Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
08 Out, 2018 - 18:15

Reutilizar casca de laranja: 13 formas de o fazer

Teresa Campos

Aprenda connosco como reutilizar casca de laranja e surpreenda-se com os múltiplos usos que este ingrediente pode ter na sua vida.

Reutilizar casca de laranja: 13 formas de o fazer

Passe a reutilizar casca de laranja e diga não ao desperdício. Afinal, com o uso desta parte da laranja, pode substituir uma série de objetos aí de casa e ainda poupar em algumas idas ao supermercado. Se gosta do fruto e não dispensa uns bons sumos de laranja, bem frescos e doces, então comece a não descartar as cascas deste ingredientes e tire o máximo partido delas, conseguindo reutilizar casca de laranja conforme preferir e lhe for mais conveniente.

Há 13 maneiras de reutilizar casca de laranja e dar-lhe novos usos

como aproveitar cascas de laranja

1. Polidor de móveis

O lado branco da casca da laranja funciona como um ótimo polidor, pelo que é um bom recurso para dar lustro aos seus móveis de madeira maciça.

2. Esponja

Substitua a esponja comum com que lava a loiça por cascas de laranja. Elas podem servir de esponja natural, com a vantagem de ainda deixarem um aroma agradável e cítrico nos objetos.

3. Multiusos

Faça um detergente caseiro com algumas cascas de laranja e uma quantidade de vinagre branco suficiente para cobri-las. Deixe esta solução no frigorífico durante 4 semanas, mexendo pelo menos duas vezes por semana. Transfira para um borrifador e use para limpar todas as superfícies, pisos e janelas.

4. Azeite

Dê um toque cítrico ao seu azeite. Bata a casca de laranja com 1 chávena de chá de azeite, deixe repousar por uma hora e coe. Terá um tempero único, com um aroma e sabor deliciosos.

5. Repelente de insetos

As formigas, moscas e mosquitos afastam-se dos citrinos por alguns componentes que eles possuem. Por essa razão, uma boa forma de afastar estes insetos indesejados de sua casa, é distribuir cascas de laranja pelas zonas de entrada destes animais, como portas e janelas.

7. Aromatizador

Seque as cascas de laranja, triture-as e coloque-as em saquinhos. Espalhe-os pela casa, em gavetas e armários, e não só dará ao seu lar um cheiro agradável e fresco, como também evitará a formação de mofo. Coloque ainda estes saquinhos dentro do calçado para evitar ou eliminar o cheiro a chulé.

>” href=”https://www.e-konomista.pt/limpar-microondas/”>Saiba como limpar microondas >>

9. Esponja para o corpo

Envolva algumas cascas de laranja numa gaze e aí tem uma esponja para lavar o corpo, com efeito esfoliante e, ainda, com o poder de iluminar a pele.

10. Vidro

Recupere o brilho dos vidros mergulhando-os por 5 minutos num recipiente com água quente e algumas casca de laranja. Depois, lave as peças normalmente e aí estão elas, bem brilhantes!

11. “Protetor” das plantas

Se o seu cão “ataca” frequentemente o vasos aí de casa, experimente colocar algumas cascas de laranja na terra e verá que o odor cítrico irá manter o seu cachorro afastado. Só precisa de renovar as cascas, assim que elas fiquem secas.

12. Açúcar mascavado

Colocar um pedaço de casca de laranja na embalagem do açúcar mascavado garante que ele fica bem solto, sem nunca ficar duro, nem em “pedra”. Para tal, substitua a casca uma vez por mês.

13. Fruta cristalizada

Faça cascas de laranja cristalizadas. É tão simples…

Ingredientes
2 dúzias e 1/2 de cascas, sem a parte branca
3 chávenas de chá de açúcar
1 chávena e 1/2 de chá de água

Modo de Preparação

  1. Coloque a água e o açúcar a ferver até atingir ponto de fio.
  2. Adicione as cascas e vá mexendo.
  3. Quando espumar e a calda estiver grossa, retire e verta sobre uma superfície fria até cristalizar.
  4. Deixe repousar de um dia para o outro até ficar endurecer.

Como aproveitar cascas de maçã em receitas deliciosas

  • Conheça mil e uma formas de aproveitar cascas de limão
  • 11 formas inovadoras de aproveitar vinho