Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
02 Out, 2018 - 12:24

Quer um quarto de estudo com a máxima eficiência? Siga as nossas dicas

Helena Peixoto

Proporcione um bom ambiente no quarto de estudo lá de casa. Com algumas dicas e truques vai conseguir um resultado que todos vão adorar.

Quer um quarto de estudo com a máxima eficiência? Siga as nossas dicas

São dicas de ouro na hora de montar um quarto de estudo. E se pensa que tem de ser tudo monótono e sem piada, engana-se – e o melhor de tudo é que pode agradar a graúdos e miúdos.

Como montar um quarto de estudo à prova de maus resultados

 
quarto de estudo

Defina os utilizadores

Antes de começar mesmo a por as mãos na massa é importante definir quem vão ser os utilizadores do quarto de estudo: só uma criança? Duas mas com idades semelhantes? Ou completamente diferentes? Pretende um cantinho também para trabalho dos adultos? Coloque tudo no papel para depois conseguir decidir com mais precisão.

Estime o orçamento

Depois de definir o objetivo do quarto de estudo, não menos importante é a questão da definição do orçamento. Seja realista e o que quer que defina, cumpra. Quando pesquisar itens e mobiliário faça-o já com esta questão em mente.

Esqueça a televisão

Este deve ser dos poucos itens ‘proibidos’ no quarto de estudo: uma televisão. Este aparelho deve estar delimitado à sala e não é aconselhado que entre no quarto de estudo – ou sequer no de dormir -, uma vez que é fonte de distração fácil para quem necessita concentrar-se.

Delimite espaços

Procure arranjar forma de delimitar as áreas do quarto de estudo: uma área com uma secretária onde se possa trabalhar, uma outra com um puff por exemplo para ler um livro ou relaxar um pouco, uma mais didática e outra mais lúdica.

 

Sim, há direito às pausas!

Quem quer que seja que defenda que num quarto de estudo não deve haver espaço para atividades lúdicas está enganado. É, aliás, benéfico que se faça uma pequena interrupção para melhorar os níveis de concentração. Uma área para palavras cruzadas, xadrez, damas ou outros jogos pode funcionar muito bem.

Muita arrumação e prática

Se há coisa que um quarto de estudo precisa é de arrumação, muita arrumação! Aposte em gavetas, cestos e tudo o que torne a divisória mais prática e mais fácil de aceder à informação.

 

Organizador de parede

Um dos itens must have é mesmo um organizador de parede. Pode ser magnético, de cortiça, com pequenos ganchos e cabides… Faça à sua maneira e coloque aí tudo o que é para usar e mexer diariamente. Vai ficar tudo mais arrumado!

 

Frases inspiradoras

Acredite que esta ferramenta é mais poderosa do que imagina. Coloque frases de incentivo e motivadoras bem grandes em partes visíveis do quarto de estudo. Nos momentos de maior necessidade de estímulo, os seus pequenos génios vão gostar de encontrar ali uma fonte de motivação.

 

Veja também: