar e desligar. Desta forma, conseguirá desligar vários aparelhos ao mesmo tempo e poupar na fatura de luz.

Pode ligar, por exemplo, a máquina do café, o microondas, a chaleira e a torradeira.

5.

Regule sempre a potência

Sabia que a potência programada interfere no volume de consumo do microondas? Por este motivo deve regulá-la de acordo com a sua necessidade em cada momento.

Por exemplo: para aquecer o leite, pode escolher uma potência mais baixa e para grelhar, uma mais alta.

6.

Não use o equipamento para descongelar alimentos

A verdade é que se podermos planear atempadamente as nossas refeições, temos tempo para deixar os alimentos descongelarem de forma natural – sem que seja preciso gastar energia.

De facto, optar por estar constantemente a utilizar esta função vai fazer com que a sua fatura da luz aumente bastante.

7.

Esteja atento à fatura da eletricidade

Depois de aplicar estas dicas, compare as suas faturas da luz anteriores. Analise os consumos de energia através dos kWh consumidos que vêm descritos na fatura e veja a diferença todos os meses!

Veja também