ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Inês Silva
Inês Silva Com Catarina Milheiro
12 Fev, 2021 - 11:32

Reinventar a carreira no novo ano: dicas e sugestões para mudar

Inês Silva Com Catarina Milheiro

Reinventar a carreira no início do ano pode ser a altura ideal, mesmo em tempo de pandemia. Confira as dicas que temos para lhe dar e arrisque.

mulher feliz a reinventar a carreira

Com o início de um novo ano, é natural que surjam novas ambições e objetivos, desde sentir a necessidade de reinventar a carreira, passando por metas um pouco mais simples como ir ao ginásio, por exemplo, até ao objetivo de ter uma alimentação mais saudável.

A COVID-19 trouxe várias alterações ao mercado de trabalho nomeadamente, entre outras, despedimentos, regra do teletrabalho ou empresas a adaptar os seus modelos de trabalho e a recrutar novos perfis profissionais.

Sem dúvida que esta é uma altura desafiante, mas também pode ser de oportunidades. Por isso, se está a pensar em fazer algumas alterações nas suas rotinas diárias e na sua vida em geral, então o começo do ano pode mesmo ser um excelente momento para tomar algumas decisões.

Estas mudanças e alterações de pequenos aspetos nas nossas vidas, podem realmente ter um impacto extremamente positivo no nosso dia-a-dia. Já parou para pensar que o novo ano pode também ser a altura ideal para repensar a sua carreira?

A verdade é que para muitos este é um objetivo que vai ficando pendurado na lista que é criada anualmente ou nas nossas mentes por diversos motivos: ou porque nos falta coragem, motivação ou mesmo porque o medo de arriscar se sobrepõe à nossa vontade maior.

Por isso, se o seu objetivo neste novo ano é reinvenção da carreira, fique connosco e conheça algumas dicas para o fazer da melhor forma e claro, melhorar a sua vida pessoal e profissional.

Reinventar a carreira VS Mudar de carreira

Quando falamos em reinventar a carreira, não estamos a afirmar uma mudança necessária na sua carreira profissional. Isto é, é perfeitamente natural que, ao longo da sua vida, sinta necessidade de fazer alguns ajustes ou alterações na sua carreira sem ter que, necessariamente, mudar de área profissional.

Na verdade, todos sabemos que a vida dá muitas voltas e que se refletirmos sobre esta expressão em relação ao mercado de trabalho atual, ela ganha ainda mais força.

Com o começo do novo ano, pode também surgir uma vontade enorme de reinventar a carreira que tem vindo a criar e existem inúmeras razões pelas quais sente a necessidade de o fazer. Não se assuste, este é um tema perfeitamente normal na sociedade atual.

Pode sentir que precisa de uma maior estabilidade financeira, um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal ou até mesmo o facto de querer simplesmente fazer algo diferente daquilo que tem vindo a desenvolver.

Reinventar a carreira em tempos de pandemia

Crises e acontecimentos inesperados perturbam, naturalmente, as nossas rotinas, tiram-nos da nossa zona de conforto e, também, fazem-nos questionar sobre o que é realmente importante e o que vale a pena fazer. Não é, por isso, difícil de imaginar que muitos, durante a atual pandemia, possam estar a repensar as suas carreiras.

No entanto, será este o momento certo? Mesmo para quem não adoeceu ou teve de cuidar de alguém doente, este é um momento que assusta. A pandemia aumentou a incerteza e apanhou-nos desprevenidos quer psicologicamente, financeiramente ou infraestruturalmente.

A verdade é que, em situações de incerteza, temos tendência a evitar a mudança. Assim sendo, como podemos equilibrar a necessidade de segurança e a necessidade de mudar?

Explore diversos caminhos

Quando não se tem a certeza do futuro ou quando o percurso profissional sofre uma direção inesperada, é importante que explore várias opções e não apenas uma.

Mesmo em tempos ditos normais, reinventar a carreira nunca é um processo completamente linear. É uma jornada que será, obviamente, confusa e para correr bem é preciso experimentar, testar e aprender sobre uma variedade caminhos possíveis.

Estes caminhos possíveis são as ideias que temos sobre o que podemos eventualmente querer ser. Alguns são mais concretos e mais bem informados pela experiência e outros são vagos e confusos. Alguns são realistas e outros são pura fantasia.

Meta projetos a andar

O caminho mais comum para uma reinvenção de carreira implica fazer algo paralelo, nomeadamente adquirir novos conhecimentos, competências, recursos e relacionamentos até que consiga bagagem para abraçar uma nova carreira.

À noite e ao fim de semana, faça cursos, trabalho voluntário, consultoria ou participe em conferências que ajudem a desenvolver ideias.

Quando se fala em reinvenção de carreira, é importante explorar várias possibilidades ao mesmo tempo, comparando os prós e os contras de cada uma. Assim, não só trabalhará as questões práticas, como também as existenciais que impulsionam a mudança de carreira: “Quem sou eu? Quem eu quero ser? Onde posso ser mais útil?”

Ainda que se possa pensar que, nas atuais condições de pandemia, as possibilidades são mais limitadas, a verdade é que já há muita formação online e webinares que possibilitam, mais facilmente, realocar tempo e recursos para projetos secundários.

E a simples participação nestes eventos online, já lhe vão dar novas competências que vão estar diretamente relacionadas com o trabalho remoto, por exemplo.

Dicas para ajudar a reinventar a carreira

equipa feliz a reinventar a carreira
1

Comprometer-se

Se o seu objetivo é reinventar a carreira profissional que tem vindo a criar até então, a primeira coisa que deve fazer é agir em vez de pensar “e se…”.

Algumas pessoas passam a vida a reclamar e a implicar com tudo no ambiente de trabalho, simplesmente porque já não se sentem concretizadas quer a nível pessoal como profissional. No entanto, quando chega a este ponto da sua vida e opta por repensar na sua carreira, lembre-se que ser resmungão não o leva a lado nenhum.

Comece a pensar em agir e mudar alguns aspetos simples em vez de descarregar nos outros aquilo que quer fazer, mas que ainda não teve a coragem para tal.

2

Identifcar aquilo que ambiciona fazer

Ora, provavelmente sabe identificar de imediato aquilo que não quer de todo fazer, não é assim? Na verdade, todos nós sabemos identificar rapidamente aquilo que não queremos fazer de uma forma muito mais rápida e eficaz do que identificarmos o que ambicionamos na realidade.

Lembre-se que se o objetivo é reinventar a carreira, então precisa de ser bastante claro em relação àquilo que quer para si. Pense se estará no caminho certo para alcançar os seus objetivos profissionais neste novo ano.

Tem dificuldades em descobrir de que forma poderia repensar a sua carreira? Tente refletir sobre os aspetos que mais gosta no seu trabalho e pense de que maneira essas habilidades e competências poderão ser transferidas para um percurso diferente.

3

Encontrar as lacunas

A partir do momento em que determina aquilo que quer fazer, é necessário que entenda o que é preciso para alcançar o seu grande objetivo. Ou seja, falamos daquilo que está em falta para a concretização desta nova meta.

Um bom ponto de partida é começar por identificar o tipo de perfil que é exigido nas ofertas de emprego. Veja o que as empresas exigem dos candidatos e aperfeiçoe algumas competências-chave.

Determine os seus pontos fortes e fracos face ao tipo de carreira que ambiciona seguir e comece de imediato a tornar as suas fraquezas em oportunidades de crescimento. Pesquise por cursos online com certificado, por exemplo.

4

Preencher essas lacunas

Se determinar que o seu conjunto de habilidades atual não é forte o suficiente para conseguir o próximo cargo dos seus sonhos, considere procurar um emprego-ponte, ou seja, um cargo intermediário que o ajudará a passar do trabalho A ao trabalho B.

Além disto, as oportunidades de voluntariado também o podem ajudar a obter experiência nas mais diversas áreas e a ganhar confiança em si mesmo.

5

Mantenha o seu CV atualizado

Faça uma pesquisa sobre o tipo de emprego ou setor em que ambiciona atuar e atente na forma como a organização comunica. Observe a linguagem utilizada, os perfis dos trabalhadores e incorpore algumas modificações que achar pertinentes no seu CV.

Pesquise pelo Linkedin da empresa, bem como site e redes sociais e coloque alguns fatores que a distinguem das outras no seu currículo. Por exemplo, se o site estiver todo a azul claro e branco, opte por colocar um elemento em azul claro no seu CV.

6

Esteja constantemente a criar contactos

O networking deve ser uma prioridade para qualquer candidato a uma oferta de emprego, mas mais ainda para aqueles que desejam reinventar a carreira. 

Afinal, nestes casos o candidato tem o desafio adicional de provar que está apto para atuar numa indústria ou função específica sem ter muita (ou nenhuma) experiência concreta.

Comece por demonstrar aos seus contactos, amigos e familiares que está a repensar na sua carreira e aquilo que pretende alcançar. Muitas vezes, é através deste tipo de publicações no Linkedin, que os profissionais conseguem as suas primeiras entrevistas de emprego num novo setor.

Para além disto, aproveite para explicar à sua rede de contactos por que motivos tomou a decisão de reinventar a sua carreira. Afinal, é perfeitamente natural que o questionem por que razão é que tenciona modificar a sua carreira profissional.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].