ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
10 Set, 2021 - 10:10

Saiba como renovar móveis antigos e dar-lhes um toque único

Mónica Carvalho

Renovar móveis antigos está na moda e por vários motivos. Saiba quais são e veja como fazer.

renovar móveis antigos

Todos temos direito a uma segunda oportunidade… E é por isso que renovar móveis antigos é uma atividade que deve considerar seriamente. Se está cansado da sua mobília ou acha que já está bastante usada, conheça diferentes formas de as transformar e consiga uma peça que mais ninguém tem.

Mas, além de ter uma peça completamente diferente e que foi personalizada por si ainda está a ajudar o ambiente. Ao não desperdiçar monos, é menos lixo que está a produzir e a mãe Natureza agradece.

Além disso, poupa dinheiro, porque fica muito mais barato dar um novo ar aos móveis antigos do que comprar aqueles novos, que, por muito acessíveis que sejam, toda a gente tem.

Renovar móveis antigos e fazer um upgrade à sua decoração: 8 dicas

renovar cadeira
1

Tinta de madeira

Esta é das formas de renovar móveis antigos mais simples mas que funciona sempre bastante bem. Compre uma tinta própria para o tipo de móvel que vai renovar, dê uma lixadela para a tinta pegar melhor e dê asas à sua costela de pintor! Se gostar de acabamentos mais brilhantes, aplique depois uma camada de verniz.

2

Découpage

A découpage é uma técnica de artesanato que consiste basicamente em cobrir determinadas áreas com um determinado papel. Os padrões e desenhos existentes são milhares pelo que o resultado é sempre diferente. Defina as áreas a aplicar (no caso de cómodas podem ser as frentes de gaveta por exemplo) e comprove o resultado.

3

Efeito “decadent chic”

Uma tendência que cada vez se usa mais em alguns pormenores de decoração é o estilo decadent chic. E no caso de renovar móveis antigos, é sinal de que vai ter menos trabalho! Passe uma lixa de forma irregular até encontrar um ‘padrão’ que lhe agrade. Vai ver que essa peça vai dar uma vida nova à divisória em que estiver!

4

Mistura de estilos

Outra das possibilidades ao renovar móveis antigos é a mistura de estilo. Pegue por exemplo num banco comprido de estilo clássico e coloque uma tinta mais colorida e vidrada.

5

Papel de parece

Sim, o papel de parede também pode ser utilizado para renovar móveis antigos. Escolha um padrão mais geométrico se pretender algo mais contemporâneo ou floral para ambientes mais românticos e aplique por todo o móvel ou em algumas áreas de pormenor.

6

Stencil

Um toque de classe e romantismo – é o que consegue ao renovar móveis antigos com a técnica de stencil. Só precisa da tinta desejada e dos moldes. Coloque o molde bem fixo na zona a decorar e passe por cima a tinta. Fica lindíssimo! Pode combinar várias cores ou fazer algo monocromático.

7

Transformar o seu objetivo

E porque não um verdadeiro twist a renovar móveis antigos? Pegue naquela típica mesa de madeira dos anos 80 redonda e com asas e transforme-a numa mesa de decoração com jarras e bandeja para ter um pequeno bar em casa, por exemplo.

8

Descobrir o artista que há em si

Se anda há muito à procura de oportunidade para soltar o artista que há em si, este é o momento. Dê asas à imaginação e pinte, desenhe, faça baixo relevo… Experimente diferentes técnicas e vai surpreender-se com o resultado. Se for para o quarto das crianças deixe-as participar também, será uma memória viva de quando eram pequenos.

Veja também