Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
27 Jul, 2018 - 17:05

Saiba o que fazer no fim de semana com filhos: sugestões para pais sem ideias

Márcio Matos

Se não sabe o que fazer no fim de semana com filhos, siga as nossas sugestões culturais e passe dias em grande e em família.

Saiba o que fazer no fim de semana com filhos: sugestões para pais sem ideias

Se se pergunta sempre o que fazer no fim de semana com filhos, nós temos ideias que podem bem responder à sua questão. Porque não habituar os mais novos a ir a museus, mostrando-lhes alguns dos núcleos museológicos com os serviços educativos mais atrativos e cativantes para a pequenada. O que fazer no fim de semana com filhos vai deixar de ser um problema, não faltam sugestões para preencher os próximos dias livres com as crianças.

O que fazer no fim de semana com filhos: 10 sugestões

1. MUSEU INTERATIVO DA FÁBRICA DO CHOCOLATE (VIANA DO CASTELO)

Qual é a criança que não gosta de chocolate? Nenhuma. Certo?! Então, leve os mais pequenos a este museu que nos leva numa viagem pela história do cacau e do chocolate. Os visitantes vão sentir os maravilhosos aromas deste ingrediente fabuloso e viver diversas experiências 3D. Além disso, irão participar no circuito produtivo do chocolate, conhecendo o processo de transformação do cacau na tablete de chocolate que os seus filhos e netos tanto adoram. A boa notícia é que, no final, ainda podem levar para casa o chocolate feito por eles própios e com rótulo personalizado e tudo! É sucesso garantido, junto dos mais novos!

 

2. FUNDAÇÃO DE SERRALVES (PORTO)

Serralves é um ótimo local para famílias. Porquê? Porque aqui pode percorrer os caminhos do Parque até à Quinta, explorar os seus jardins e surpreender-se com as exposições de arte contemporânea, patentes no Museu. A Natureza e a arte nunca combinaram tão bem como aqui. Participe ainda nas oficinas e nos vários eventos que a fundação sempre tem para crianças.

 

3. WORLD OF DISCOVERIES (PORTO)

Leve toda a família numa viagem por uma das mais importantes épocas da História de Portugal: os Descobrimentos. Siga esta epopeia de forma divertida e didática e deixe que os seus filhos e netos fiquem a conhecer os povos e as culturas que os navegadores descobriram mundo fora. Aqui é possível entrar numa nau do século XVII e ter uma aula de história ao vivo e a cores.

 

4. MUSEU DO BRINQUEDO (SEIA)

Será que o seu filho ou neto sabe como eram os brinquedos com que você brincou? Provavelmente, não. Portanto, leve-o até Seia e visite este espaço museológico, onde pode rever brinquedos do seu tempo e mostrar-lhe como se passava os tempos livres, sem tablets nem smartphones. São cerca de 8 mil brinquedos portugueses e internacionais em exposição. Uma coleção extraordinária composta por bonecas, carrinhos, triciclos, jogos de tabuleiro, puzzles, peluches, entre muitos outros. Se está por perto, vá mesmo até lá!

 

5. MUSEU DO PÃO (SEIA)

Aproveite a ida até Seia, para visitar também o Museu do Pão, já que é um dos maiores museus do mundo dedicados a este magnífico alimento. Aberto desde 2002, aqui os mais pequenos vão ficar a saber tudo sobre a história do pão e a evolução na sua confeção até aos nossos dias. Em exposição, encontram-se objetos e reconstituições históricas ligados ao pão. Além disso, existe ainda uma mercearia tradicional, um restaurante e um bar com biblioteca temática. Reúne, por isso, todas as condições e serviços para receber miúdos e graúdos.

 

6. MUSEU DA LOURINHÃ (LOURINHÃ)

No Museu da Lourinhã, todos são convidados a viajar até há cerca de 252 milhões de anos. Fósseis, rochas e vestígios de muitos seres vivos, já extintos, são alguns dos atrativos que cativam imenso os mais novos. O museu possui dois núcleos museológicos: um situado no centro da vila, dedicado ao Atlântico e com um espaço dedicado à História Natural; e outro localizado no Parque dos Dinossauros da Lourinhã, inaugurado em fevereiro de 2018, e que acolhe a exposição de Paleontologia do museu e apoia o trabalho de investigação científica desenvolvida pela instituição. Aqui estão expostos dinossauros descobertos na região, com cerca de 150 milhões de anos e que vão fazer vibrar os mais novos… e também os mais velhos!

 

7. MUSEU DA CERÂMICA (CALDAS DA RAINHA)

A cerâmica portuguesa é um património que importa dar a conhecer aos mais novos, para que a sua história e memória seja preservada. Para tal, vá até à Quinta Visconde de Santarém, nas Caldas da Rainha, e mostre às crianças os trabalhos de ceramistas famosos como Rafael Bordalo Pinheiro. O museu ainda disponibiliza vários ateliers para os mais novos, por isso vale bem a pena uma visita.

 

8. MAAT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA (LISBOA)

O MAAT é uma das propostas culturais lisboetas mais arrojadas e atrativas. Uma das suas grandes vantagens é, precisamente, ter exposições desenhadas para todos os públicos e para todas as idades, sempre refletindo sobre grandes temas e tendências atuais. A sua programação diversificada alia-se a um vasto programa educativo, com atividades sobre arte, arquitetura e tecnologia. Visite o espaço e inscreva-se nos workshops para famílias.

 

9. MUSEU DO SABÃO (GAVIÃO)

Só há 4 museus do sabão no mundo e a boa notícia é que um deles está em Portugal. Em Belver, uma antiga escola primária deu lugar a um museu inteiramente dedicado ao sabão. Aqui conta-se um pouco da história da terra e da história do sabão no mundo. Há demonstrações ao vivo e, para as crianças, é um a experiência de pura descoberta.

 

10. MUSEU DE PORTIMÃO (PORTIMÃO)

Com sede nas antigas instalações da Fábrica de Conservas Feu, este museu fala sobre a origem e história da cidade. O mar, a pesca e as conservas estão em destaque, mas há também aulas de história sobre a presença romana e islâmica nesta região e explicações de biologia, sobre a fauna e a flora do rio Arade. Para além da exposição permanente, informe-se ainda sobre as exposições temporárias e os eventos a ter lugar no seu auditório. Os mais novos vão adorar!

 

Todos sabemos que não falta energia aos mais pequenos, por isso, há que saber o que fazer no fim de semana com filhos. Porém, não desespere! Como viu, são muitas as ofertas culturais interessantes e divertidas disponíveis no nosso país e, muitas vezes, com preços especiais ou, até, entrada gratuita para os miúdos. O que fazer no fim de semana com filhos deixou de ser um problema.

Veja também: