Entre os milhares de casas penhoradas estão incluídas moradias, lojas, terrenos, apartamentos, a nível nacional, que se encontram numa base de dados, mas à qual só a imobiliária tem acesso.
A vantagem é que estas casas como foram executadas pelos bancos, estão agora no mercado a preços mais atractivos, com spreads mais competitivos.
O desconto só depende do montante já pago ao Banco, aquando da penhora. Outros descontos que os potenciais compradores têm neste tipo de compra é que a pré-avaliação do imóvel já está incluído no preço e é possivel pedir empréstimo até 100% do valor. Existem imobiliárias que em casos de retomas de bancos já incluem:
- Avaliação;
- Comissões Bancárias;
- Registos Provisórios;
- IMT;
- Escritura;
- Imposto de Selo;
- etc.
Oportunidades
A verdade é que esta é uma situação favorável quer para bancos, quer para compradores.
Os bancos escoam o seu “stock” de imóveis penhorados, que acaba sempre por prejudicar o balanço das instituições financeiras, dando assim oportunidade a quem estiver interessado de comprar um imóvel a preços e condições bem mais cativantes, principalmente numa altura em que o acesso ao crédito, em particular, o crédito habitação está mais limitado.
Nestes imóveis, o financiamento é a 100% enquanto nos restantes os bancos financiam de 70% a 80%, implicando que o cliente tenha capitais próprios.
Por outro lado, enquanto para um crédito à habitação para um apartamento que não pertença à carteira de um banco o ‘spread’ ronda os 4%, no caso das retomas já se encontram ‘spreads’ a partir de 1%.
Infelizmente, o mal de uns é a felicidade de outros. Enquanto uns vêm as suas casas serem penhoradas, outros têm a oportunidade de comprar uma casa com condições muito vantajosas.
Procura um crédito habitação financiado a 100%? Faça aqui a sua simulação »
Onde encontrar?
Poupe até 500€ por ano no seu seguro de vida! Saiba como aqui.
Veja também: