Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
03 Jul, 2019 - 11:02

Trabalhar sem dormir bem: fique a par das consequências

Catarina Milheiro

Sabia que quando vai trabalhar sem dormir bem, o seu cérebro não consegue dar resposta a todos os estímulos? Descubra mais sobre este assunto.

trabalhar sem dormir bem

Se não dorme as devidas horas de sono para que o seu corpo e a sua mente possam descansar, deve saber que existem algumas consequências de trabalhar sem dormir bem.

Apesar de dormir pouco e sentir que está totalmente apto para trabalhar, o facto de não dormir bem pode significar um problema para a sua saúde e bem-estar. É, por isso, essencial que fique atento a alguns sinais que tanto o seu corpo como a sua mente podem dar.

Muitos profissionais lidam bem com o facto de dormirem poucas horas e trabalharem no dia seguinte – habituam-se, por algum motivo, a este tipo de rotina e muitos só conseguem trabalhar desta forma.

Se faz parte deste tipo de pessoas, deve ficar a saber que ir trabalhar sem dormir bem (ou seja, as 7 a 9 horas recomendadas) pode trazer algumas consequências para o seu bem-estar.

Para além disso, existem profissionais que adotam um ritmo de vida extremamente acelerado, não conseguindo manter um equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal. Geralmente, estas pessoas sentem-se bastante cansadas ao longo do dia e, muitas vezes, frustradas por não conseguirem dar resposta a todas as tarefas que têm para desenvolver.

O problema é o facto de as pessoas não se aperceberem de que a privação do sono pode ter graves consequências para a saúde e bem-estar de cada um.

Quais as consequências de trabalhar sem dormir bem?

trabalhar sem dormir bem

Existem alguns sinais aos quais deve estar atento: por exemplo, se normalmente costuma dormir cerca de 8 horas por noite e de repente começa a dormir somente 6 horas, deve reconhecer que pode estar a começar a criar um novo padrão de sono.

A maioria de nós já teve insónias em algum momento da vida, no entanto, é extremamente importante que saiba reconhecer o momento em que essas insónias se tornam num padrão.

Para que não tenha dúvidas, fizemos uma listagem com todas as consequências de ir trabalhar sem dormir bem. Tome nota.

1. Distrai-se facilmente

Se normalmente vai trabalhar sem dormir bem, provavelmente irá distrair-se facilmente com qualquer coisa que tenha à sua frente. Precisa de um exemplo prático? Quando dá por si no computador a abrir e fechar várias janelas no browser, possivelmente sente-se incapaz de se concentrar no trabalho que tem para desenvolver.

A privação do sono manifesta-se também desta forma. Quando não dorme as horas de descanso que o seu corpo e mente precisam, o cérebro sente uma grande necessidade de procurar constantemente qualquer distração.

O nosso cérebro responde dessa forma para se manter acordado a todo o custo, o que afeta a sua capacidade de concentração.

2. Sente-se constantemente ansioso

A falta de descanso leva muitas vezes ao aparecimento dos primeiros sinais de alerta para a ansiedade. Ora, se dorme pouco, é muito provável que no dia seguinte se sinta cansado e sem paciência para lidar com as suas tarefas.

Isto pode levá-lo a um estado de ansiedade absoluto, com o qual será mais difícil ainda de lidar e a falta de sono pode estar na base do problema.

3. Irrita-se por tudo e por nada

Sempre que não dorme as 7 ou 9 horas de sono recomendadas durante um período de tempo prolongado, o seu humor muda. E é normal que isto aconteça, afinal o sono também serve para repor os nossos níveis de humor e manter a nossa “linha” de emoções estável.

Portanto, se faz parte da sua rotina diária dormir mal e ir trabalhar com menos de 6 horas de sono, provavelmente irá ficar irritado por coisas simples como o facto de estar a utilizar uma camisa apertada ou até mesmo pelo barulho das teclas do seu computador.

4. Tem menos paciência para lidar com os colegas

Seja qual for a sua profissão ou cargo dentro de uma empresa, é muito importante que tenha a perfeita noção de que trabalhar sem dormir bem pode afetar as suas relações.

Claro está que, no caso de ser o chefe de uma empresa, esta situação pode trazer graves problemas para o seu negócio – a privação do sono pode prejudicar as relações que tem com os seus trabalhadores, provocando, quase de uma forma automática, um ambiente pesado e tenso.

Ir trabalhar sem dormir uma boa noite de sono pode prejudicar qualquer um. A probabilidade de termos menos paciência com os nossos colegas e equipa de trabalho pode aumentar significativamente e tornar-se um grave problema.

5. Toma decisões mais arriscadas

Sabia que a privação crónica do sono pode alterar o seu comportamento de formas um pouco menos óbvias? É verdade, falamos de maneiras que o seu cérebro arranja para lidar com o cansaço extremo que o fazem tomar decisões mais arriscadas.

Provavelmente até já experienciou este tipo de situações – como por exemplo, ter de decidir entre fazer a entrega atempadamente de um projeto de forma rápida e ineficaz, em vez de perder um pouco mais de tempo e entregar algo mais consistente e capaz de ser colocado em prática.

Nestas situações, o ideal é dormir as horas de sono recomendadas para que possa ser mais produtivo e eficaz e não entregar propostas que possam estar aquém do esperado.

Veja também