Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
03 Nov, 2017 - 07:00
Quanto custa um contabilista?

Quanto custa um contabilista?

Tatiana Carvalho

Acha que precisa de um profissional mas não sabe quanto custa um contabilista ou por onde começar? Nós ajudamos.

O artigo continua após o anúncio

Saber quanto custa um contabilista pode ser a chave do sucesso financeiro de qualquer negócio.

Um contabilista é o responsável pela supervisão e organização dos serviços de contabilidade de uma instituição e as suas responsabilidades podem incluir a gestão orçamental, o controlo dos meios financeiros internos e a auditoria. São eles que lidam com os processos de financiamento e tratam das obrigações fiscais junto do Estado.

Ter um contabilista pode ser obrigatório ou não.

Caso possua uma empresa constituída por sociedade, e optar pelo regime de contabilidade organizada, ter um contabilista é obrigatório. Se este não é o seu caso, e optou pelo regime simplificado, fique tranquilo: em princípio não precisa saber quanto custa um contabilista.

Num regime de contabilidade organizada, mais vantajoso do ponto de vista financeiro pois permite a apuração do lucro e do prejuízo com extremo rigor, a empresa, ou o sujeito passivo, é obrigada a contratar um Contabilista Certificado.

Este é o responsável por submeter todas as declarações fiscais da empresa, e o valor da sua contratação pode também ser deduzido em IRS.

trabalho

Mas afinal, quanto custa um contabilista?

Uma pesquisa rápida na internet sugere que o preço a ser pago pelos serviços de um contabilista começa em valores como os 50 euros mensais.

As empresas de consultoria e contabilidade estabelecem valores médios:

O artigo continua após o anúncio
  • Para um empresário startup: 150 euros por mês
  • Para pequenas e médias empresas: 300 euros por mês
  • Para grandes empresas: 400 euros por mês
  • Para a elaboração de projetos de investimento (valor por projeto): entre 500 euros e 2.500 euros
  • Por dia de trabalho extra: 200 euros
  • Para a elaboração de um plano de negócios: a partir de 250 euros

Saber quanto custa um contabilista é essencial para o organograma financeiro de qualquer empresa, por isso não deixe de pesquisar valores e referências.

Quem pode ser Contabilista Certificado?

Todos os cidadãos portugueses, ou de qualquer Estado-membro da União Europeia, que possuam habilitação académica de licenciatura ou superior em estabelecimento criado nos termos da lei e reconhecido pela Ordem como adequada para o exercício da profissão; que tenham efetuado estágio profissional ou curricular; e que obtenham a aprovação em exame profissional, em língua portuguesa ou noutra língua oficial da União Europeia, a ser definida pela Ordem.

Por isso, se pensa em contratar o serviço de um contabilista, certifique-se de que é devidamente autorizado a exercer o ofício.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp