Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
08 Mai, 2020 - 15:05

5 dicas para recuperar de uma noite mal dormida

Ana Graça

Acontece a todos e o dia seguinte não é fácil para ninguém. Fadiga, mau humor, sonolência… Saiba como pode reduzir o impacto de uma noite mal dormida.

Homem com noite mal dormida

Todos sabemos que uma boa rotina de sono é essencial para a nossa saúde física e psicológica, mas isso não quer dizer que não possam existir exceções. Uma noite mal dormida não tem que ser sinónimo de dores de cabeça, mau humor matinal e um dia perdido.

Dormir faz-nos bem a todos os níveis, mas nem sempre conseguimos ter uma boa noite de sono, seja devido ao stress acumulado, ao excesso de trabalho ou a uma noite de grande diversão com os amigos.

Contudo, uma noite mal dormida deixa as suas sequelas. No dia seguinte, é normal que estejamos cansados, com dificuldades de concentração, que tenhamos pequenos esquecimentos, que estejamos mais impaciente e menos bem-humorados.

No entanto, quando ter dificuldades em adormecer ou manter o sono se torna a rotina e não a exceção, deve procurar a ajuda do seu médico.

Como recuperar de uma noite mal dormida

Mulher sofre de noite mal dormida

A vida não para e mesmo após uma noite mal dormida precisamos ter energia e motivação para enfrentar o dia que começa. Conheça algumas dicas que o podem ajudar a aguentar o dia seguinte após uma noite mal dormida.

Cafeína deve ser consumida com moderação

A cafeína pode ser uma grande ajuda quando precisamos de aumentar a nossa energia e é normal que seja uma das soluções mais utilizadas após uma noite mal dormida; contudo, deve ser bebida com moderação; consumir cafeína excessivamente não vai aumentar o nosso foco nem a nossa capacidade de atenção, mas sim deixar-nos ansiosos.

Deixar a luz solar entrar

A exposição à luz diminui a produção de melatonina (substância que indica ao organismo que é hora de dormir) e o corpo recebe o sinal de que está na hora de despertar.

Mulher a dormir
Não perca Aprenda a ter um “sono clean” e sinta-se melhor

Fazer intervalos ao longo do dia

Depois de uma noite mal dormida, é normal que a nossa capacidade de atenção esteja mais empobrecida e que o nosso tempo de reação seja maior; fazer pequenos intervalos ao longo do dia pode ajudar; fazer pequenas caminhas ou tirar pequenas sestas podem ser boas soluções.

Simplificar o dia

Quando não dormimos bem, não podemos estar no nosso melhor; aliviar a carga de trabalho pode ajudar; podemos realizar tarefas com qualidade mas em menor quantidade; pode ser sensato adiar a tomada de decisões importantes para um dia em que estejamos mais descansados.

Moderação na hora de voltar a dormir

Quando chega novamente a noite, pode haver a tentação de dormir mais do que o habitual; o objetivo é recuperar o nosso padrão de sono habitual, com o qual nos sentimos bem e cheios de energia; dormir demasiado também altera o nosso padrão de sono.

Veja também