ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
20 Abr, 2021 - 10:36

Renovação de matrículas automática para a maioria dos alunos

Ekonomista

Esta alteração aplica-se a todos os alunos no âmbito da escolaridade obrigatória, cujas matrículas não sofram alterações significativas. Saiba mais.

Mãe a inscrever filha no Portal das Matrículas

As inscrições no próximo ano letivo passam a ser automáticas para os alunos que passem para os  2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º ou 11.º anos de escolaridade. Ou seja, não são automáticas apenas nos casos em que existe mudança de ciclo e para os que vão fazer transferência de escola.

Para além disso, segundo o Despacho Normativo n.º 10-B/2021 de 12 de abril, caso existam alterações significativas, como alteração do encarregado de educação, curso ou a necessidade de escolher disciplinas, a renovação não deve ser automática.

Nestes casos, as matrículas devem ser submetidas, tal como no ano passado, no Portal das Matrículas.

O calendário de matrículas para o anos letivo 2021/2022 já foi divulgado e teve início na quinta-feira, dia 15 abril, para os alunos do pré-escolar e 1º ano do 1º ciclo. Este prazo prolonga-se até ao dia 14 de maio.

Para os alunos do 2º ao 7º anos, as matrículas devem ser realizadas entre 10 e 16 de julho. Já os alunos dos 8º e 9º anos do ensino básico, bem como os alunos do ensino secundário, devem matricular-se entre os dias 18 e 30 de junho.

Recorde-se que, este em 2020, e pela primeira vez, as matrículas passaram a ser feitas exclusivamente online, por causa da pandemia, de modo a evitar a deslocação dos encarregados de educação às escolas. A inscrição no Portal das Matrículas era obrigatória para os alunos de todos os ciclos de escolaridade.

Veja também