Luana Freire
Luana Freire
25 Set, 2018 - 15:02
Quanto custa esterilizar um gato? Fizemos as contas

Quanto custa esterilizar um gato? Fizemos as contas

Luana Freire

Tem um bichano, macho ou fêmea, em casa e está a ponderar este passo? Saiba quanto custa esterilizar um gato em Portugal e as razões para o fazer.

O artigo continua após o anúncio

Para quem tem um felino em casa e está a pensar na esterilização, a boa notícia é que esta é uma medida mesmo saudável para o seu amigo e aconselhada por médicos veterinários e associações de proteção animal. Mas, então, como e onde o fazer, e ainda, qual é o investimento necessário? Saiba quanto custa esterilizar um gato em Portugal, mas antes descubra por que razões esta é uma medida preventiva que é aprovada por especialistas.

Esterilizar os gatos: porquê?

Sabemos que os donos dos bichanos- especialmente de gatas – têm sempre uma preocupação comum: as possíveis ninhadas. O assunto ganha contornos acentuados quando o animal tem o hábito de ir à rua. A esterilização, aqui e não só, é uma medida a ter em conta, mas não apenas para impedir a procriação. Descubra por que razões deve pensar em esterilizar o bichano aí de casa.

gato

A esterilização reduz o número de animais em abandono

É do conhecimento geral que há mais gatos do que lares para os adotar e é justamente esta a razão que leva as associações de proteção animal a aconselharem a castração do animal. Sim, esterilizar o gato é a melhor forma de travar o aumento da população de felinos e, como consequência, reduzir o número de animais abandonados nas ruas.

Os gatos atingem a maturidade sexual entre os 4 e os 6 meses, e é já a partir daí que podem procriar – e que, portanto, devem ser esterilizados. Ao contrário do que diz a crença popular, as gatas não necessitam de ter uma ninhada para terem uma vida mais saudável. Esta é uma ideia errada e que é preciso combater.

Entenda a esterilização como um ato natural, que vai contribuir para a causa animal e, ainda melhor, trazer benefícios para a sua saúde.

saibada tudo sobre esterilizar uma gata

Benefícios de esterilizar um gato ou gata

No que diz respeito à saúde e ao bem-estar do animal, são diversos os benefícios que resultam da esterilização de gatos e gatas – o que se traduz na melhor qualidade de vida dos animais.

  • Melhora o sistema imunitário do animal.
  • Reduz os riscos de infeções e outras doenças, como é o caso da leucemia felina.
  • Aumenta a esperança de vida.
  • Promove a melhoria na relação com outros animais.
  • Diminui o stress do animal.
  • Deixa de haver o cio das gatas.
  • O gato ou a gata passa a ser mais afetivo com o dono.

Como é feita a esterilização de gatos e gatas?

Nas fêmeas, a esterilização prevê a retirada dos órgãos reprodutores por via cirúrgica – ou seja, são removidos os ovários e o útero. Em alguns casos, os médicos veterinários optam pela retirada dos ovários, mas cabe ao especialista da sua confiança esta decisão. A remoção dos órgão é feita por uma pequena incisão na região abdominal. Isso quer dizer que será necessária a administração de uma anestesia.

Depois do procedimento cirúrgico, o veterinário pode prescrever uma medicação para o alívio do desconforto do animal, mas esta não é uma medida obrigatória. Além disso, a gata deverá usar um colar para impedi-la de morder ou lamber os pontos da cirurgia. Em geral, a recuperação acontece em 3 dias.

O artigo continua após o anúncio

Nos machos, a cirurgia é menos invasiva e realizada rapidamente, mas também prevê a administração de de uma anestesia geral. Chamado de orquiectomia, o procedimento remove os testículos do animal através de uma pequena incisão na região.

Que cuidados ter após a esterilização?

Ainda durante o período pós-operatório e durante toda a vida do animal, o dono deve escolher oferecer uma ração específica, que seja inteiramente adequada às necessidades de animais esterilizados. Isso porque, como a diminuição das hormonas sexuais, aumenta o risco de obesidade. É essencial, ainda, que controle a quantidade de ração/comida ingerida pelo animal.

Quanto custa esterilizar um gato?

Mas, então, quanto custa esterilizar um gato? A pergunta não tem uma única resposta para todos os casos, mas é possível estabelecer uma margem de preços. Isso porque, além de podermos observar a variação de valores cobrados mediante a escolha do médico veterinário e da clínica, também há diferenças significativas entre os procedimentos – por serem cirurgias diferentes, esterilizar uma gata vai custar mais do que esterilizar um gato.

Antes de mais, se adotou ou vai adotar o animal, saiba que muitas associações asseguram a esterilização dos animais através de protocolos com veterinários e clínicas. Se não for o caso, pergunte se algum protocolo prevê condições especiais e descontos no valor a pagar ao médico – assim, a resposta à pergunta quanto custa esterilizar um gato pode ser bem mais económica.

Se não é o seu caso e comprou ou adotou o animal há algum tempo, será necessário fazer uma pesquisa de preços. Converse  com os amigos e a família, peça indicações de veterinários e verifique qual valor é cobrado por eles. Em regra geral, esterilizar uma gata pode custar algo em torno dos 100 e os 150€, enquanto que esterilizar um gato custa à volta dos 50€.

Importa ainda referir que, geralmente, as associações de apoio a animais abandonados têm protocolos com alguns veterinários no sentido de conseguirem condições especiais, pelo que pode ser uma opção a explorar.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp