ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarine Martins
Catarine Martins
27 Abr, 2021 - 12:07

Compras online? Descubra como saber que tamanho calça

Catarine Martins

Se quer comprar sapatos online, e está a perguntar como saber que tamanho calça noutros países, contamos-lhe tudo o que precisa de saber neste artigo.

que tamanho calça

As compras online já eram uma realidade para muitas mulheres, mas com a chegada da pandemia, acabou por se tornar ainda mais comum fazer compras sem sair do conforto do lar. E se já se perguntou como saber que tamanho calça noutros países, sobretudo quando anda a ver sapatos online, então este artigo é mesmo para si.

A verdade é que os números de calçado, assim como acontece na roupa, sofrem variações de país para país. Por isso, quer queira comprar calçado online num site estrangeiro, quer vá viajar e já esteja a ponderar comprar sapatos, é importante saber que número calça além fronteiras.

Abaixo, mostramos-lhe tudo.

Como saber que tamanho calça noutros países: consulte a tabela de conversões

mulher a experimentar sapatos em loja fora do país

Esta tabela diz-lhe, de imediato e de forma simples, qual o número correspondente ao que costuma usar, nos diferentes países.

Assim, a nossa sugestão é que tire um print screen à tabela, e a tenha à mão, na hora de comprar sapatos pela internet que não estejam na numeração europeia.

Contudo, caso não a tenha no momento em que precisar dela, pode sempre consultar sites que fazem a conversão em tempo real, como é o caso do Convert World.

US UK EuropaBrasilJapão
42353321
53363422
64373523
75383624
86393725
97403826
108413927

Porque é que os tamanhos do calçado diferem?

A razão por detrás da diferença de numeração do calçado consoante os países, tem somente que ver com a regra que cada um deles definiu para numerar o calçado, tendo em conta o tamanho total do pé ou o tamanho do calçado.

Assim, embora uns países tomem como ponto de partida o tamanho do espaço interno do sapato, e portanto do pé, em centímetros, outros levam em consideração o tamanho total do pé e do sapato, somados.

Além disso, há lugares onde a medição não se faz em centímetros mas sim em polegadas.

Conclusão: acaba por se tornar confuso, sobretudo se não estivermos familiarizados com as diferenças, e com a tabela de correspondências.

Mulher a calçar sapatos rasos
Veja também Inspiração: 6 looks de trabalho com sapatos rasos

Como posso comprar sapatos online sem errar?

jovem a fazer compras online

Habitualmente as lojas online dispõem de informação acerca do tamanho, em centímetros, a que corresponde cada numeração.

Nesse sentido, depois de consultar a tabela, veja se a numeração indicada corresponde, de facto, ao tamanho do seu pé.

E se se está a perguntar como pode saber isso, é fácil: basta medir o seu pé, com uma fita métrica duma ponta à outra, e apontar o valor em centímetros que daí resultar, tomando-o como base de referência.

A partir daí, tornar-se-á mais fácil perceber qual o tamanho realmente indicado para si.

E se comprar o tamanho errado?

Se estiver a fazer compras online e, mesmo depois de ter consultado a tabela os sapatos chegarem com o tamanho errado, calma. Basta contactar a loja, no sentido de trocar ou devolver. Sim, é mesmo assim tão fácil.

Hoje em dia, a maior parte das lojas online aceita devoluções, de forma a tornar o processo de compra a partir de casa mais fácil e confortável. Ou seja, não precisa mesmo de se preocupar.

Caso já tenha ido viajar, e tenha comprado uns sapatos sem experimentar e que não lhe servem, é mais complicado trocar ou devolver. Mas, há uma solução: oferecê-los de presente a alguém a quem sirvam.

A pessoa irá ficar contente, e é uma boa forma dos sapatos não ficarem encostados no armário, sem uso algum.

Agora que já descobriu como saber que tamanho calça noutros países, é muito mais fácil comprar online sem medos ou inseguranças.

Afinal, o mundo da internet oferece muito mais possibilidades, tanto a nível de roupa como de calçado, do que o mundo físico. Sobretudo na era de pandemia em que vivemos.

Veja também