Ekonomista
Ekonomista
27 Nov, 2023 - 08:42

Saiba as regras a seguir se vai arrendar

Ekonomista
Patrocinado por:

Se tem casas para arrendar deve conhecer as principais regras a cumprir pelo senhorio num contrato de arrendamento.

saldo senhorio

O Orçamento do Estado de 2023 veio determinar que o valor das cauções não pode ser superior ao de duas rendas. Entre as obrigações legais associadas ao contrato de arrendamento, destacam-se a sua comunicação pelo senhorio à Autoridade Tributária (AT) e a emissão de recibos de renda eletrónicos. Há, no entanto, exceções que importa conhecer.

Além das imposições legais e contratuais, as regras sociais e de conduta também devem ser respeitadas para garantir a boa convivência entre as partes e evitar conflitos. Estes casos devem ser resolvidos em sede própria.

Neste artigo do Saldo Positivo conheça as principais regras a cumprir pelo senhorio num contrato de arrendamento, que permitem proteger ambas as partes e facilitar a convivência.

cgd senhorio

Arrendamento: quais as regras a cumprir pelo senhorio?

Se tem casas para arrendar ou vive numa casa arrendada é importante que fique a par das principais regras a cumprir pelo senhorio num contrato de arrendamento. 

Num plano mais informal, há também boas práticas de convívio que devem ser tidas em conta.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também

Artigos Relacionados