Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
14 Ago, 2018 - 10:29

Quanto tempo passa no Facebook? E no Instagram? Descubra aqui

Luísa Santos

O uso exagerado do telemóvel e o vício nas redes sociais são cada vez mais preocupantes. Saiba como controlar o tempo que passa no Facebook e no Instagram.

Quanto tempo passa no Facebook? E no Instagram? Descubra aqui

Com a quantidade de tempo despendido em dispositivos móveis, redes sociais e outras aplicações, surge a preocupação de monitorizar esse mesmo tempo – de forma a obter um maior controlo sobre as suas tarefas e a gestão da sua rotina diária.

Foi nesse sentido que empresas como o Facebook e o Instagram manifestaram interesse em garantir que o tempo que os seus utilizadores passam ativos é tempo “bem passado” e não desperdiçado.

Como tal, têm sido desenvolvidas ferramentas que ajudam a monitorizar o tempo passado nessas redes sociais. A novidade foi confirmada por um dos CEO do Instagram, Kevin Systrom.

Sabe quanto tempo passa no Facebook e no Instagram?

tempo passado no facebook
Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Esta é uma ferramenta que não está, ainda, disponível para todos os utilizadores do Instagram, mas, à partida, já a encontrará no Facebook. Tudo depende das atualizações que tem feitas ou que, em alguns casos, falta fazer.

Apesar de serem duas redes sociais diferentes, esta ferramenta funciona de forma muito semelhante: para além de segmentar o tempo que passa no Facebook/Instagram por dias, fornece ainda a quantidade de tempo passado nesses mesmos dias.

Com base nesses dados, tanto uma rede como a outra fazem uma média diária do tempo que nelas passa, de forma a que tenha uma noção melhor dos minutos/horas diárias que está online. No entanto, esta ferramenta não é transversal a todas as formas de acesso a estas plataformas. Na verdade, ela só contabiliza o tempo que passa nas aplicações propriamente ditas.

Suponhamos que navega tanto nas apps (no smartphone ou tablet) como no seu portátil – ou seja, através de um browser. O tempo que passa no Facebook/Instagram dessa forma não é contabilizado, já que apenas aquele em que está nas respetivas aplicações é monitorizado.

tempo passado instagram
Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Se, depois de consultar estas informações, considerar que passa tempo a mais nestas redes sociais, então tem duas opções: ou opta por assumir a responsabilidade de controlar melhor esse tempo, ou pode ativar as notificações para que seja avisado quando passar x minutos no Facebook/Instagram.

Para além dessas notificações, que vão acontecendo ao longo do dia, pode ainda estabelecer um limite diário que não queira ultrapassar. Podem ser minutos ou horas, a decisão é inteiramente sua, mas pode, de facto, monitorizar melhor o tempo que passa nessas redes sociais.

Assim, não precisa de se sentir “culpado” nem “viciado”, já que todos os minutos ou horas despendidos não serão mais vistos como um desperdício, mas sim um período de tempo em que está ativo e a fazer algo útil nessas mesmas redes.

Veja também