Catarine Martins
Catarine Martins
08 Mar, 2019 - 16:59
Os 7 melhores truques para tornar os sapatos mais confortáveis

Os 7 melhores truques para tornar os sapatos mais confortáveis

Catarine Martins

Quer deixar os sapatos mais confortáveis e livrar-se de calos, bolhas e cansaço nos pés? Descubra os melhores truques para dizer adeus aos pés doridos.

O artigo continua após o anúncio

Quem nunca teve a terrível experiência de passar um dia com uns sapatos que magoam os pés? Ou quem não conhece a desilusão que é ter uns sapatos lindos que não pode usar, uma vez que são um verdadeiro pesadelo massacrador de pés?

Muitos (para não dizer todos) sabem do que falamos. As mulheres decerto conhecem melhor este drama, principalmente quando o assunto são sapatos de salto alto. Mas e se lhe dissermos que há forma de tornar os  sapatos mais confortáveis?

Sim, é mesmo verdade. Há pequenos truques que, quando colocados em prática, permitem que os sapatos não sejam desconfortáveis, deixando de nos magoar. E que os nossos pés aguentem, felizes, mais um dia com o nosso calçado favorito.  Venha conhecê-los e surpreenda-se.

Torne os seus sapatos mais confortáveis: as 7 dicas infalíveis

1. As meias grossas são as suas melhores aliadas (E o secador também)

Comprou uns sapatos novos e não quer passar pelo suplício de ter que aguentar um dia inteiro com dores nos pés porque os sapatos são demasiado apertados? Então antes de os usar trate de os alargar um bocadinho em casa. Basta para isso que os use (em casa) com um par de meias grossas para que os faça alargar.

Para casos mais extremos pode, já com as meias calçadas, usar o secador do cabelo para aquecer os sapatos com jatos de ar quente. A verdade é que isto vai ajudar a que o material dos sapatos dilate, se alargue e se torne mais maleável.

2. Bolsas de água para alargar os sapatos

Ainda para alargar os sapatos, há outro truque que pode experimentar: encha bolsas de água, coloque-as dentro dos sapatos e, depois, coloque no congelador. Deixe por uma noite e, no dia seguinte, retire. Vai ver que os sapatos estarão mais dilatados e, consequentemente, mais confortáveis. Diga adeus ao aperto nos pés!

3. Use creme hidratante ou pó de talco para tornar os sapatos mais macios

Se quer tornar os seus sapatos mais confortáveis, o que também pode fazer é “untar” o interior dos sapatos (principalmente as áreas mais críticas, como a zona dos dedos ou do calcanhar) com creme (pode ser creme hidratante corporal, um creme gordo ou até vaselina, por exemplo) ou pó de talco.

Desta forma vai amaciar o material do sapato e reduzir o atrito do sapato com o pé, tornando os sapatos mais confortáveis e evitando as dolorosas bolhas. Deve repetir este processo até que sinta que o sapato está confortável o suficiente. Esta dica é muito útil principalmente para os sapatos fechados.

O artigo continua após o anúncio

4. Use palmilhas ou almofadinhas de silicone/espuma

Quando se usam sapatos altos é comum sentir-se dores nas plantas dos pés, sobretudo após muitas horas com eles nos pés. Para evitar que isso aconteça e garantir que se sente mais confortável, use palmilhas ou almofadinhas de silicone/espuma, que não só ajudam a aliviar as dores nessa zona do pé, como ainda ajudam a evitar que o pé escorregue ou transpire tanto.

Estas são muito fáceis de encontrar em sapatarias, farmácias ou supermercados, e fazem muita diferença quando a questão é deixar os sapatos mais confortáveis.

5. Use uma lixa para evitar que os sapatos escorreguem

Não há nada pior do que passar o dia a escorregar e com a sensação de que a qualquer momento se pode estatelar no chão (ou cair mesmo), porque a sola dos seus sapatos é escorregadia.

Para evitar que isso aconteça (e se não quiser ir ao sapateiro colocar um anti derrapante), pode usar uma lixa para esfregar as solas e criar maior atrito com o calçado, evitando assim que este escorregue. Se nunca experimentou, ponha mãos à obra. Vai mesmo notar a diferença, acredite.

6. Coloque cera nos sapatos de tecido

Todas temos umas alpargatas ou sabrinas em tecido que temos medo de estragar, sobretudo em dias de chuva, certo? Ora, um bom truque para que se mantenham impecáveis é encerá-las com cera de abelha e, seguidamente, secá-las com o secador a alta temperatura, de modo a que a cera derreta e fique transparente. Com efeito, esta é uma espécie de impermeabilização caseira que resulta mesmo. Se quiser, como substituta da cera pode usar parafina.

7. Use gaze para evitar as dores nos pés

Uma boa dica para que consiga usar saltos sem qualquer for é colocando um pequeno quadrado de gaze a prender o terceiro e o quarto dedo, juntos. Pode parecer estranho mas, a verdade é que há um nervo entre os dois dedos e, ao uni-los com o gaze, a pressão sobre o mesmo diminuirá. Consequentemente, fará com que tenha menos dores e se sinta mais confortável, mesmo com tacões.

Com estas preciosas dicas, acabou-se o pesadelo dos sapatos desconfortáveis. Depois de as colocar em prática vai ver que nunca mais se vai queixar de dores nos pés.

Contudo, importa que, na hora de escolher os sapatos, opte sempre pelo tamanho certo e por materiais maleáveis e confortáveis, que deixem o pé à vontade. Afinal, o conforto dos nossos pés é essencial para que nos sintamos bem e bonitas durante todo o dia, certo?

O artigo continua após o anúncio
Veja também