Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
18 Abr, 2018 - 14:20

9 razões para não comprar um Mac

Luísa Santos

A rivalidade já é antiga e lendária: PC vs. Mac. Na hora de escolher um computador, tenha em conta estas razões para não comprar um Mac.

9 razões para não comprar um Mac

Se vai comprar um computador, vale a pena refletir sobre as razões para comprar e as razões para não comprar um Mac. Há muitos fatores em discussão quando a decisão oscila entre um PC e um Mac. Ambos utilizam sistemas muito diferentes que, apesar de servirem necessidades semelhantes, têm funcionalidades próprias e traços característicos muito distintivos. Em cima da mesa, podem estar questões como a rapidez, a eficiência, a segurança e, sobretudo, o custo.

Outra das questões a ter em mente é a compatibilidade (ou falta dela) que existe em cada um dos sistemas. Se usa Windows, sabe que não terá problemas de conexão com outro tipo de dispositivos (como é o caso da ligação a projetores, por exemplo). Por outro lado, se é dono(a) orgulhoso(a) de um Mac, sabe que existem questões mais difíceis de ao nível de compatibilidade.

A Apple é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, mas existem algumas razões para não comprar um Mac que, contudo, deve ter em conta antes de tomar uma decisão. Sim, o design é único e facilmente identificável e associado a essa marca. No entanto, existem outros aspetos a ter em conta.

9 razões para não comprar um Mac

nao comprar um mac

1. Os Macs não são tão poderosos como alguns dos seus rivais

É indiscutível que, ao nível da aparência e durabilidade, o Mac é dos melhores portáteis que pode ter. Contudo, e tendo sempre em consideração o poderoso trabalho de marketing e comunicação da marca (Apple), trata-se de um computador que, ao nível de componentes internos, não é tão bom como os seus rivais.

Se, porventura, precisa de um computador responda além das funcionalidades convencionais de um dispositivo deste género, um Mac pode não ser a melhor decisão. Na verdade, esta é uma das razões para não comprar um Mac porque, apesar deste estar equipado com todos os componentes de última geração, não igual, a nível interno, a performance das suas marcas rivais.

2. Os Macs também apanham vírus

Sim, são mais resistentes a esse tipo de malware do que os PC’s. No entanto, é importante referir que isso não significa que, em Macs, os vírus não existam. Pode sempre existir um download feito a partir de um browser que, facilmente, comprometa o desempenho desse computador.

3. Os Macs não são os portáteis ideais para gamers

É pouco comum, ou praticamente impossível, ver um gamer a jogar num Mac. Essa é uma situação que se explica facilmente: a maior parte dos jogos disponíveis não estão prontos para serem usados em Macs – essencialmente pela mesma razão acima referida. Um jogo deste género requer um processador muito rápido e uma placa gráfica ainda melhor.

comprar um mac

4. Os Macs não são fáceis de atualizar

Outra das razões para não comprar um Mac são as difíceis atualizações, ao nível de componentes, que pode querer implementar. Enquanto que, num PC, a sua abertura e desmontagem é relativamente simples, num Mac a situação não se repete. Na verdade, até o próprio sistema de fecho de um Mac é diferente.

5. Um Mac não é tão personalizável quanto parece

Se é um(a) geek assumido(a), tenha em conta que tem mais controlo sobre a interface e o backend de um PC do que de um Mac. Na verdade, a Apple chega mesmo a “esconder” a maior parte das funcionalidades técnicas existentes num computador por acreditar que o utilizador não precisa de se preocupar com as mesmas.

6. A maior parte dos sistemas operativos só está disponível para PC

Seja ele Windows ou até Linux, existem casos em que não é de todo possível a instalação desses sistemas num Mac – dependendo sempre da atualização do software existente, bem como o modelo em causa.

mac

7. Não existe uma gama mais baixa na Apple

Os preços não diferem de loja para loja, pelo que é usual encontrar equipamentos Apple a rondar sempre o mesmo valor. Mas uma das razões para não comprar um Mac prende-se, precisamente, com o facto de a marca não ter uma linha de produtos de gama mais baixa – como acontece nas outras marcas.

8. Os Macs são muito caros

Como, de resto, são todos os equipamentos da Apple. Certos modelos, quando comparados com PC’s, têm componentes substancialmente mais fracos, mas nem por isso são mais baratos que as marcas de PC’s rivais.

Por vezes, consegue negócios melhores se não se focar, unicamente, no design e no estatuto de uma marca como a Apple.

9. Comprar um Mac pode ser demasiado para as suas necessidades

Se apenas procura um computador para navegar na Internet, ir às redes sociais ou ouvir música, certamente não precisará de comprar um Mac.

Estes computadores estão, por vezes, associados a trabalhos de design e de comunicação. Isto para lhe explicar que existem versões de PC’s mais em conta e igualmente bons.

Veja também: