Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Set, 2017 - 10:59

9 receitas caseiras para combater herpes

Mónica Carvalho

Sabia que há receitas caseiras para combater herpes? Aprenda aqui duas mãos cheias de sugestões simples e diga adeus aos sintomas incómodos.

9 receitas caseiras para combater herpes

O herpes labial é uma doença contagiosa que, habitualmente, apresenta feridas dolorosas nos lábios, podendo ser ainda uma infeção dolorosa que afeta a gengiva, a faringe, a língua, o céu da boca, o interior das bochechas e, às vezes, a face e o pescoço. Mas, e se revelássemos um segredo ainda desconhecido por muitos? Na verdade, a prevenção para estes incómodos pode estar na ponta do garfo. Aprenda 9 receitas caseiras para combater herpes, e pratique em casa, rapidamente, com aquilo que de mais comum tem na sua cozinha.

Herpes labial: como se transmite?

O vírus herpes só se manifesta no ser humano e, como tal, a sua transmissão dá-se pelo contacto entre pessoas, através da saliva, pele ou lábios do paciente contaminado. E isto pode acontecer através do beijo ou do uso de talheres, copos e toalhas contaminados.

Felizmente, a maioria das pessoas não desenvolve sintomas após a contaminação pelo vírus herpes. Na verdade, apenas 20% das pessoas desenvolve esta doença, enquanto ela permanece adormecida nos restantes 80%, durante vários anos.

Quais os sintomas do herpes labial?

O período de incubação do herpes labial varia entre 2 a 26 dias, porém, na maioria dos casos, as lesões surgem 4 a 6 dias após a contaminação e os sintomas são variados:

  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Perda do apetite;
  • Dor de garganta;
  • Aumento dos gânglios linfáticos do pescoço;
  • Nas crianças é comum existir inflamação da gengiva;
  • Nos adultos, é comum o desenvolvimento de faringite forte, com pus e úlceras na faringe e nas amígdalas.

Os lábios e a boca são os locais mais comuns para o aparecimento de herpes, contudo outras partes do corpo podem ser afetadas, como as mãos, braços, pescoço, órgãos genitais e olhos.

Herpes labial: como tratar?

Importa, em primeiro lugar, clarificar que o herpes labial não tem cura. Existem tratamentos com o objetivo de reduzir os sintomas, acelerar a cicatrização e prevenir as complicações. Contudo, o vírus pode ficar adormecido no corpo durante muitos anos.

Na infeção primária, ou seja, na primeira vez em que uma pessoa tem herpes, recomenda-se o tratamento com antivirais em comprimidos, como aciclovir, valaciclovir ou fanciclovir, nas primeiras 72 horas após a manifestação de sintomas.

Nas reativações do herpes labial, o tratamento vai depender do quão frequentes são as recorrências e da intensidade dos sintomas, contudo estes medicamentos são igualmente recomendáveis, existindo, igualmente, várias receitar para combater o herpes que pode preparar em casa.

Prevenção: reforçar o sistema imunológico

Dado o que o vírus do herpes de manifesta quando há uma quebra ou um enfraquecimento do sistema imunológico, é importante perceber como proteger o corpo contra os agentes nocivos. Só assim é possível a defesa interna contra infeções e doenças, entre as quais o herpes. Confira quais as melhores dicas:

  • Reduzir as causas de stress e ansiedade;
  • Praticar exercício físico;
  • Ingerir alimentos com nutrientes benéficos, como vitamina C, vitamina E, carotenoides, selénio, zinco;
  • Comer mais proteína;
  • Limitar o consumo de álcool;
  • Dormir bem, 7 a 8 horas por noite.

Receitas caseiras para combater herpes

É um problema que aparece quando ocorre algum enfraquecimento do sistema imunitário, pelo que temos algumas receitas para combater o herpes, que pode fácil e rapidamente preparar em casa.

1. Tratamento com alho

placeholder-1x1

O alho é um antiviral natural que ajuda a combater o herpes. Basta cortar um alho a meio e esfregá-lo sobre a bolha de herpes durante uns segundos – ou, claro, incluir este super alimento na sua dieta alimentar.

2. Tratamento com leite

placeholder-1x1

O leite contém lisina, um componente que ajuda a inibir o aminoácido arginina, que causa os surtos de herpes labial. Como tal, o seu uso pode ser benéfico num surto de herpes. Humedeça algodão com leite e esfregue na bolha.

3. Tratamento com gelo

placeholder-1x1

Na primeira sensação de inchaço ou formigueiro na região dos lábios, aplique de imediato gelo durante alguns minutos.

4. Tratamento com chá preto

placeholder-1x1

Para aliviar a dor e acelerar o processo de cura do herpes labial, coloque uma compressa de chá preto na região afetada.

5. Tratamento com tomate e aloé vera

placeholder-1x1

Limpe diariamente a região afetada com soro fisiológico e, em seguida, aplique, durante um minuto, polpa de tomate. Limpe novamente a região e finalize com creme de aloé vera, para ajudar a secar as bolhas.

6. Tratamento com limão

placeholder-1x1

O limão tem propriedades desinfetantes e antissépticas que ajudam a combater o herpes labial. Aplique 4 gotas de limão sobre a bolha 3 vezes por dia.

7. Tratamento com iogurte

placeholder-1x1

Pode comer iogurte mais intensamente enquanto tem herpes, mas também aplicá-lo sobre a bolha de herpes, desde que esteja bastante frio.

8. Tratamento com mel

placeholder-1x1

Misture uma colher de mel, com um pouco de vinagre e aplique sobre a região afetada durante 3 a 4 vezes por dia.

9. Tratamento com sal

placeholder-1x1

Com uma colher pressione o sal marinho até que se desfaça completamente e aplique sobre a região afetada. Para facilitar, utilize algodão e repita o procedimento 2 a 3 vezes por dia.

Estas receitas para combater o herpes são simples e rápidas de fazer e podem acelerar o processo de cicatrização.

Veja também: